Dicas para você parar de procrastinar e abrir o seu próprio negócio
Está na hora de colocar os seus objetivos em primeiro plano e fazer seu sonho acontecer!
Você sonha em abrir o próprio negócio, mas nunca acha que é a hora certa e não sabe bem por onde começar?
Essa é a realidade para muitas pessoas que estão descontentes no trabalho atual, ou tem um sonho de empreender.
É comum ter mil ideias, mas não saber ao certo para que lado ir, ou por onde começar. E assim o tempo vai passando e a gente vai deixando pra outra hora, achando que a hora certa vai chegar.
Não vai existir a hora certa se você não começar
As vezes a gente fica esperando algum sinal da vida que nos mostre que é a hora certa de dar um passo. Ou esperando alguma oportunidade surgir que mude a nossa vida.
Mas geralmente não é assim que acontece. Em geral as oportunidades não batem a nossa porta. O ditado pode parecer batido, mas ele é verdadeiro. A oportunidade é a gente que cria.
Então, não espere que as coisas aconteçam na hora certa.
A hora certa não existe. Lembre-se que você vive no Brasil, e que a palavra crise nos persegue. O mercado sempre vai apresentar dificuldades, sempre vai existir uma crise, a política sempre vai ser um pouco (ou muito) instável. Mas é nessa realidade, que todo mundo que empreendeu, começou.
Por isso, acredite, a hora certa para começar é agora. Mas por onde começar?
Busque conhecimento na área
O primeiro passo é buscar mais conhecimento na área. Veja o que as pessoas que já chegaram lá estão fazendo.
Busque cursos e especializações na área. Talvez você precise de uma nova faculdade, mas talvez sejam cursos mais rápidos, e até mesmo cursos online, que hoje ajudam muito a obter conhecimentos mais práticos e específicos.
Mas é importante conhecer ao máximo a realidade do que você está buscando e o mercado onde pretende atuar.
Lembre-se que para abrir um negócio, não basta ter conhecimento técnico da área. Você também vai precisar saber um pouquinho de administração. Nesse caso, o Sebrae pode ajudar muito. Esse pode ser o primeiro passo para você buscar conhecimento e descobrir tudo que precisa antes de começar.
Conheça pessoas que já estão lá e converse
É provável que o que é novo para você, alguém já tenha feito. Nesse caso, procure pessoas que deram o passo que você está buscando.
Uma dica, converse com pessoas que foram bem sucedidas, e as que não foram também. Além de aprender o que fazer, você pode aprender com os erros dos outros, e não repetir o que deu errado.
Se possível, tente experimentar o trabalho antes, essa é a melhor forma de conhecer a realidade da profissão. Você pode buscar um estágio, ainda que não remunerado, ou pedir uma oportunidade para trocar experiências com quem já está na área. Talvez você possa pedir uma oportunidade para ajudar a pessoa 1 ou 2 vezes por semana, com o objetivo de aprender.
E acredite, nem todo mundo no mercado é concorrente. Muitas pessoas visualizam a oportunidade de se ajudarem e crescerem juntas.
Faça parcerias
Avalie outras pessoas e serviços que podem estar relacionados ao que você está querendo fazer. Alie-se a outras pessoas.
As redes de contatos vão te ajudar muito. Sejam fornecedores, possível clientes, pessoas que podem indicar o seu trabalho, e até mesmo outros serviços que podem ser complementares ao seu. Essa pode ser uma oportunidade de atingir um número maior de clientes, ter boas indicações e se associar a alguém que já é conhecido e tem uma boa reputação.
Faça uma reserva de dinheiro
Antes de dar um passo importante, faça e refaça as contas.
Avalie quanto você irá precisar investir no negócio. Além disso, avalie quanto tempo você vai precisar até que ele comece a te dar o retorno financeiro que você precisa.
É comum ao abrir um negócio que os primeiros meses, e as vezes até os primeiros anos, sejam mais instáveis, por isso o faturamento pode variar bastante.
Então, esteja preparado para aguentar o baque, caso os primeiros meses não deem o retorno que você deseja.
Talvez você precise de alguns meses até ver o seu sonho realmente decolar. Por isso é fundamental ter uma reserva de dinheiro, para segurar as pontas, e não ter que desistir no meio do caminho.