Está endividado? Hora de fazer um detox financeiro urgente!

Saiba como emagrecer seus gastos, fortalecer seus investimentos e dar uma ‘sarada’ no bolso

Atualizado em dezembro 18, 2020 | Autor: Rodrigo
Está endividado? Hora de fazer um detox financeiro urgente!

Não sei se você já reparou, mas as academias andam cada vez mais cheias por aí. Gente querendo ficar em forma, puxando ferro, correndo pela rua…

É a tal da ‘onda fitness’, que chegou chegando com seu jeito de estimular as pessoas na busca por uma melhor qualidade de vida.

Anúncios


Mas, de que adianta cuidar do corpo, sair bonito(a) na foto se a mensalidade da academia persiste como aquela gordurinha indesejável?

Pois é: parece que está na hora de você começar a malhar o bolso também. Está a fim de ficar em boa forma financeira? Bora exercitar a leitura!

Por onde começar?

O primeiro passo é estar trajado a caráter. Se quiser vestir uma roupa mais leve, fique à vontade. Mas, refiro-me ao seu bolso. Este mesmo que anda levando mais peso do que deveria.

O primeiro exercício é o de consciência. O segundo, de Matemática (goste você ou não dos números, #prontofalei)

Pense aí: o que eu ganho hoje cabe no meu custo (ou estilo) de vida? Gasto mais do que recebo? Quanto sobra ao fim do mês?

Se doeu só de pensar, lembre-se que sua reflexão é apenas parte da realidade financeira que carrega sobre suas costas.

Mas, estamos aqui para ajudar. Se é para começar a deixar o fardo mais leve, seguem algumas dicas para aquecimento:

Emagreça seus gastos

Close up of female accountant or banker making calculations. Savings, finances and economy concept

Sabe aquele peso que você levanta pela primeira vez na academia e até faz o corpo tremer? Esta etapa pode provocar o mesmo efeito. Mas, fique tranquilo. Passa com o tempo. Vamos malhar o bolso?

Pare, pense e escreva

Sente-se e escreva (no PC, no celular, no papel) a sua realidade financeira. É a hora da verdade: receitas, gastos, empréstimos, investimentos, dívidas. Tudo precisa ser anotado. Seja forte. É aqui que se começa a identificar a sua (falta de) saúde financeira!

Crie um plano

Bem, ciente mais do que nunca da verdadeira realidade do seu bolso, é hora de começar a resolver o problema. É o seu primeiro exercício: organize-se! Crie um planejamento financeiro. Primeira vez? Não fique envergonhado. Vai pela ordem:

1 – Passe a anotar diariamente tudo que você gasta e recebe

“Ah, mas dá trabalho!”. Ah, vá! Deixar as coisas em ordem exige esforço. Nada de preguiça. E outra: com o tempo, vira hábito. Seu bolso (e, principalmente você, claro) merece!

2 – Defina onde, o que e quando vai gastar

Sabe aquela reflexão dolorida de sua saúde financeira? Então, aqui tudo vai precisar ser convertido em data, prazos, metas. Sabe aqueles velhos credores? Defina a ordem de pagamentos (do menor para o maior, por critério de urgência) e bote tudo no calendário.

3 – Fuja do impulso. Compre o que precisa

Pensa num exercício difícil! Mas, acredite, se quiser malhar o seu bolso, a compra consciente tem o mesmo efeito de um condicionamento físico: vai te deixar em forma com o tempo. “Ah, mas não posso perder esta oportunidade!”. Quer uma de verdade? Mantenha seu crédito. É para poucos!

4 – Compare os preços antes de comprar

De novo: nada de preguiça. Pratique o antigo exercício de todo consumidor consciente e saudável: pesquisa preços antes de comprar. E, se precisar, peça desconto. Cada real faz a diferença no final do mês. Pergunte para quem leva as contas a sério (inclusive você, não é mesmo?)

5 – Pague à vista

Sim, a quitação imediata da sua compra é prática mais saudável que você possa oferecer ao seu querido bolso. “Ah, mas vai me faltar dinheiro até o fim do mês!”. Hoje, talvez sim. Amanhã, disciplinado no uso adequado de suas economias, não. Você vai ver.

Fortaleça seus investimentos

Young startups business meeting to discuss the situation on the marketing in the meeting room. Business teamwork meeting concept.

É neste ponto que você começa a perceber que valeu a pena todo esforço empreendido para fazer o seu dinheiro render como nunca.

A saúde financeira passa também pela potencialização de seus recursos através de investimentos adequados.

Tenha em mente que sua(s) escolha(s) precisa(m) estar pautada(s) pelos seguintes critérios:

  • Conheça o mercado onde você vai botar seu dinheiro, economizado a duras penas!
  • Não foque apenas na rentabilidade. Confira sempre a margem de risco
  • Avalie as taxas administradas. Compare-as com a concorrência
  • Diversifique sua carteira de investimento

Confira abaixo algumas opções de investimentos para dar aquela vitaminada em seu rendimento mensal e, claro, fortalecer seu bolso:

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Primeira informação: os juros são maiores do que os oferecidos pela poupança. O resgate deve ser feito após 30 dias. Não tenha pressa: se pedir antes, vai pagar imposto por isso. Então, evite.

Crédito imobiliário

Sim, ele existe. Inclusive para investimentos – os seus, por exemplo. Aqui também há isenção da cobrança do Imposto de Renda (IR). Detalhe: o rendimento é menor em comparação a outras opções não isentas.

Letras de câmbio

São títulos oferecidos por empresas do mercado financeiro que exigem uma aplicação mínima. O resgate pode ser até antecipado, nos casos de liquidez diária. O cálculo do IR depende do prazo de investimento: quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, menor é o valor do imposto.

Tesouro Direto

São títulos do Governo Federal, disponibilizados na bolsa de valores. O investimento mínimo é em torno dos R$ 30. O risco é muito baixo, já que a aplicação é garantida pelos cofres nacionais. Há cobrança de IR.

Fundos de Investimento em Renda Fixa

Trata-se de aplicação financeira captada por um conjunto de investidores. Bem geridos, costumam render mais que o CDI, por exemplo. O investimento se dá em uma carteira variada de ativos. Há cobrança de IR.

Previdência Privada

Além da previdência pública, o mercado dispõe de opções privadas, também de longo prazo. Mas, atenção: cada plano ou fundo oferece uma rentabilidade diferente, a depender da modalidade de investimento escolhida.

Há várias outras opções de investimentos no mercado. Seja qual for a que você venha escolher, pode garantir uma renda extra que você nem imaginaria ter.

Sabe a mensalidade da academia que mencionamos no começo deste post? É o tipo de despesa que pode sair em breve do seu próximo rendimento, e não diretamente do seu suado orçamento.

Quer mudar a realidade do seu bolso? Detox nele!