Dicas para seu dinheiro render
Entenda o que você precisa saber para começar a investir e aumentar seu capital
Se o seu objetivo é poupar um dinheiro, seja para ter uma reserva de emergência, para realizar um sonho, ou ainda pensando no seu futuro, você pode ver esse dinheiro render todo mês, e seu capital aumentar gradativamente.
Mas se você ainda tem medo de investir, ou acha tudo muito complicado ou arriscado, saiba que existem diversas opções, e com certeza uma mais indicada para você.
Defina seus objetivos e conheça o seu perfil
A primeira coisa a fazer antes de começar a aplicar seu dinheiro em qualquer tipo de investimento é conhecer bem os seus objetivos e o seu perfil.
Isso porque não existe um tipo de investimento que seja bom para todo mundo. Tudo depende das suas necessidades e expectativas.
O teste de perfil é feito por qualquer banco ou corretora financeira, com o objetivo de definir o que você espera de retorno de um investimento, o prazo em que você irá precisar do dinheiro, e principalmente o risco que você está disposto a correr.
Mas calma, se você não quer arriscar, existem diversas opções de investimento mais conservadoras, com risco baixo, e que ainda podem te dar um bom retorno.
O teste é um questionário simples e rápido, com perguntas que ajudam a entender os seus objetivos e definir os melhores investimentos para você.
Um consultor financeiro de sua confiança pode ajudar
Muita gente tenta começar a investir sozinho, ou através de alguma plataforma de investimento. Mas se você não tem conhecimento sobre o mercado financeiro, essa pode ser uma decisão arriscada, visto que o cenário pode sofrer alterações ao longo do tempo, e se você não estiver acompanhando cada detalhe, pode estar fazendo escolhas menos recomendadas.
Muita gente começa a investir sozinho, não obtém os resultados esperados, e acaba desanimando.
Mas pense bem, se você está doente, você procura um médico, ou pelo menos deveria. Se você quer construir uma casa, é melhor chamar um arquiteto ou engenheiro. Então na hora de investir, por que não contar com a assessoria de um profissional? Em geral os bancos ou corretoras de investimento possuem profissionais indicados para lhe auxiliar. Encontre um profissional de confiança, que tire suas dúvidas e ajude a definir os melhores produtos para o seu perfil.
Só mais um detalhe, muita gente acha que esse serviço é pago. Mas na verdade, quando você usa um banco ou corretora, o gerente que lhe atende é remunerado a partir dos investimentos que você faz.
Então, claro, ninguém trabalha de graça, porém você não paga a parte para ter o atendimento de um profissional. Esse serviço já está incluso e é remunerado através das taxas de administração dos investimentos.
E tenha certeza que um bom profissional irá lhe trazer muito mais segurança na hora de escolher onde investir.
Onde investir?
A lista de opções é imensa. Cada banco ou corretora oferece uma gama de produtos financeiros e opções de investimentos, que vão desde a renda fixa, fundos multimercado, fundos de câmbio, fundos de ações, ações, entre tantas outras.
Mas então, como decidir onde investir? Isso depende dos seus objetivos. Por isso o teste de perfil serve como um filtro.
Por exemplo, no teste de perfil você irá definir se o seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo. Ou seja, você precisa ter o dinheiro a disposição a qualquer momento, ou está fazendo uma reserva para pagar a faculdade dos seus filhos, daqui a 10 anos? Em cada situação, existirão produtos mais adequados, com o tempo de resgate conforme a sua necessidade.
Outros fatores também impactam na escolha dos produtos adequados ao seu perfil. Porém de modo geral a recomendação é buscar uma certa diversificação dos investimentos. Ou seja, quando você distribui o seu dinheiro em diferentes investimentos, você está minimizando os riscos, caso algum investimento não tenha o retorno esperado. De certo modo, a cada mês, um pode compensar o outro.
Lembre-se sempre que investimentos de médio e longo prazo tem maiores chances de um retorno melhor.
Quais são os riscos de investir?
Isso irá depender da sua expectativa de ganho e o quanto você está disposto a assumir riscos. Ou seja, em geral, quanto maiores os riscos, maior o retorno a longo prazo.
Por isso, se uma pessoa não pretende usar o dinheiro no curto prazo, talvez ela possa correr um risco maior, e esperar resultados melhores a longo prazo.
Por outro lado, alguém que pode precisar do dinheiro a qualquer momento, não pode correr esse risco, então talvez seja melhor optar por um investimento mais conservador, que dará um retorno um pouco menor, porém ainda assim terá um rendimento, sem correr tanto risco.