Empréstimos para Micro Empreendedor Individual

Conheça algumas opções de empréstimos para MEI disponíveis no mercado  

Atualizado em outubro 13, 2021 | Autor: Michelle
Empréstimos para Micro Empreendedor Individual

Na busca de formalizar o trabalhador autônomo, o governo brasileiro institui a figura do Micro Empreendedor Individual, que ficou mais conhecido pela sigla MEI.

O MEI foi instituído pelo Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, no ano de 2006. Ou seja, O trabalhador autônomo ou informal tem, já há mais de 15 anos, tem disponibilizada a ele uma série de facilidades para a sua regularização perante o fisco e o comércio em si, ficando apto à competitividade do mercado e aos protocolos governamentais.

Anúncios


Ter mais trabalhadores formais engrandece a captação tributária do governo, mas também permite ao trabalhador o acesso a uma série de benefícios.

Por que um trabalhador informal decide ser MEI?

Além de evitar problemas normais com fiscalização, a informalidade impede acesso a facilidades abertas aos trabalhadores formais. Entre os benefícios obtidos ao informal convertido em Micro Empreendedor Individual temos:

– Inscrição de número no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

– Dispensa de licenças e de alvarás para funcionamento de suas atividades;

– Acesso à vendas ou prestação de serviços para órgãos governamentais;

– Emissão de notas fiscais;

– Redução tributária e em valores fixos (INSS, ICMS e ISS);

– Acesso a direitos e benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, salário maternidade (para as mulheres) e pensão por morte (para a família).

Além dessas vantagens, o Micro Empreendedor individual tem acesso a produtos e serviços bancários, como linhas de crédito de financiamento e empréstimos.

Quais bancos oferecem linhas de crédito para MEI?

Vários bancos hoje trabalham com uma linha de crédito direcionada aos Micro Empreendedores Individuais. Condições especiais em empréstimos e financiamentos podem estar disponíveis a esta categoria, valendo a pena saber, em cada banco, quais facilidades são oferecidas.

Santander

O Banco Santander possui uma linha de crédito facilitada para Micro Empreendedores Individuais, que libera valores em empréstimos de capital de giro, cheque especial em conta corrente, seguros e operações de cartão de crédito, com acesso às máquinas de cartão e adiantamento de recebíveis.

Através de sua empresa Prospera, o Santander libera créditos e oferece a assistência de Agente Prospera, que realiza orientação orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades direcionadas ao Micro Empreendedor Individual.

O acesso ao crédito pode ser realizado através do site do Santander, pelos seus aplicativos, bem como em atendimento pessoal nas suas agências bancárias.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece uma linda crédito direcionada ao Micro Empreendedor Individual, chamada de MPO – Microcrédito Produtivo Orientado. Tal linha de crédito disponibiliza empréstimos em condições especiais nos valores atuais de até 21 mil reais, com prazos de pagamentos extensivos em até 18 vezes.

Além de outras facilidades direcionadas ao MEI, o Banco do Brasil, facilita o acesso ao segundo crédito. Fazendo seu primeiro empréstimo, presencialmente em uma das agências do Banco do Brasil, o acesso aos seus demais empréstimos e produtos podem ser feitos através de solicitações via telefone ou via WhatsApp, sem a necessidade de ir a uma agência para ter esses créditos disponibilizados.

Caixa Econômica Federal

Entre as linhas de crédito disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, o Micro Empreendedor Individual tem a possibilidade de acesso ao programa Microcrédito Produtivo Orientado Caixa. Esta linha de crédito oferece ajudar para investimento no seu negócio, em compras de maquinário, equipamentos, ferramentas, os materiais para suas atividades. Também abrange a compra de mercadorias e reformas de equipamento ou local de trabalho.

A contratação é facilitada por meio de atendimento pessoal nas agências, bem como no Canal WhatssApp através do telefone 0800-726-0104

Outros bancos também têm linhas de crédito direcionadas ao Micro Empreendedor Individual, sendo o acesso a elas uma das vantagens de se ter o seu trabalho regularizado.