O que no início parecia uma situação provisória, vem se tornando cada vez mais definitiva para muitas pessoas. Com a pandemia do coronavírus, desde o início de 2020 muitas empresas optaram por manter seus funcionários trabalhando remotamente, e desde então observaram o ganho de produtividade, e muitas vezes a economia em relação a manter um escritório com todo mundo trabalhando presencialmente.

Os ganhos, no entanto, não são somente para as empresas. Para muitas pessoas a possibilidade de trabalhar em casa facilitou a vida, reduzindo o tempo e os gastos com deslocamento, dando mais flexibilidade, e a possibilidade de passar mais tempo em casa com a família.

Por outro lado, trabalhar em casa também tem as suas dificuldades, visto que muitas vezes o ambiente casa e trabalho se misturam, e pode ser difícil manter o foco e a concentração necessárias. Por isso é fundamental ter um espaço adequado de trabalho, dentro de casa, que possibilite manter a produtividade e ao mesmo tempo o conforto e a ergonomia.

 

Como escolher um espaço? 

Nem todo mundo tem um escritório, ou um cômodo dentro de casa que possa ser designado para compor um escritório. No entanto é fundamental ter um espaço definido para o trabalho, onde você possa manter a concentração e esteja claro para todos que enquanto você estiver nesse espaço está trabalhando e não deve ser interrompido.

Nesse caso, escolha o ambiente onde fique mais fácil estabelecer esses limites, sem comprometer o fluxo natural da casa. Ou seja, se você tem filhos que ficam na sala durante a tarde assistindo TV, esse com certeza não é o melhor espaço.

Talvez a sala de jantar, ou até mesmo o seu quarto possam ser um espaço mais adequado. Para não perder o clima de casa, defina o espaço e tente separar os ambientes ainda que dentro do mesmo cômodo. Ou seja, escolha uma das paredes do quarto e faça um cantinho de trabalho, ou coloque uma mesa a mais na sala de jantar em um dos cantos para ser o escritório, sem misturar a mesa das refeições. Assim você garante a manutenção dos espaços para a família e o espaço reservado para o seu trabalho de forma clara para todos e de forma organizada e produtiva para você.

 

Investir em móveis pode ser necessário para ter conforto

Lembre-se que trabalhando em casa você passará boa parte do tempo neste novo ambiente de trabalho. Por isso é importante manter um certo conforto e a ergonomia para permanecer horas sentado trabalhando.

Nesse sentido, algum investimento em móveis pode ser necessário, mas saiba que com certeza valerá a pena.

Uma mesa ou bancada são fundamentais para manter a organização do espaço. Uma cadeira adequada é mais do que conforto, é uma questão de ergonomia e da sua própria saúde. Esses sem dúvida são os dois itens mais importantes em qualquer escritório. Fora isso você pode, aos poucos, investir em objetos que facilitem o seu dia a dia, como suporte para notebook que também melhora a ergonomia do trabalho, caixas e pastas organizadoras que ajudam a manter a organização ainda que o espaço seja pequeno.

Anúncios


 

Iluminação é primordial

Muitas pessoas não se dão conta, mas a iluminação muda todo o ambiente. Ela pode impactar muito na sua produtividade. Além disso, dependendo da iluminação escolhida você pode até mesmo ter um impacto considerável na sua conta de luz. Lembre-se que a mudança do trabalho presencial para o trabalho remoto, impactou em alguns custos a mais para o próprio funcionário. Ou seja, a energia elétrica pode ser uma das contas influenciadas por essa mudança no ambiente de trabalho.

Por isso é importante avaliar bem a iluminação do seu espaço buscando tanto um conforto para a realização do seu trabalho, como uma possível economia na conta de luz. Busque soluções que economizam energia elétrica, como luzes de LED, que além de deixar um ambiente mais claro tem uma forte redução na conta de luz. O investimento inicial pode parecer alto, mas saiba que ele compensa no gasto mensal e na sua conta.

Se possível procure aproveitar a luz e ventilação natural. Se o cômodo permitir mantenha janelas abertas para entrada de luz natural e para que o ar-condicionado não precise ficar ligado o dia todo.

Caso a iluminação do cômodo não seja suficiente, você pode investir em algumas luminárias de mesa também para tornar o ambiente mais claro.

 

Customize ou espaço e torne o ambiente mais agradável

Uma das vantagens de trabalhar em casa, é que você pode tornar o ambiente mais aconchegante e agradável. No escritório muitas pessoas sempre usaram porta-retratos para trazer a lembrança e o aconchego da família para o dia todo passado fora de cada. Agora que você está em casa pode tornar esse ambiente ainda mais agradável. Você não precisa gastar muito, mas alguns objetos de decoração, quadros, ou fotos podem tornar o ambiente um espaço mais criativo e produtivo.

Além disso avalie a possibilidade de incluir prateleiras e espaços para armazenamento, assim você mantém tudo organizado e mais prático para realizar o seu trabalho.