É namoro ou amizade? Tome cuidado

O uso exaustivo destes aplicativos de paquera vem trazendo efeitos colaterais e o Dating Burnout é um deles.

Atualizado em março 2, 2021 | Autor: Michelle
É namoro ou amizade? Tome cuidado

É namoro ou amizade?

Se em décadas passadas, os pretendentes precisavam ir até programas de TV para arrumar um namorado ou uma namorada, há alguns anos isso é coisa do passado.

Anúncios


A próxima paquera pode estar mais perto do que você imagina. No caso, pode estar a um clique, na palma da mão.

Mas esta facilidade de “dar um match” pode trazer alguns sintomas indesejados, como o “dating Burnout”.

Em tradução livre é o mesmo que “esgotamento de encontros”, quando a pessoa fica sem energia para manter uma paquera virtual (ou real).

 

 

Desde que surgiram os aplicativos para aproximar pessoas, os chamados app de namoros, muita coisa mudou.

Lá atrás, os usuários queriam diversão passageira, quanto menos conversa, melhor.

Mas o tempo passou e os interesses também, porque muitas pessoas, através destes apps, agora buscam construir um relacionamento verdadeiro.

O uso exaustivo destes aplicativos de paquera vem trazendo efeitos colaterais.

E quando este príncipe encantado não aparece, você pode ficar cansado de esperar, então, quem pode estar dando as caras é o “Dating Burnout”…

 

Síndrome de Burnout

 

É o uso excessivo destes aplicativos de relacionamento que pode levar a este quadro. Mas não incorra em erro, estamos falando de “dating Burnout” e não da síndrome de Burnout.

Os sintomas podem ser parecidos, como o esgotamento geral, mental e físico, antecedendo um quadro de deixar as pessoas deprimidas.

Isso ocorre porque muitos não sabem lidar com o fato de não conseguirem uma relação mais duradoura. Se sentem incapazes de criar estes laços e acham que a culpa é apenas sua.

 

Quais são os sinais?

Há alguns sinais que demonstram que você pode estar com “dating Burnout”, não é difícil identificar.

Se você tem perfil em mais de um app de paquera, isso já é uma demonstração. Os ícones destes apps de relacionamento se multiplicam na tela do celular, mas opções não aumentam nas mesmas proporções.

Aí quando você se dá conta que uma coisa não tem relação com a outra, vem a decepção, um possível sinal de esgotamento.

Se você passa mais tendo dando like do que conversando no app, pode ser outro sinal do cansaço deste tipo de aplicativo.

Mais uma evidência é se você tem sumiços repentinos destes aplicativos ou se você acha normal que o perfil que está conversando com você pare de te responder “assim, do nada”.

Excluir os aplicativos do telefone para depois voltar a baixá-los é mais um sinal que você cansou, que não encontrou o que esperava.

reprodução/internet

 

Dicas para se precaver

 

Mas nem tudo está perdido.

Se você já está neste estágio ou acha que pode chegar lá, é importante tomar algumas precauções.

Muitas vezes os relacionamentos modernos são vistos com naturalidade como se fossem descartáveis. E não é bem assim para todo mundo.

Você precisa ter em mente que não deve buscar alguém para preencher o seu vazio. Pelo menos, não colocar todas as suas fichas nestes apps.

Alguns likes ou matches não vão passar disso e está tudo certo. O que não é correto é depositar sua felicidade em algum destes perfis que mal passaram rapidamente pela “sua bio”.

É importante ficar alerta ao que você estiver sentindo, principalmente se aparecer quadros de ansiedade.

Outra dica é encarar estes aplicativos sem criar grandes expectativas, pois o mais “normal” é que o que for virtual não se tornará real, de verdade.

Por fim, não leve tão a sério, afinal, um match, um like ou deslike na tela do teu celular não te define, não define nada aqui fora, na vida real. Depende de você e de como você vai lidar com estes fatos.