Quais são os maiores erros na hora de realizar o financiamento imobiliário?

Você pretende financiar um imóvel? Então leia este post e aprenda o que não fazer quando for comprar um imóvel

Atualizado em dezembro 5, 2020 | Autor: Michelle
Quais são os maiores erros na hora de realizar o financiamento imobiliário?

A casa própria é o sonho de muitas pessoas, e o financiamento é um meio de pagamento que pode te deixar mais perto de realizar esse sonho. Através dele, você pode adquirir um imóvel e dividir o pagamento em diversas prestações.

Dessa forma, se o seu sonho é ter um imóvel no seu nome, então é preciso tomar muitos cuidados e evitar problemas, certo?

Anúncios


Sendo assim, o Alto Tietê Web preparou uma lista com os principais erros cometidos ao realizar um financiamento imobiliário. Ao saber quais são esses erros, você aprenderá o que não deve ser feito na hora de comprar um imóvel e, assim, poderá realizar o seu sonho sem ter nenhum problema.

Não ter um bom planejamento financeiro

Independente do custo do imóvel desejado, um financiamento imobiliário envolve custos muito altos e, portanto, exige muito planejamento financeiro para que o pagamento não se transforme em uma dívida enorme.

Dessa forma, é preciso ter total conhecimento sobre a sua vida financeira antes de financiar um imóvel, e o planejamento financeiro se mostra como a melhor forma para ter controle sobre as suas finanças

Sendo assim, além de considerar as parcelas do financiamento, é necessário considerar todas as despesas da sua família. Logo, o recomendado é criar um orçamento utilizando uma planilha ou um aplicativo de controle financeiro.

Nessa planilha, você deverá anotar todas as fontes de renda da sua família, e todas as despesas, incluindo aqueles gastos pequenos, que se observados individualmente parecem não pesar no orçamento, mas no final do mês eles se transformam em um valor bem alto.

Ao concluir o orçamento, será possível analisar todas as despesas e avaliar qual será o peso do financiamento no orçamento e, se necessário, cortar despesas para que o financiamento não traga problemas a sua família.

Desconsiderar todos os custos do financiamento

Esse é um erro muito comum, e que deve ser evitado a todo custo por quem deseja comprar um imóvel por meio de um financiamento. Muitas pessoas acreditam que o financiamento possui apenas dois custos: o da entrada e o das parcelas.

No entanto, o financiamento imobiliário possui outros custos além da entrada e das parcelas. Você também terá que arcar com a taxa de avaliação, com o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), e o Registro de Imóvel.

Além disso, há também outras taxas que vão além do financiamento em si, como o IPTU e as taxas de condomínio, por exemplo. Dessa forma, é importante considerar esses valores antes de financiar o imóvel.

Pagar parcelas mais altas do que você pode

O tamanho das parcelas do financiamento deve ser observado com muita atenção, se não, o seu orçamento ficará comprometido.

Inclusive, esse tipo de erro pode estar relacionado a falta de planejamento financeiro. Portanto, não se esqueça de se planejar conforme dito no primeiro tópico deste post!

Observe todas as suas despesas e analise como o valor das parcelas irá afetar o seu orçamento. Se você concluir que a situação ficará muito apertada, é melhor tentar negociar o valor ou até mesmo procurar um outro imóvel com um preço mais adequado.

Não entregar a documentação de maneira adequada

Tanto o comprador quanto o vendedor devem entregar uma série de documentos ao banco que realizará o financiamento, para garantir a segurança do contrato e evitar riscos na transação.

Sendo assim, é importante que você fique atento aos documentos exigidos pelo banco ou instituição financeira. Além de entregar todos os documentos, você também precisa certificar de que todos eles estejam atualizados.

Por fim, você também precisa ficar atento à documentação do imóvel a ser comprado. Observe se a residência possui alguma dívida relacionada a impostos ou taxas de condomínio, e se ela está em dia.

Deixar de ler o contrato

Ler o contrato do financiamento de forma atenta é necessário para evitar surpresas desagradáveis durante o pagamento.

O contrato possui todas as informações referentes ao financiamento: suas regras e os direitos e deveres de todas as partes envolvidas. Além disso, por meio dele você saberá quais são todas as taxas a serem pagas.

Se você não conseguir entender o conteúdo do contrato, procure por um advogado da área de direito imobiliário. Esse profissional poderá analisar o contrato e verificar se há alguma cláusula considerada abusiva e, dessa forma, evitar problemas futuros.

Não fazer a vistoria do imóvel

Para evitar riscos e problemas estruturais. você precisará conhecer a real condição do imóvel que você vai comprar. Logo, a vistoria do imóvel é algo muito importante para quem vai financiar um imóvel.

Primeiramente, faça visitas ao imóvel em diferentes horários e dias da semana. Essa é uma excelente forma de descobrir como é a região e a vizinhança.

Além disso, é preciso estar atento à vistoria realizada pela instituição financeira. É através dela que você descobrirá se o imóvel possui uma boa estrutura, e se ele possui algum problema que te trará gastos extras.

Se você está financiando um imóvel na planta, é preciso visitar a obra constantemente, para ver se está tudo correndo bem. Se não, é possível que a construtora não esteja cumprindo o contrato de forma adequada.

Agir de forma impulsiva

A casa própria é o sonho de muitas pessoas, e o processo de realização desse sonho envolve muitas emoções. Logo, é bom tomar cuidado para não ser tomado pelas emoções e agir de forma impulsiva. Lembre-se que uma compra impulsiva pode gerar arrependimentos futuros.

Portanto, faça uma boa pesquisa de mercado antes de efetuar a compra. Visite vários imóveis diferentes, avalie as suas condições e certifique-se que você está fazendo um bom negócio.

Se você não entender muito do assunto, não deixe de procurar a ajuda de algum profissional.

Lembre-se que o que deve ser evitado aqui é comprar o primeiro imóvel que você encontrar, além dos outros erros que o Alto Tietê Web comentou ao longo deste post.