Saiba o que faz um especialista em e-commerce

Ele desenvolve a estratégia que levará o visitante a se tornar um comprador no menor tempo possível

Atualizado em março 6, 2021 | Autor: Michelle
Saiba o que faz um especialista em e-commerce

Qual é a profissão do futuro?

Esta pergunta é típica do brasileiro, que sempre quer pegar o atalho e levar uma vantagem.

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Não é preciso ser nenhum especialista para entender que uma grande tendência pós pandemia é o e-commerce.

Pelo andar da carruagem, podemos vislumbrar algumas situações e tendências.

Com pessoas trancadas em casa, com uma nova onda de Covid-19 anunciada no Brasil, é óbvio que as vendas pela internet vão novamente explodir.

É aí que entra a profissão de especialista em e-commerce, o gerente de compras online.

 

Transformar visitante em cliente

Este profissional é responsável por analisar o caminho que o comprador faz no site.

Ele precisa encurtar o caminho do momento em que o cliente acessa até o momento da venda finalizada.

O especialista em e-commerce deverá desenvolver esta estratégia que levará o visitante a se tornar um comprador no menor tempo possível.

 

Presença online será exigência para todos

Como a pandemia trouxe novos hábitos, o crescimento espetacular do comércio eletrônico é um deles.

Este crescimento até que era esperado, mas não tão rápido, não em um futuro tão próximo assim.

Grande parte dos brasileiros, ainda desconfiada, estreou nas compras online somente durante a pandemia.

Por este motivo, qualquer empresa deverá ter presença no mundo digital.

Seja através de site de vendas, seja através de aplicativos de mensagens ou ampliação da presença nas redes sociais ou ainda colocar seus produtos a venda nos grandes marketplace.

 

Saiba o que faz um especialista em e-commerce

O especialista em e-commerce vem da área de TI e informática.

Ele precisará manter as atividades da loja virtual funcionamento, gerir processos e acompanhar o fluxo no site.

Por isso, ele precisa garantir o correto funcionamento do site de vendas.

Mais do que isso, precisa estar em constante aprimoramento implementando novas funcionalidades.

Além disso, cabe a este profissional identificar boas oportunidades e colocar em prática com um plano de ações.

 

Quanto ganha um especialista de venda online?

Em geral, o salário médio oferecido em alguns sites de emprego, fica em torno de R$ 3 mil.

 

 

Cada vez mais canais

Já que você já sabe sobre esta profissão do futuro, vamos te dar de bônus informações sobre o e-coomerce que certamente serão do teu interesse.

Os números do e-commerce são impressionantes no Brasil desde 2020.

O cliente já não enxerga mais diferenças nos canais off e online. E a empresa precisa estar preparada.

O cliente quer ter experiência seja presencial ou via internet. A empresa e este profissional precisam estar aptos para atender, inclusive, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), que já nasceu digital.

Se a sua empresa já atua no digital e no físico, mas ainda de forma tradicional, sem integração de canais, vão ter de arregaçar as mangas.

Omnichannel é a palavra do momento. É uma estratégia de usar vários canais para estar mais presente na vida das pessoas e se comunicar com elas.

 

Ferramentas para seu futuro

Gerenciar um negócio no mundo online não é uma tarefa simples.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que podem ser aplicadas ao seu futuro trabalho:

 

Recomendação de produtos – Com essa tecnologia é possível realizar um reconhecimento dos padrões de compra do consumidor.

Assim, pelas buscas deste consumidor, é possível entender suas preferências e mostrar produtos que estejam alinhados ao que se já busca.

Anúncios personalizados – pode-se pagar anúncios dentro da plataforma para atingir diretamente o seu público-alvo.

Além de gerar uma maior visibilidade para seu marketplace,  a mídia paga também pode ser usada para aumentar a geração de tráfego para o seu site.