Empréstimo FGTS

Confira as opções de empréstimos FGTS e se isso vale a pena

Atualizado em outubro 5, 2021 | Autor: Michelle
Empréstimo FGTS

Nos últimos anos as regras referentes ao FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – têm passado por diversas alterações a fim de facilitar aos trabalhadores o seu saque e a possibilidade de utilizar o dinheiro para diversos fins.

Com isso se tornou possível fazer saques anuais de parte do saldo disponível na conta FGTS, através da modalidade Saque Aniversário.

Anúncios


Mas você sabia que pode antecipar o saque dessa parcela, através de um empréstimo com garantia do FGTS e com isso obter melhores condições de taxas de juros?

O que é o Saque Aniversário?

Anteriormente o FGTS só podia ser sacado em caso de demissão, compra de casa própria, ou em caso de doenças.

No entanto, desde 2019 o Governo Federal estabeleceu a modalidade de Saque Aniversário do FGTS. Com isso, o principal objetivo é injetar mais dinheiro na economia.

O trabalhador pode optar por duas opções para sacar o FGTS. A primeira, é a forma tradicional, em que é feito o saque do valor total da conta em caso de demissão.

A outra possibilidade é o Saque Aniversário, em que o trabalhador opta por receber uma parcela do saldo em conta, todo ano no mês do seu aniversário. O valor da parcela varia de acordo com o saldo disponível.

É importante saber que quando o trabalhador opta pela modalidade Saque Aniversário, ele precisa esperar ao menos 25 meses antes de poder alterar novamente para a modalidade demissão. Nesse caso, caso seja demitido nesse período, ele não poderá sacar o saldo total da conta nesse período, até fazer a alteração de modalidade.

Como fazer empréstimo com garantia do FGTS?

O empréstimo FGTS é uma forma de crédito oferecida por diversos bancos, com condições atrativas e taxas de juros competitivas. Isso porque o banco faz o empréstimo com a garantia de pagamento da dívida através do saldo do FGTS do cliente. Ou seja, o banco reduz o risco de inadimplência e com isso oferece melhores condições para o cliente.

Para fazer um empréstimo nessa condição você deve ter optado pela modalidade Saque Aniversário na sua conta FGTS.

Com isso o banco irá analisar o valor da parcela do FGTS que você irá receber no mês do seu aniversário, e fará uma antecipação desse valor na sua conta, descontados os juros do período.

Ou seja, o empréstimo é disponibilizado de forma imediata, muitas vezes em um dia na sua conta, e você não precisa realizar o pagamento de nenhuma parcela mensal. Isso porque no mês do seu aniversário, o FGTS que cairia na sua conta é direcionado para o pagamento do empréstimo junto ao banco.

Quais bancos fazem Empréstimo FGTS?

Todos os bancos brasileiros estão autorizados a fazer a antecipação do FGTS, porém nem todos aderiram a essa modalidade.

A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Sicredi são alguns dos bancos que realizam empréstimo FGTS.

A Caixa Econômica possibilita o adiantamento do valor de até 3 parcelas do Saque Aniversário, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês.

Se você possui conta em outros bancos, avalie junto com o seu gerente as condições de cada banco.

Em que situações vale a pena fazer empréstimo FGTS?

O empréstimo FGTS tem como principal vantagem as melhores condições e menores taxas de juros. Então pode ser uma boa opção em algumas situações.

Se você já possui um empréstimo e está pagando uma taxa de juros mais alta, ou até mesmo a fatura do cartão ou o limite do cheque especial, pode valer a pena fazer um empréstimo FGTS, com menor taxas de juros, para pagar o outro e reduzir o encargo pago.

Mas fique atento. O FGTS é um benefício importante para o trabalhador em caso de demissão. Ele é uma reserva de dinheiro e o ideal é utiliza-lo somente em situações de emergência ou para um investimento futuro, como em caso de aquisição de um imóvel.

Portanto se você usar o saldo do FGTS, antecipando um empréstimo, além de receber um valor menor do que você teria para sacar, visto que estará pagando juros, lá na frente esse dinheiro poderá fazer falta.