Xô, 2021! Saiba como economizar nas festas de fim de ano

E como aproveitar os feriados sem sair do orçamento!

Atualizado em novembro 30, 2021 | Autor: Michelle
Xô, 2021! Saiba como economizar nas festas de fim de ano

O crescimento e evolução da pandemia da COVID-19 foi proporcional ao crescimento também do desemprego no país. Essa problemática foi responsável por fazer o número de microempreendedores brasileiros crescer ainda mais, principalmente em 2020 e 2021. De acordo com levantamentos do Governo Federal, houve um crescimento de cerca de 2.663.300 de cadastros no MEI (Micro Empreendedor Individual) somente no ano passado. A pesquisa ainda estima que até o ano de 2022 as solicitações de novos cadastros passem dos 5 milhões.

Além disso, a inflação culminou numa piora geral dessa situação. Como aponta o levantamento do PoderData, de 2021, 87% dos brasileiros têm percebido uma alta no valor das compras e contas de casa. São aumentos nos valores dos alimentos básicos (arroz, feijão, carnes), nos derivados do petróleo que usamos no dia-a-dia (gasolina, diesel, gás de cozinha), luz elétrica, entre outros.

Anúncios


Tecnicamente, para todo lado que olhamos, o valor das coisas está notavelmente maior que o usual. O Boletim Focus mais recente estima uma inflação de 6,56% para 2021, enquanto o centro definido pelo governo é de 3,75%. Ou seja, quanto mais pudermos economizar, melhor, né?

Nós sabemos que o fim do ano traz junto com as festas muitos gastos, seja com presentes, viagens, comida, entre outros… Mas como participar ativamente, rever os familiares e aproveitar tudo isso sem gastar muito dinheiro? Nós te ajudamos! Fizemos uma lista com algumas dicas que podem auxiliar a sua economia nesse período. Confira!

13º salário: devo usar?

O fim de ano, além das festas e comemorações, também é marcado por um evento importante: o pagamento do 13º salário, também chamado de gratificação natalina! Mas cuidado: é bom não sair por aí torrando essa grana para depois se arrepender! Afinal, existem muitas formas de gastar o 13º salário de maneira inteligente, como pagar as dívidas ou investir.

Se você está no vermelho ou seu CPF está negativado, então pagar a sua dívida com certeza é uma das maneiras mais inteligentes para usar o seu 13º salário! Se esse não for o seu caso, e sobrar esse dinheiro, é recomendável que você planeje muito bem seus gastos, e coloque a economia como prioridade.

Sendo assim, crie uma planilha ou use um aplicativo de finanças para organizar o seu orçamento, e tente analisar qual é a melhor forma para gastar o 13º salário sem ter prejuízos. Além disso, tente não gastar todo o seu dinheiro do 13º, reservando uma parte para colocar em sua reserva de emergência, ou mesmo investir.

Afinal de contas, é muito importante viver o momento, mas é bom ter um pouco de ponderação e se preparar para o amanhã, certo?

Anote, planeje, se prepare!

A melhor dica sempre será: se adiante em todos os casos. Tudo fica mais caro na hora, no horário de pico ou quando há temporada/movimentações fora do normal. Então, se prepare, compre antes, aproveite as promoções e fique de olho no que você realmente precisa.

Anote quais são suas prioridades e pesquise. Onde eu posso encontrar esse produto em promoção? Vale a pena pagar esse valor?

Anote os seus gastos. Ok, comprei tudo o que precisava, e agora? Agora é hora de anotar para ter controle do que você gastou e saber se você deve economizar ou se pode aproveitar mais.

Por último, mas não menos importante: quanto você pode gastar?

É muito importante você ter em mente o quanto você pode gastar! O ideal é você reservar um dinheiro só para isso, e dessa forma, você não terá pendências no ano que vem com as faturas do cartão de crédito. Mas, caso você precise usar o cartão de crédito, fique atento no melhor dia de compra, e confira em qual situação você terá mais tempo para pagar a fatura.