6 Dicas de educação financeira para crianças

Atualizado em outubro 16, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
6 Dicas de educação financeira para crianças

Pessoas que tiveram uma educação financeira na infância tendem a ter uma boa relação com finanças quando adultos. Portanto, é muito importante que as crianças sejam estimuladas a aprender sobre finanças desde cedo.

No entanto, as crianças não possuem muitos estímulos a aprender sobre educação financeira nas escolhas. Dessa forma, esse tipo de educação acaba sendo uma responsabilidade dos pais.

Se você quer que seus filhos sejam bem informados sobre finanças, e tenham uma relação saudável com o dinheiro, as dicas deste artigo podem te ajudar muito.

A seguir, você confere seis dicas que vão deixar o processo de educar seus filhos sobre finanças mais fácil.

Anúncios


1 Dê mesada a seus filhos

O objetivo da mesada é ensinar os seus filhos a administrarem o seu dinheiro. Ou seja, é o passo inicial para os seus filhos iniciarem seu aprendizado sobre finanças.

A frequência da mesada, mensal ou semanal, pode ser definida por você. O valor dela deve estar atrelado aos gastos do seu filho. Além disso, você também pode definir algumas condições para o seu filho receber a mesada, como tirar boas notas.

A mesada pode ser uma oportunidade para que seus filhos aprendam a controlar o orçamento desde cedo. Sendo assim, elabore um orçamento junto a eles, para que possam ter noção da movimentação do dinheiro.

Por fim, é importante que eles tenham uma liberdade para usar o dinheiro. É importante que você os aconselhe, mas não interfira. Dessa forma, ele poderá aprender com as próprias escolhas.

Se eles utilizarem de uma forma ruim, eles terão a oportunidade de aprender com os erros, para não repeti-los futuramente.

A seguir, daremos mais algumas dicas que poderão te ajudar a ensinar seus filhos sobre as finanças.

2 Ensine a seus filhos a usar o dinheiro com responsabilidade

Os seus filhos precisam saber desde cedo que o dinheiro deve ser usado com muita responsabilidade. Uma forma de fazer isso é mostrando o orçamento familiar a ele.

Explique a ele que todo dinheiro ganho deve ter um fim. Uma parte dele deve ser usada para cobrir as despesas, outra deve ser destinada ao lazer, e ainda deve sobrar dinheiro para fazer investimentos.

Dessa forma, você mostra às crianças para onde vai o seu dinheiro e como você o administra. Além disso, também mostra a importância de poupar dinheiro.

3 Fale sobre a importância de poupar dinheiro

Você também deve falar ao seu filho sobre as metas da família. Ao fazer isso, você mostra a seu filho que é necessário poupar dinheiro para conseguir adquirir certas coisas.

Dessa forma, você mostra a seus filhos a importância do pensamento a longo prazo.

Para estimulá-los, você pode montar uma tabela com metas. Deixe seu filho escolher a meta de acordo com os interesses dele. Em seguida, mostre a ele o quanto é necessário para conseguir cumprir a menta, e o quanto será preciso poupar até atingir a meta.

Além disso, você também pode usar um cofrinho, especialmente se o seu filho for mais novo. Estimule-os a colocar uma parte do dinheiro lá, para que assim eles possam guardar dinheiro para atingir as metas estabelecidas anteriormente.

4 Leve seus filhos no supermercado

Há uma certa divergência de pensamentos sobre isso. Alguns dizem que levar os filhos ao supermercado pode contribuir para gastos desnecessários, outros dizem que isso traz impactos positivos na educação financeira do seus filhos.

No supermercado, você pode ensinar seus filhos sobre a variação de preços entre um mesmo produto, por exemplo. Além disso, eles podem aprender sobre quais itens são essenciais para a família, e quais não são.

Dessa forma, eles podem entender que tudo tem o preço, e que há coisas que são mais prioritárias que outras.

5 Mostre a eles que existem gastos essenciais e supérfluos

Como falamos no tópico anterior, existem produtos no supermercado que são essenciais e outros que são supérfluos. O mesmo vale para outras despesas, ou seja, existem gastos essenciais e supérfluos.

Sendo assim, reiteramos que as crianças devem saber quais são os gastos essenciais e supérfluos do orçamento familiar.

Dessa forma, elas poderão entender que há alguns gastos que precisam ter prioridades em um orçamento.

6 Utilize jogos financeiros

As crianças podem aprender muito por meio de jogos e brincadeiras. Portanto, você pode utilizar o lúdico como ferramenta educativa para ensiná-los sobre finanças.

Há muitos jogos de tabuleiro que podem ensinar muito a seus filhos, de uma maneira muito divertida. Eles permitem que seus filhos possam tomar decisões financeiras importantes, que terão impactos no progresso do jogo.

O Banco Imobiliário e o Jogo da Vida são bons exemplos de jogos que podem ensinar seus filhos a tomarem boas decisões financeiras.