Dívida com o cartão de crédito: Saiba como evitá-las

Veja algumas dicas que vão te ajudar a evitar as dívidas com o cartão de crédito

Escrito em outubro 27, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
Dívida com o cartão de crédito: Saiba como evitá-las

A quantidade de brasileiros endividados só aumenta com o passar dos anos. Em muitos casos, o principal motivo por trás do endividamento está o mau uso do cartão de crédito.

Não queremos dizer aqui que o cartão de crédito é um vilão, o que queremos dizer é que se ele não for usado de maneira adequada, ele pode trazer dívidas terríveis, afinal, os juros do rotativo são os mais altos do mercado.

Para te ajudar a ter uma relação saudável com o cartão de crédito, fizemos este post com dicas incríveis, que vão te ajudar a evitar as dívidas. Confira!

Faça um planejamento financeiro

Se você não que afundar nas caríssimas dívidas do rotativo de seu cartão de crédito, será necessário fazer um excelente planejamento financeiro.

Anúncios


Para se planejar financeiramente, você precisará criar um orçamento, onde serão registrados as suas fontes de renda e despesas. Dessa forma, você consegue identificar qual a sua situação financeira atual.

Tendo consciência da sua condição, você saberá qual a melhor maneira de usar o seu cartão. Por exemplo, se você está praticamente no vermelho, então não é um bom momento para usar o seu cartão de crédito.

Tome cuidado com as compras parceladas

A possibilidade de parcelar uma compra é uma grande vantagem. Especialmente se a compra tiver um valor elevado, e não oferecer nenhum tipo de desconto.

No entanto, por mais que o parcelamento de compras pode oferecer vantagens, é necessário tomar muito cuidado com ele. Se uma pessoa faz diversas compras parceladas, sem ter nenhum tipo de controle, as parcelas irão se acumular e poderão se transformar em uma dívida e tanto.

Dessa forma, o melhor a se fazer é observar as condições da compra antes de optar pelo parcelamento. Ela oferece alguma condição especial se o pagamento for à vista? Como um desconto? Se sim, é melhor fazer a compra à vista.

Entretanto, ainda é preciso ficar atento ao seu orçamento. Observe a fatura do cartão e avalie se mais uma compra parcelada poderá comprometer o seu orçamento.

Não atrase o pagamento da fatura

Os juros do rotativo do cartão de crédito são os mais altos do mercado brasileiro. Sendo assim, o atraso no pagamento da fatura pode aumentar bastante o valor do pagamento.

Portanto, esse é mais um cuidado que você deve ter para evitar dívidas com o seu cartão de crédito.

Apesar de que a ideia de pagar o valor mínimo da fatura possa soar interessante, na prática, isso pode ser bem complicado. Como já dissemos, os juros podem aumentar ainda mais o valor da sua fatura.

Sendo assim, considere sempre pagar o valor total da fatura. Se você não está conseguindo pagar o valor total da sua fatura, é hora de repensar o uso do seu cartão de crédito.

Ter muitos cartões de crédito

A administração de um cartão de crédito pode ser bem trabalhosa, imagine administrar vários ao mesmo tempo.

Em muitos casos, a pessoa possui vários cartões e acha que isso não vai causar tanto impacto no orçamento. Entretanto, não é bem assim.

Na maioria das vezes há uma perda de controle e, quando as faturas chegam, não há orçamento que consiga segurar um valor total tão alto.

Se você possui mais de um cartão, e quer evitar dívidas, considere ter apenas um cartão. Tente concentrar seus gastos no cartão que ofereça um bom limite, e ainda algumas vantagens, como programas de fidelidade.

Ao fazer isso, será bem mais fácil controlar os seus gastos e ficar longe das dívidas.

Evite compras por impulso

As compras por impulso são um comportamento a ser evitado por todas pessoas que querem ficar longe das dívidas.

Comprar algo apenas porque está barato, ou porque é uma oferta temporária, pode parecer uma boa oportunidade de economizar. Entretanto, esse é mais um tipo de comportamento que pode comprometer o seu orçamento, já que o fato de estar barato, não significa que aquele produto realmente seja necessário.

Portanto, o que você deve fazer para evitar esse tipo de compra é controlar o impulso e refletir. Para isso, pergunte-se se a compra realmente é necessária, se ela irá trazer benefícios para você ou se realmente vale a pena fazer essa compra nesse momento.

Faça uma lista antes de comprar

Essa dica pode te ajudar a evitar as compras por impulso e também pode ajudar a evitar gastos desnecessários.

O ideal é anotar todos os produtos que você precisa comprar. Fazendo isso, você pode calcular o preço de cada item e poderá estimar o impacto das compras no seu orçamento, o que pode ajudar bastante no seu planejamento.

Além disso, você também pode usar a lista para saber o que pode ser comprado no seu cartão de crédito e o que deve ser pago à vista.