Principais Dúvidas Sobre Exercícios Para Se Fazer Durante a Quarentena
Posso Correr? Tomar água no bebedouro é Seguro? Veja as respostas para as principais perguntas sobre coronavírus e exercícios
Segundo Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, os brasileiros precisam redobrar o esforço por isolamento social após ser declarada transmissão comunitária nacional do novo coronavírus na população. Sabendo dessas recomendações, a maioria da população está permanecendo em casa.
No entanto, muitos que estão acostumados a se exercitar regularmente, apresentam dúvidas relacionadas a atividade física como, posso correr na rua? Beber água da fonte ou bebedouro é seguro? E alguns especialistas respondem tudo que você precisa saber sobre os exercícios durante a pandemia.
Meu bairro está sob ordem de restrição social, eu posso correr ou caminhar na rua?
Sim, você pode. As atividades ao ar livre individuais são permitidas, desde que cumpra os requisitos de distanciamento social e procure locais com muita ventilação e poucas pessoas, além do cuidado de permanecer a um metro e meio de distância de outros corredores (sem contar os da sua casa). Caso esteja gripado, não é aconselhado que saia mas, se precisar, a utilização de máscaras deverá ser obrigatória.
O Sol Esteriliza as Superfícies Externas?
De acordo com Akiko Iwasaki, professor de imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, “é possível desativar os vírus usando luz UV em ambientes de laboratório”, no entanto, até que ponto a luz solar natural mata a Covid-19 (nome oficial do novo coronavírus), ainda não é conhecido.
Portanto, mesmo que as superfícies como corrimões, bancos e barras de exercícios estejam expostas ao sol, é bom que se evite tocar nelas, ou use luvas para isso, pois elas podem estar contaminadas.
Posso Usar Bebedouros ao Longo do Meu Percurso?
Angela Rasmussen, virologista do Centro de Infecção e Imunidade da Universidade de Columbia afirma que mesmo não tendo dados sobre quanto tempo o vírus permanece infeccioso nas fontes de água, é aconselhável não usar bebedouros durante esse período, dada a proximidade com a boca e o nariz de outras pessoas que poderiam estar infectadas.
Se Eu Estiver Correndo Atrás de Alguém no Caminho e Ele Tossir, Eu Correrei Pelos Germes Deles?
Essa probabilidade pode acontecer ou não. O Dr.Iwasaki alega que esse cenário a princípio parece improvável, partindo do princípio que você está mantendo a distância correta do corredor a frente, pois é concebível que as gotículas que contenham o vírus possam cair, antes de você respirar.
No entanto, esse cenário não é impossível, por isso ele recomenda que você procure os “caminhos menos movimentados” e talvez se desvie se alguém tossir ou cuspir na sua frente.
Devo Tirar os Sapatos Antes de Entrar em Casa?
Sim. Inclusive alguns especialistas recomendam que o tapete de casa seja substituído por um pano de chão embedado com água sanitária e seu sapato seja limpo nele. Ao entrar, deixe o sapato separado em uma área pouco utilizada da casa como o tanque, por exemplo e sempre que sair use o mesmo calçado.
Com Que Rapidez Ficarei Inapto Fisicamente se Ficar Preso o Dia Inteiro?
Para aqueles que estão reduzindo abruptamente seus exercícios durante o período de reclusão social, há uma certa quantidade de destreinamento fisiológico, diz Charles Pedlar, professor associado de ciência do exercício na St. Mary’s University, em Twickenham, Inglaterra.
Em um estudo de 2018 que ele liderou, constatou-se que “corredores que de forma voluntária reduziram bruscamente sua quilometragem diária após uma maratona, desenvolveram menor volume sanguíneo e outras alterações em seus corações e sistemas cardiovasculares em cerca de 4 semanas.”
Já os jovens saudáveis que andavam cerca de 10.000 passos diários e diminuíram para menos de 2.000, começaram a “mostrar aumento de açúcar no sangue, menor sensibilidade à insulina e piores perfis de colesterol em duas semanas.”
Como me Exercitar Nesse Meio Tempo e Permanecer Razoavelmente em Forma?
“Há evidências de que até cinco minutos por dia de mini-exercícios podem ser suficientes” para nos ajudar a manter uma linha de base da forma física, diz Martin Gibala, professor de cinesiologia da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário.
E, para te tranquilizar ainda mais, os equipamentos utilizados nestes exercícios são mínimos, você pode pular corda, mesclar polichinelos com flexões e subir e descer escadas. Inclusive, em um estudo que Gibala supervisionou recentemente conclui que os “jovens que subiram e desceram lances de escadas por cerca de 20 segundos, três vezes ao dia, aumentaram sua aptidão aeróbica em cerca de 5% após seis semanas.”
Fonte: The New York Times