buscando cartão
site seguro

7 Dicas para evitar as compras impulsivas

As compras por impulso podem comprometer seu orçamento. Saiba como evitá-las

Atualizado em outubro 25, 2020 | Autor: Michelle
7 Dicas para evitar as compras impulsivas

Sabe quando você compra um produto que achou legal, sem nem avaliar se ele realmente é necessário? Esse tipo de compra é o que chamamos de compras por impulso.

As compras impulsivas são as maiores inimigas dos nossos orçamentos. Elas podem comprometer todo o seu planejamento, impedindo que você atinja seus objetivos, e ainda podem se transformar em dívidas.

Anúncios


Evitar esse tipo de compra é fundamental para quem quer ter um orçamento organizado e cumprir seus objetivos.

No artigo de hoje, vamos te dar algumas dicas para evitar essas compras. São dicas bem práticas, que podem ser feitas por qualquer pessoa.

Tenha consciência de suas necessidades

Reserve um tempo para analisar os seus hábitos e descobrir o que é realmente necessário no seu dia a dia. Ou seja, você precisa saber quais são os gastos prioritários do seu orçamento.

Anúncios


Geralmente, esses gastos envolvem as contas de luz, água e internet, alimentação, aluguel, transporte, saúde, entre outros.

Se você está financiando um imóvel ou um carro, ou possui algum tipo de dívida, será necessário dar prioridade a esses gastos também.

Além dessas despesas, há também os gastos com roupas, sapatos e lazer. Elas também são necessárias, mas não podem ter a mesma prioridade que as despesas mencionadas anteriormente.

Anúncios


Dessa forma, tenha cautela com esse tipo de gasto, para evitar exageros e não prejudicar as suas finanças pessoais.

Analise antes de comprar

Antes de colocar a mão na carteira ou no cartão de crédito para fazer uma compra, reflita para saber se a compra é realmente necessária.

Para começar, o produto faz parte do orçamento? É algo urgente, que irá beneficiar a sua rotina ou dá pra esperar um tempo para comprar? É possível esperar até uma promoção, para conseguir o produto por um preço menor?

Verifique se essa compra é realmente uma prioridade, ou se há outras coisas para compra antes dessa.

Esse exercício de reflexão pode ajudar bastante a evitar compras impulsivas.

Não faça compras no calor do momento

Muitas pessoas, quando se sentem tristes, saem para fazer compras com o objetivo de melhorar o humor. Outras, quando recebem uma boa notícia e ficam muito alegres, saem fazendo compras para comemorar.

Não estamos falando para deixar de comemorar as suas conquistas. O que queremos aqui é que você não aja no calor da emoção e acabe fazendo uma compra por impulso.

Emoções fortes são gatilhos para compras por impulso! Dessa forma, é bom respirar um pouco, avaliar a situação, e ver se uma compra realmente vai resolver o seu problema, ou saber qual é a melhor forma de comemorar sua conquista.

Crie um limite de gastos

Divida todas as suas despesas em categorias, como alimentação e transporte. Em seguida, crie um teto de gastos para cada uma dessas categorias.

O critério para definir o limite deve ser as suas necessidades. Entretanto, é importante dar prioridade à economia! Ao limitar seus gastos, é mais fácil controlar a movimentação do seu dinheiro.

Você também pode reservar uma parte do orçamento para os gastos considerados supérfluos: roupas, bares, cinema, shows, restaurantes e outros. Só tome cuidado para não sair do controle!

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser bem útil quando as finanças pessoais estão sob controle. Caso contrário, ele pode trazer dívidas caras, já que os juros do rotativo são os mais caros do mercado.

Por permitir que você adquira um produto e pague por ele depois, você pode se esquecer da compra e só lembrar quando a fatura chegar.

Sendo assim, dê preferência para as compras à vista. Com elas, você gasta o que tem, e pode evitar dívidas.

Deixe para parcelar produtos que custam caros e que sejam realmente necessários para você.

Pesquise antes de comprar

Não faça uma compra na primeira loja ou site que encontrar. Isso também é um tipo de compra impulsiva.

Portanto, faça uma boa pesquisa de preços antes de comprar o produto desejado. Veja o preço do produto em diversos sites diferentes.

Dessa forma, não deixe de pesquisar em lojas físicas também. Em alguns casos, o preço do frete pode ser bem caro, e você pode pagar menos se compra-lo em uma loja física.

Cancele os e-mails com ofertas de lojas

As lojas online sempre enviam e-mail com diversas ofertas e promoções de produtos do seu interesse. O objetivo desses e-mails é simples: fazer com que você faça compras.

As ofertas podem ser até tentadoras, mas se o seu objetivo é parar de fazer compras por impulso, é melhor evita-las.

O melhor a se fazer é cancelar o recebimento desse tipo de e-mail. Em todos esses e-mails, há sempre um link para cancelar o recebimento dessas ofertas. Basta clicar e cancelar o recebimento. Você também pode fazer isso no próprio site da loja.

A partir de agora, sempre que você tiver que se cadastrar em uma loja virtual, cancele essa opção na hora de finalizar o cadastro.