buscando cartão
site seguro

Educação Financeira para estudantes universitários

Atualizado em outubro 17, 2020 | Autor: Michelle
Educação Financeira para estudantes universitários

A educação financeira pode ter um papel muito importante na vida dos universitários, principalmente aqueles que tem problemas para organizar as suas finanças e acabam ficando sem dinheiro quando chega o final do mês.

Com ela, é possível usar o dinheiro com responsabilidade e planejamento!

Anúncios


No post de hoje, selecionamos 6 dicas básicas de educação financeira, que vão te ajudar a organizar as finanças e a usar o dinheiro com mais responsabilidade.

1 Registre e organize as suas finanças

Esta é a primeira lição da educação financeira: registrar e analisar as suas receitas, isto é, seus ganhos, e as suas despesas. Ou seja, você precisa montar o seu orçamento.

Você pode começar listando as suas fontes de renda e os eus gastos em uma planilha. Ela pode ser criada em uma folha de papel, planilha eletrônica ou mesmo através de um aplicativo para o seu celular.

Anúncios


É importante fazer tudo isso de forma transparente. Ou seja, você deve tomar nota de todas as suas fontes de renda, e todos os seus gastos, sem nenhuma exceção.

Feito isso, você saberá para onde o seu dinheiro está indo, e conseguirá analisar se todos os seus gastos são realmente necessários, e se há a possibilidade de cortar alguns gastos supérfluos, para ter alguma economia.

2 Faça um planejamento

Agora que você tem um orçamento organizado, é hora de começar a fazer alguns planejamentos.

Anúncios


Ao se planejar, você se sente estimulado a utilizar seu dinheiro de forma responsável, mantendo-se firme nas propostas da educação financeira.

Um bom planejamento deve estar relacionado às suas metas e objetivos futuros. Você quer fazer uma especialização ou mestrado? Então você precisará poupar uma certa quantia para atingir esse objetivo.

Você só conseguirá atingir seus objetivos e metas se planejar as suas finanças de forma adequada. Dessa forma, é importante que você avalie seu orçamento com mais atenção, para saber o quanto você precisa poupar para atingir suas metas.

O ideal é que o dinheiro seja investido em uma boa aplicação. Falaremos melhor sobre isso mais adiante.

3 Use seu dinheiro de forma responsável

Educação financeira implica em usar o dinheiro com responsabilidade. Ou seja, pense duas vezes antes de comprar alguma coisa.

Uma boa dica é refletir se um produto realmente vai ser útil a você, ou se vai ser apenas um gasto supérfluo. Além disso, é preciso pensar se você realmente possui condições de pagá-lo.

Não estamos falando que você deve gastar seu dinheiro apenas com produtos essenciais. O lazer, por exemplo, também é muito importante, mas deve ser pensado com responsabilidade financeira.

Por fim, o uso responsável do seu dinheiro te deixa mais próximo dos seus sonhos, e faz com que você fique longe das dívidas e da inadimplência.

4 Repense suas fontes de lazer

Como falamos no tópico anterior, é importante usar o seu dinheiro de forma responsável.

Sabemos que a vida dos universitários é cheia de tarefas, e que é precisa dedicar horas e horas para estudar e fazer outras atividades relacionadas. Dessa forma, o lazer se torna fundamental.

No entanto, é necessário repensar as suas fontes de lazer para evitar gastos exorbitantes.

Se, por exemplo, você gosta de sair com seus amigos para tomar uma cerveja em um bar ou ir ao cinema, tente fazer isso com menos frequência, ou trocar por opções mais baratas ou, ainda, fazer essas atividades em sua casa.

Esse foi apenas um exemplo. Cada universitário tem as suas fontes de lazer preferidas, e podem pensar formas de gastar menos com elas.

5 Faça investimentos

Como falamos no tópico sobre planejamento, investimentos são uma parte importante no processo de educação financeira.

Ao investir, o dinheiro que você conseguiu economizar durante o mês pode ter rendimentos. Dessa forma, é possível ter mais recursos investindo do que deixando o dinheiro parado na sua conta corrente.

Antes de começar, é muito importante que você conheça os tipos de investimentos e como eles funcionam. Desse modo, você evita perdas desnecessárias.

Além disso, a aplicação deve ser escolhida de acordo com as suas metas. Não é uma boa ideia investir na renda variável, em que há riscos maiores, se o objetivo é juntar um dinheiro para pagar um mestrado ou especialização.

6 Pesquise antes de comprar

Quando você precisar livros, apostilas, matérias para a faculdade ou qualquer outro tipo de produto, é importante fazer uma pesquisa de preços antes de comprar qualquer coisa.

Portanto, pesquise os preços oferecidos por diferentes lojas, considerando lojas físicas e virtuais. O preço pode varia bastante de lugar para lugar.

Muitas vezes compramos em um determinado lugar por causa do conforto. No entanto, ficar livre desse hábito pode trazer boas consequências para o seu orçamento.

Dessa forma, não se esqueça dos seus planos. Qualquer possibilidade de economia é muito bem vinda em todos os orçamentos.