Dicas para relaxar e dormir

A quarentena afetou o sono de muita gente, antes de recorrer a medicamentos siga nossas dicas e tente relaxar

Atualizado em abril 22, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Dicas para relaxar e dormir

A insônia é um problema bastante comum, e poucas pessoas encaram com a seriedade que ela exige, além disso alguns acham que insônia é somente o ato de não conseguir dormir a noite, por isso é tido como um comportamento ocasional, mas a insônia é complexa e perigosa.

Algumas pessoas acordam no meio da noite e perdem o sono, outras despertam várias vezes ou acordam muito antes do horário normal, e existem algumas pessoas que não perdem o sono, mas se mexem muito a noite e acabam acordando cansadas mesmo dormindo mais de 8 horas, ou sentem-se sonolentos durante o dia.

Seja como for o tipo de insônia, deitar-se após um dia de atividades e dormir, é algo normal da fisiologia humana, quando isso não acontece, indica problemas de saúde que precisam ser investigados, ou a recorrente noite mal dormida, irá afetar outras áreas da sua saúde. Obesidade, diabetes e hipertensão são as mais comuns, mas o sono desregulado, também afeta a memória, o humor e as atividade de trabalho e estudo.

 Insônia coletiva

Com a pandemia mudando a rotina das pessoas e trazendo muitos problemas sociais, econômicos e emocionais, provocou um distúrbio mundial de qualidade do sono. São muitos relatos de pessoas que trocaram o dia pela noite, e isso também é prejudicial.

Anúncios


Mas a ansiedade geral provocada pelo corona vírus, não agravou o problema sozinho.

A tecnologia, a velocidade de informação gerada pela internet e jogos eletrônicos, podem ser associados a essa realidade.

O isolamento fez a nossa vida toda girar em torno das telas dos computadores, celulares e tablets, e causaram os transtornos no comportamento noturno das pessoas.

Tempos atrás, ficou comprovado que a luz da tela desses aparelhos prejudica a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono, e unido a isso temos uma avalanche de informações descarregadas em nosso cérebro ao mesmo tempo, impedindo que nossa mente repouse. Uma prova disso são os jovens, que mesmo antes da pandemia, passavam noites em claro em jogos online.

Alguns celulares vem com a função modo noturno, que diminui o brilho automaticamente nesse período, uma tentativa de ajudar os usuários a reduzir os problemas de insônia.

Como voltar a dormir com tranquilidade

Se a sua causa de insônia não for uma patologia identificada por um psiquiatra, você poderá certamente seguir essas dicas, relaxar e equilibrar novamente o seu sono.

1 Prepare o quarto

Procure não usar o quarto para assistir TV, estudar, trabalhar, mas se isso não for possível, quando estiver na hora de dormir, crie um ambiente favorável, apague todas as luzes de preferência, deixe o quarto limpo e organizado, mantenha poucos objetos, a bagunça e muitas cores costumam estressar nosso subconsciente, manter um quarto mais minimalista e organizado vão permitir que sua mente relaxe.

2 Aromaterapia

A essência mais indicada é a lavanda, se possível, compre um difusor com umidificador de ambientes, eles liberam o aroma agradável no quarto enquanto aumenta a umidade do ambiente. Caso não consiga, use óleo essencial de lavanda no travesseiro ou espalhe algumas gotinhas no chão e passe um pano levemente úmido por cima. A lavanda tem propriedades analgésicas, antidepressiva e sedativa.

3 Ingestão de bebidas

Não beba café, nem refrigerantes pelo menos 4 horas antes de dormir. Ao invés disso, beba chá de camomila, chá de maracujá ou beba leite morno.

4 Faça exercícios de respiração

As técnicas de respiração são excelentes recomendações de relaxamento e ajudam a pegar no sono. Tente o método 4-7-8, procure uma posição confortável e então mantenha seu foco na respiração; inspire contando mentalmente até 4, segure o ar contando até 7 e solte o ar no 8, faça isso até relaxar e adormecer.

5 Ouça Mindfullness

O Mindfullness, é um exercício aplicado a várias áreas da vida para promover a concentração e ajudar a desestressar, você pode ouvir áudios específicos de meditação guiada para dormir, existem opções em aplicativos no Youtube e Spotify.

6 Desligue os eletrônicos

Por último, procure não deixar os aparelhos eletrônicos muito próximo a você, e evite checar mensagens ou ver algo na internet quando deitar na cama, ao fazer isso provavelmente a curiosidade irá te fazer querer navegar por mais tempo.