buscando cartão
site seguro

Empréstimo online: tudo que você precisa saber

Escrito em outubro 7, 2020 | Autor: Michelle
Empréstimo online: tudo que você precisa saber

Em algumas situações, como o acúmulo de dívidas, um empréstimo pessoal pode ser a melhor solução. Além do modelo convencional, em que há a necessidade de se locomover para uma agência e fazer a solicitação, há o empréstimo pessoal online, uma alternativa que apresenta a mesma segurança, mas com muito mais rapidez, comodidade e praticidade.

No post de hoje, criamos um guia básico para você saber como essa modalidade de empréstimo funciona. Confira!

Anúncios


O que é o empréstimo pessoal online?

O empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito mais conhecidas do Brasil. Nessa modalidade, o empréstimo é usado da maneira que você bem entender, sem haver a necessidade de justificar o empréstimo para o banco ou financeira. Dessa forma, você pode usar o dinheiro para investir em alguma aplicação ou até mesmo para deixar a vida financeira em ordem.

Além de ser oferecida em empresas físicas, o empréstimo também pode ser adquirido online. Com o empréstimo pessoal online, não há a necessidade de ter que se locomover até uma agência para conversar com o gerente, tudo pode ser feito apenas pela internet.

Dessa forma, ele é uma alternativa muito mais fácil e prática de conseguir crédito do que a sua modalidade convencional. A seguir, você vai conhecer melhor as vantagens do empréstimo pessoal online.

Anúncios


Quais são as vantagens do empréstimo pessoal online?

A primeira grande vantagem do empréstimo pessoal online é a sua rapidez em comparação ao que é feito presencialmente, já que a análise de crédito é feita de forma mais ágil.

Ao solicitar o empréstimo online, você não precisa ir até a agência várias vezes para fazer a solicitação e entregar os documentos, já que você faz a solicitação e entrega os documentos simultaneamente. A análise de crédito é feita mais rápido e, se aprovado, em seguida você já recebe o contrato pronto.

Além da rapidez, o empréstimo online também traz outra vantagem: ele é menos burocrático. Isso significa que o crédito não exige vários documentos e nem muita papelada para ser solicitado.

Anúncios


Esse tipo de crédito também traz muita comodidade, já que é possível fazer tudo sem precisar sair de casa e pode fazer tudo a qualquer hora, já que a modalidade de crédito não segue o horário comercial.

Como o empréstimo pessoal online funciona?

Agora que você já conhece todas as vantagens e facilidade da modalidade de crédito, vamos explicar a você todos os procedimentos por trás do crédito. Assim, você conhece o funcionamento do empréstimo e aproveita melhor as suas vantagens e evita possíveis erros.

  • Solicitação do empréstimo

É aqui que tudo inicia. Você vai ao site ou ao app da financeira ou banco que apresenta as melhores vantagens para você e insere o valor que você deseja solicitar. Além do valor, o banco também irá solicitar alguns documentos.

A empresa irá receber a sua solicitação e irá avaliar o pedido. Isso nos leva à segunda etapa da solicitação, que é a análise de crédito.

  • Análise de crédito

Na segunda etapa, a empresa passa a analisar as suas informações para saber se irá ou não liberar o empréstimo. Para isso, ela usará como base para a análise os seus documentos, a sua renda, o valor a ser emprestado e o seu histórico de crédito junto a base de dados de um órgão de proteção de crédito, como o SPC e Serasa.

A análise é feita para que a empresa compreenda qual o risco que a operação oferece. Quanto maior o risco, menores são as chances de ter o pedido aprovado e maiores serão as taxas de juros. Isso significa que se você tiver o nome negativado ou o score baixo, você terá menos chances de conseguir o crédito ou terá que arcar com taxas bem altas.

Além disso, você precisará apresentar alguns documentos para que a análise seja feita, como RG, CNH ou CPF, um comprovante de renda (holerite, carteira de trabalho assinada, declaração do imposto de renda) e o comprovante de residência.

Para aumentar as suas chances de ter o crédito aprovado, você deve fazer um bom planejamento financeiro, evitando assim as dívidas, e aumentar o seu score de crédito.

Ao ter a solicitação aceita, chega a hora de analisar o contrato.

  • Emissão e assinatura do contrato.

Com o contrato em mãos, chega a hora de ler cada linha com muita atenção. Lá você encontrará todas as informações referentes à operação. Além disso, fique atento ao Custo Efetivo Total (CET) da operação, já que você não paga somente as taxas de juros, mas também os tributos e outros custos. Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a empresa.

Ao concordar com tudo e assinar o contrato, você receberá o dinheiro em sua conta. Chega a hora de começar a pagar o crédito.

  • Pagamento

Agora chega a hora de pagar o empréstimo. Na maioria dos casos, todas as parcelas são fixas, não havendo nenhum variação até a data de vencimento. Você também escolhe a forma de pagamento, que pode ser por meio de um carnê  ou débito automático.