O Campeonato de Tênis de Wimbledon de 2020 foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus, anunciou o All England Club na última quarta-feira (1º). É a primeira vez que os campeonatos, que são realizados entre 28 de junho e 11 de julho, são cancelados desde a Segunda Guerra Mundial.

O exemplo do tênis mostra como o surto do coronavírus, que já matou mais de 47 mil pessoas em todo o mundo, afetou eventos esportivos a nível mundial. A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, infectou quase 938 mil pessoas em todo o mundo.

Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, adiaram os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que agora acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. A decisão foi tomada após semanas de espera, já que os organizadores locais e o COI estavam sob crescente pressão de atletas, organismos olímpicos nacionais e federações esportivas. Os eventos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Futebol

O futebol na Rússia foi suspenso até 10 de abril. A liga russa foi a competição esportiva ainda ativa mais assistida na Europa no final de semana passado, com mais de 33.000 fãs em um de seus jogos. Porém, a Federação Russa de Futebol concordou em suspender imediatamente todas as competições em uma reunião em 17 de março.

O Campeonato das Nações Africanas 2020, torneio de futebol marcado para abril, em Camarões, foi adiado por tempo indeterminado, como informou a Federação Africana de Futebol em 17 de março.

A Copa América deste ano foi adiada para 2021, como informou a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) em 17 de março. O torneio de 12 equipes estava originalmente programado para acontecer de 12 de junho a 12 de julho na Colômbia e na Argentina.

O campeonato da Euro 2020 foi adiado até 2021, afirmou a UEFA em comunicado em 17 de março. A UEFA disse que o torneio de 24 equipes, que deveria ser realizado em 12 países do continente, de 12 de junho a 12 de julho deste ano, será realizado de 11 de junho a 11 de julho de 2021.

Na Inglaterra, todo o futebol de elite foi suspenso até pelo menos 30 de abril. A UEFA, em 1º de abril, suspendeu todos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Todos os jogos das seleções nacionais que estavam marcados para junho também foram adiados.

A FIFA e a Confederação Asiática de Futebol concordaram em adiar as partidas classificatórias da Copa do Mundo na Ásia em março e junho. O início das novas temporadas das ligas profissionais chinesa, japonesa e sul-coreana foram adiadas.

Os jogos da Liga dos Campeões da Ásia envolvendo os clubes chineses Guangzhou Evergrande, Shanghai Shenhua e Shanghai SIPG foram adiados. O início das eliminatórias foi adiado para setembro. A Confederação de Futebol Africano adiou duas rodadas das eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2021, programadas para os dias 25 e 31 de março.

Uma partida de exibição entre o México e a Colômbia programada para 30 de maio, em Denver, foi cancelada. As três divisões da Liga Nacional da Inglaterra também foram suspensas indefinidamente.

Maratonas

A Maratona de Londres, prevista para 26 de abril, foi adiada para 4 de outubro. A Maratona de Boston, originalmente prevista para 4 de abril, está prevista para 14 de setembro. As maratonas de Amsterdã, Paris e Barcelona também foram adiadas. No Japão, em 1º de março, a Maratona de Tóquio, que geralmente atrai 300.000 participantes, foi restrita a apenas 200 corredores de elite.

Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 deveriam ser adiados. A decisão foi tomada após semanas de espera, já que os organizadores locais e o COI estavam sob crescente pressão de atletas, organismos olímpicos nacionais e federações esportivas. Os eventos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Atletismo

O Campeonato Mundial de Atletismo, programado para acontecer em Nanquim (China), de 13 a 15 de março, foi adiado para o próximo ano.

Fórmula 1

O Grande Prêmio do Azerbaijão é o mais recente adiamento do calendário, o que significa que não haverá corridas de Fórmula 1 até o meio de junho. A corrida no Circuito de Baku estava marcada para 7 de junho. A Fórmula 1 cancelou o GP da Austrália na abertura da temporada, depois que um membro da equipe da McLaren contraiu o coronavírus. A corrida estava marcada para 15 de março.

O Grande Prêmio do Bahrein e do Vietnã foram adiados. Esses eventos foram agendados para as datas de 20 a 22 de março e 3 a 5 de abril, respectivamente. O Grande Prêmio da China, em Xangai, que estava marcado para 19 de abril, também foi cancelado. As corridas na Holanda, Espanha e Mônaco em maio foram adiadas, informou a FIA em 19 de março.

Corridas

As 500 Milhas de Indianápolis, evento programado para 24 de maio, foi adiado para 23 de agosto e não será realizado no fim de semana do Memorial Day pela primeira vez desde 1946. O MotoGP francês, programado inicialmente para os dias 15 e 17 de maio em Le Mans, foi adiado por causa do “surto contínuo de coronavírus”, anunciaram os organizadores em 2 de abril.

Tênis

A turnê profissional de tênis – masculina e feminina – foi suspensa até 7 de junho, com todos os torneios de saibro (terra batida) na Europa cancelados. As classificações ATP e WTA foram suspensas até novo aviso.

O Aberto da França foi adiado para 20 de setembro a 4 de outubro, disseram os organizadores em 17 de março. O principal da quadra de saibro estava programado para ser disputado de 24 de maio a 7 de junho.

As finais do tênis da Fed Cup em Budapeste também foram adiadas. A reformulação da competição feminina de 12 equipes, agendada de 14 a 19 de abril, bem como uma série de eliminatórias foram canceladas “em resposta às preocupações com a saúde e com a Covid-19”, informou a ITF em comunicado. Novas datas ainda não foram anunciadas.

Também houve decepção para os fãs de tênis na Califórnia, Estados Unidos, com o cancelamento do Aberto BNP em Indian Wells. Também foram cancelados o Aberto de Xi’an, programado de 13 a 19 de abril, e o Aberto de Kunming, marcado de 27 de abril a 3 de maio. Ambos os eventos ocorreriam na China.

No Reino Unido, a Diretoria Principal do All England Club e o Comitê de Gestão do Campeonato, decidiram, em 1º de abril, cancelar o Grand Slam de Wimbledon, formalmente conhecido como Campeonato de 2020. O 134º Campeonato será realizado de 28 de junho a 11 de julho de 2021.

Boxe

As eliminatórias das Olimpíadas de Tóquio para Ásia e Oceania foram transferidas da Jordânia para a China. No entanto, os torneios de boxe europeus, americanos e finais de qualificação para os Jogos Olímpicos foram suspensos, disse o Comitê Olímpico Internacional.

A disputa pelo título mundial do britânico Anthony Joshua contra o búlgaro Kubrat Pulev provavelmente ocorrerá no final do ano, em vez de 20 de junho, no estádio do Tottenham Hotspur em Londres, conforme programado.

Basquete

A National Basketball Association (NBA) disse, em 11 de março, que estava suspendendo a temporada até novo aviso, depois que um jogador do Utah Jazz testou positivo para o vírus.

O sorteio da WNBA será virtual neste ano. A liga das mulheres anunciou que seu rascunho ainda será realizado no dia 17 de abril, como originalmente previsto, mas sem jogadores, fãs ou mídia presentes devido à pandemia de coronavírus.

Rugby

Na França, a Federação de Rugby disse em 13 de março que estava suspendendo todas as suas competições devido ao surto. Pelo menos três partidas das Six Nations foram adiadas. Além disso, o jogo das Six Nations feminina entre a Escócia e a França foi adiado depois que uma jogadora escocesa deu positivo para o coronavírus. As etapas de Singapura e Hong Kong da World Rugby Sevens Series também foram adiadas de abril para outubro.

MotoGP

As duas primeiras rodadas da temporada no Catar, programadas para os dias 6, 7 e 8 de março, não foram realizadas. A corrida na Tailândia, prevista para 22 de março, foi adiada. As etapas de abril no Texas e na Argentina foram adiadas para novembro. O Grande Prêmio da Espanha, marcado para 3 de maio, também foi adiado. É a quinta corrida de MotoGP a ser cancelada ou adiada devido ao coronavírus.

Tênis de mesa

O Campeonato Mundial em Busan, na Coréia do Sul, foi adiado provisoriamente de março para junho. O World Tour Japan Open, que aconteceria de 21 a 26 de abril, em Kitakyushu foi adiado.

Golfe

O evento Honda LPGA Tailândia e o Campeonato Mundial Feminino do HSBC em Cingapura foram cancelados. O Campeonato do Maybank em Kuala Lumpur e o Aberto da China foram adiados. Os abertos da Índia e da China foram adiados. O torneio de golfe feminino Evian Masters foi transferido para agosto.

O Dubai Duty Free Irish Open anunciou em 30 de março que seria adiado devido à pandemia de coronavírus. A turnê européia confirmou que o evento, agendado para os dias entre 28 e 31 de maio em Mount Juliet, foi adiado após “consulta com todas as partes interessadas”.

Ciclismo

As principais corridas de bicicleta de Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège foram adiadas, disseram os organizadores em 17 de março. Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège, que devem ocorrer nos dias 12 e 26 de abril, respectivamente, são duas das cinco corridas monumentais do calendário de ciclismo junto ao Tour da Flandres, Milão-Sanremo e o Tour da Lombardia.

O Tour da Flandres e o Milão-Sanremo já foram adiados. Uma nova data ainda não foi definida para as corridas. As duas etapas finais do UAE Tour foram canceladas depois que dois participantes italianos testaram positivo para o coronavírus.

Quatro equipes se retiraram de várias corridas de bicicleta na Itália. O início do Giro d’Italia, em 9 de maio, em Budapeste, foi adiado. Uma nova data não será determinada até pelo menos 3 de abril.

Baseball

O torneio final de qualificação para as Olimpíadas em Taiwan foi adiado de abril para junho. As ligas profissionais do Japão e da Coréia do Sul adiaram o início da nova temporada.

A Major League Baseball (MLB), a liga profissional de beisebol dos EUA, suspendeu seu “treinamento de primavera”, um período de entressafra que apresenta práticas e jogos de exibição que permitem aos treinadores testar novos jogadores em equipes diferentes.

O MLB também atrasou seu dia de abertura, programado para 26 de março, por pelo menos duas semanas. Os jogos da MLB programados para serem disputados na Cidade do México e San Juan, Porto Rico, foram cancelados.

NCAA

A National Collegiate Athletic Association (NCAA) cancelou jogos programados para homens e mulheres na quinta-feira à tarde. A NCAA organiza todos os esportes para atletas da universidade, uma liga importante que revela jovens talentos para recrutadores de esportes profissionais nos EUA. O cancelamento se estende a todos os campeonatos programados na primavera, incluindo hóquei, beisebol e lacrosse.

Cricket

A Cricket World Cup Challenge League A, programada para começar em 16 de março, na Malásia, foi adiada. O Pakistan Cricket Board anunciou que os jogos da Superliga do Paquistão em Karachi serão disputados sem espectadores no estádio. A série de amistosos da Inglaterra no Sri Lanka, programada para começar em 19 de março, foi adiada.

Judô

A Federação Internacional de Judô cancelou todos os eventos de qualificação olímpica até o final de abril.

Levantamento de peso

O Campeonato Asiático, marcado no Uzbequistão de 16 a 25 de abril, foi cancelado.

Esportes de inverno

O Campeonato Mundial Feminino de Hóquei no Gelo no Canadá foi cancelado. O Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta em Seul, Coréia do Sul, foi adiado para pelo menos outubro.

Futebol australiano

O jogo da AFL entre Saint Kilda Saints e Port Adelaide Power, marcado para 31 de maio na China, foi transferido para Melbourne.

NHL

A Liga Nacional de Hóquei, sediada principalmente nos EUA, mas com equipes no Canadá, suspendeu sua temporada indefinidamente em 12 de março.

Luta livre

O evento de qualificação para as Olimpíadas da Ásia, que aconteceria de 27 a 29 de março, foi transferido de Xi’an, na China, para Bishkek, no Quirguistão. Em 29 de fevereiro, o Quirguistão se retirou como anfitrião.

Corrida de cavalo

A Copa do Mundo de Dubai, uma das corridas de cavalos mais ricas do mundo e um dos principais eventos esportivos anuais nos Emirados Árabes Unidos, prevista para 28 de março, foi adiada para o próximo ano, twittou o escritório de mídia do governo de Dubai em 22 de março.

A 146ª corrida do Kentucky Derby foi transferida para 5 de setembro. Será a primeira vez que a corrida de cavalos de renome mundial não ocorrerá no primeiro sábado de maio desde 1945, quando foi transferida por causa da Segunda Guerra Mundial.

Badminton

A Badminton’s Thomas e a Uber Cup Finals, organizadas em Aarhus, na Dinamarca, foram adiadas de 16 a 24 de maio para 15 a 23 de agosto. O evento bienal apresenta equipes nacionais.