A Caixa Econômica Federal trabalha com várias linhas de empréstimo ao cidadão e o Cartão Construcard é uma delas. Não se trata de um cartão de crédito, mas de um empréstimo, que tem como finalidade a compra de materiais de construção, liberando valores para reformas ou construções de imóveis, diretamente em lojas cadastradas.

 Da aprovação do Cartão Construcard

Por ser uma linha de empréstimo, a aprovação do Cartão Construcard está sujeita à análise de crédito pela Caixa Econômica Federal.

Para obter o seu Cartão Construcard você precisa se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido de RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e matrícula do imóvel. (Atenção. Todos estes documentos devem ser recentes – RG com mais de 10 anos não vale; comprovante de endereço e de renda devem ser o mais recente possível e; a chamada “escritura da casa” é na verdade a Certidão de Matrícula do Imóvel e esta só tem validade de 30 dias).

Análise prévia de linha de crédito

Uma vez com essa documentação entregue à Caixa Econômica Federal, inicia-se a fase de análise de documentos e aprovação de crédito.

Dependendo de qual é a sua situação perante o sistema financeiro, a aprovação dos documentos e seu score, lhe será liberado um limite de valor a ser emprestado. Também nessa fase fica definido se você terá um prazo de 2 ou 6 meses para começar a pagar o empréstimo, bem como ficará estabelecido o número de parcelas aprovadas na divisão do pagamento do empréstimo.

Os juros praticados

Os juros podem ser simulados mediante o Simulador Habitacional Caixa Online, que pode ser acessado pelo link. Pode haver alterações entre os juros informados no simulador e o que vai ser praticado em específico no seu empréstimo, devido à análise de crédito individualizada. Assim, o que vale é o que estará no seu contrato.

Existe ainda a possibilidade neste contrato de deixar um bem em garantia para o empréstimo da Caixa Econômica Federal e isso faz diferença nas taxas de juros praticadas. Assim, pode ser interessante realizar essa garantia para obter uma taxa mais favorável e economizar no valor das parcelas.

A utilização

Esta é a primeira fase do empréstimo. Uma vez aprovado, lhe é liberado o valor do empréstimo em um código de contrato – o cartão físico muitas vezes não chega a tempo. De posse desse código você deve dirigir-se a uma das lojas cadastradas (não são todas que aceitam o Construcard, portanto, consulte antes) e você poderá comprar, dentro do prazo que lhe foi outorgado (entre dois e seis meses), todo o material de sua construção ou reforma.

A compra funciona como crédito. A loja lhe entrega o material e você começa a pagar só depois que passou o seu período de uso. Vale lembrar que durante o período de compras, você não paga o valor das compras em si, mas lhe serão cobrado os juros dos valores utilizados.

O limite do cartão varia conforme o perfil do cliente e sua consequente aprovação de crédito.

Amortização

Quando você finaliza as compras é que você começa a pagar os valores do empréstimo Construcard. Essa é chamada fase de amortização e é iniciada após o fim do prazo de compras.

Anúncios


Atenção. Mesmo que lhe tenha sido concedido o prazo de 6 meses, se em menos tempo você utilizar todo o crédito, no mês seguinte já começará a cobrar o valor do empréstimo junto com os juros.

A quantidade de parcelas também será objeto do contrato específico com você, assim como os juros a serem praticados levando em conta, além das suas condições prévias de crédito, o valor emprestado e o número de parcelas para pagamento.

Concluindo, o Construcard pode ser uma boa alternativa para você que precisa construir ou reformar. Analise as condições oferecidas, se as lojas de construção em que você pretende adquirir estão cadastradas. O seu planejamento pessoal é que vai determinar se é uma boa opção de empréstimo. A contratação só pode ser feita diretamente nas agencias da Caixa mas veja aqui tudo o que você vai precisar, é só clicar no botão abaixo!