buscando cartão
site seguro

Dicas para o seu salário render mais

Com as nossas dicas, você conseguirá administrar melhor o seu salário!

Escrito em novembro 1, 2020 | Autor: Michelle
Dicas para o seu salário render mais

Você recebe o seu salário no início do mês e, quando chega o final do mês, ele praticamente desparece, e você fica com a sensação que o seu dinheiro não rendeu nada?

Se esse é o seu caso, isso significa que você não está gastando o seu dinheiro de uma maneira adequada, e que está na hora de mudar a sua relação com o seu salário.

Anúncios


No texto de hoje, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a mudar a sua relação com o dinheiro e, ainda, fazer com que o seu salário renda mais. Confira!

Faça um orçamento

Criar um orçamento e acompanha-lo de perto, permite que você administre seu dinheiro e tenha consciência de todos os seus gastos. Sem organização, é impossível economizar.

Fazer um orçamento é bem fácil, e não toma muito tempo. Primeiramente, você deve escolher onde você irá fazer o seu orçamento. Ele pode ser feito em um pedaço de papel, em uma planilha eletrônica ou por meio de um aplicativo.

Anúncios


Em seguida, registre todas as suas fontes de renda, e todas as suas despesas. Para ajudar na organização, separe os seus gastos em categorias.

Crie uma categoria para as despesas com contas, transporte, alimentação, lazer, etc.

Vale ressaltar que todos os seus gastos devem ser registrados! Isso inclui aqueles gastos pequenos, que parecem não pesar muito. Ao fazer isso, você perceberá que na verdade, esses gastos podem pesar bastante!

Corte gastos

Agora que você já tem um orçamento, é necessário fazer uma análise das suas despesas e descobrir o que pode ser cortado. Dessa forma, o seu dinheiro vai render muito mais!

Para começar, pergunte-se se um determinado gasto é realmente necessário ao seu cotidiano. Se o gasto não for essencial, talvez seja uma boa ideia eliminá-lo.

Por fim, vale lembrar que alguns gastos supérfluos podem ser necessários ao dia a dia, como o lazer, por exemplo. Dessa forma, você não precisa cortar tudo relacionado a lazer, mas sim repensar as suas fontes de lazer.

Economize em casa

Reduzir os gastos com compras é essencial, mas não é o suficiente para fazer o seu dinheiro render mais. Os gastos que você tem em casa podem tirar uma boa parte da sua renda.

Os serviços por assinatura e os gastos relacionados ao consumo de água, energia e telefone também devem ser revistos.

Você possui uma assinatura de TV com muitos canais e não assiste a quase nenhum? Escolha um pacote mais barato para ter mais economia. O mesmo vale para os serviços de streaming e revistas, por exemplo.

Além disso, mude seus hábitos para economizar nas contas. Sempre apague as luzes de cômodos que não estão sendo usados, use lâmpadas e eletrodomésticos econômicos. Observe se há alguma torneira vazando, e certifique-se de deixa-las sempre fechadas.

Use o cartão de crédito com responsabilidade

O cartão de crédito, se usado da forma correta, pode ser o seu maior aliado. Entretanto, se usado de for incorreta, o oposto ocorrerá, especialmente porque as taxas de juros do rotativo de cartão são as mais altas do mercado brasileiro, superando até mesmo o cheque especial.

Dessa forma, é importante que o uso do seu cartão seja controlado. É necessário ficar sempre de olho na fatura, observando os gastos de perto. Isso inclui tomar cuidado com as compras parceladas. Elas exigem muito controle, pois o acumulo delas pode fazer com que a fatura chegue em um valor enorme.

Ao fazer isso, você não corre o risco de perder o controle do cartão de crédito e, assim, evita dívidas caras, e consequentemente, terá mais dinheiro no final do mês.

Compare os preços antes de fazer uma compra

Tirar um tempo para fazer uma pesquisa de preços antes de uma compra é mais uma forma de fazer o seu dinheiro render mais. Os preços podem variar bastante de loja para loja, sendo assim, é possível economizar um bom dinheiro.

Você também deve ter esse cuidado com as compras em supermercado. Muitas vezes, compramos no supermercado mais próximo, só pela comodidade. No entanto, você pode estar gastando mais do que deveria por causa disso.

Certifique-se de pesquisar bastante os preços, e comprar no supermercado com o menor preço.

Faça investimentos

Por último vamos falar sobre os investimentos. Ao fazer uma aplicação, você consegue fazer o seu dinheiro render sem precisar trabalhar para isso.

Entretanto, investir não é tão simples assim. É necessário, antes de tudo conhecer as aplicações disponíveis, até encontrar um ativo que se encaixe no seu perfil de investidor.

Além disso, é preciso estudar muito sobre a aplicação, para conhecer a sua rentabilidade e os seus riscos.

Ao escolher a aplicação, é importante reservar uma parte do seu salário para esse fim. De início você pode começar com uma pequena quantidade, como 10% por mês. Quando você obtiver mais prática, aumente o valor destinado para aplicar.