Estratégias para economizar – muito – nas compras de final de ano
Comece, apenas comece, e você vai ver a diferença
Para aproveitar essa época festiva sem comprometer suas finanças, é fundamental criar um orçamento para suas compras de final de ano.
Planejamento e orçamento financeiro são palavras que você não pode esquecer.
Ao planejar suas despesas deste final de ano ou suas compras com cartão de crédito você vai se sentir mais seguro e não vai entrar o Ano Novo com uma fatura pesada.
Mas, corra que essa época do ano passa rápido, então, bora colocar em prática?
Neste post, vamos te explicar a importância de se planejar nesta época, vamos fornecer o passo a passo para criar um orçamento financeiro e, por fim, fazer sobrar dinheiro no final do mês. Topa essa desafio? Então, cola aí!
Entenda a importância de criar um orçamento
Antes da gente te falar das dicas para economizar nas compras de final de ano, temos uma dica mais importante.
Da mesma força que criar um orçamento detalhado vai fazer você evitar dívidas em compras impulsivas nesta época, ter um orçamento financeiro ao longo do ano fará uma diferença gigante no seu bolso.
É que quando você estabelece um limite para seus gastos, você evita acumular dívidas, principalmente no cartão de crédito, pois a gente sabe que o limite “é sedutor”.
Além disso, ter um orçamento te ajuda a definir quais são suas prioridades e a alocar seus recursos de forma mais eficiente.
Então, aproveitamos este conteúdo financeiro criado especialmente para te ajudar, e vamos explicar uma estratégia só para você criar um orçamento financeiro para esta época e depois seguir usando ao longo de 2025.
Saiba elaborar seu orçamento e aprenda a economizar nas compras de final de ano
Aproveite agora para adquirir este hábito e tornar sua vida financeira mais plena em 2025.
Sendo assim, veja como criar um orçamento para as despesas de final de ano com cartão de crédito:
1º passo
Liste todas as suas fontes de renda, anote todos os seus rendimentos, como salário, 13º salário, bônus e outras fontes de renda extras.
2º passo
Identifique todas as suas despesas fixas, então, neste item, inclua aluguel, contas de água, luz, telefone, plano de saúde, parcelamentos e outras despesas fixas.
3º passo
Liste as despesas variáveis, ou seja, alimentação, transporte, lazer e outras despesas que variam ao longo do mês.
4º passo
Agora que você sabe quanto ganha e quanto gasta, defina um valor máximo para cada categoria das despesas de final do ano.
Ou seja, estabeleça um valor máximo para presentes, transportes, ceia, festas, decoração para o Natal, passeios e outros.
Por exemplo, quanto você pode gastar com presentes para a família e todos que você precisa presentear. Põe o valor na planilha.
Depois, veja quanto pode ou pretende gastar em decoração, em luzinha, em pinheirinho de Natal.
Veja em relação a despesas para as festas de final de ano com comida e bebida, estabeleça um limite e pesquise preços, pois a diferença pode ser grande.
E assim por diante, vá listando todas as compras necessárias e comece o planejamento e a pesquisa agora mesmo! Vai valer a pena!
5º passo
Utilize um app ou planilha para acompanhar seus gastos e verificar se você está dentro do orçamento.
Veja dicas para economizar – muito nas suas compras de final de ano
Então, viu como é fácil? Reparou que no item 4 a gente demorou um pouquinho mais nas explicações e nos exemplos? Essa é a ideia, criar um orçamento “normal” para usar ao longo do ano, mas aproveitando para colocar em prática agora, nas suas compras.
Assim, você vai ver exatamente quanto economizou, ou melhor, quanto você fez seu dinheiro render e, feliz com o êxito, tornar esta atividade um hábito para ter um 2025 mais pleno na área financeira!
Já que falamos em orçamento e planejamento para as despesas de final de ano com cartão de crédito, vamos dar um passo adiante.
Veja algumas dicas para você economizar nesta época e dar uma folguinha ao seu cartão:
— Anote todos os presentes que você precisa comprar e o valor que pretende gastar em cada um deles.
— Pesquise os preços em diferentes lojas, tanto físicas quanto online.
— Fique de olho em promoções e descontos e, se for compra em loja física, negocie descontos, ainda mais se você vai comprar “em quantidade”.
— Se necessário, divida suas compras em várias parcelas para não se enrolar quando a fatura chegar e cair no rotativo.
— Se a ceia de Natal ou alguma outra celebração será na sua casa, que tal aproveitar as semanas que faltam e aprender – e praticar – uma receita para cozinhar em casa?
— Por fim, organize um amigo secreto ou um amigo ladrão, pois além de garantir a diversão do grupo, você economiza – muito – comprando apenas um presente em vez de vários!
Confira dicas para economizar nas compras de final de ano
Para reforçar, se acaso, só por acaso, você esteja pensando em como aproveitar o Natal, ainda, sem estourar o orçamento… nós vamos te ajudar um pouco mais.
Vamos finalizar o post trazendo algumas dicas para te ajudar, começando pelo planejamento antes que chegue a tão esperada data. Mas, corre, ainda dá tempo, mas o tempo passa rápido:
Planeje seu orçamento: Defina um valor máximo que você pode gastar nas festas de fim de ano.
Compare preços: Pesquise os preços em diferentes lojas antes de realizar suas compras.
Compre à vista: às vezes, pagar à vista dá desconto, então, aproveite. Além disso, se você é um descontrolado nas finanças, essa é a melhor forma de evitar juros e encargos. Ah, você não se planejou e não tem grana? Corre fazer um “freela”, um “bico” e arrume a grana que você não tem – e que vai precisar. Bora?
Aproveite as promoções: Fique atento a promoções e descontos.
Negocie descontos: Não tenha medo de negociar descontos com os vendedores.
Utilize o dinheiro de volta: Alguns cartões de crédito oferecem programas de cashback, então, aproveite para comprar o que precisa e receber parte do valor das suas compras de volta.
LEIA MAIS:
Se você precisa de um bom cartão – sem anuidade e é disponibilizado de modo rápido e fácil – o ATW Finanças pode te ajudar.
Ficou interessado? Clique no botão que te redirecionaremos direto para o site oficial do Banco, onde poderá fazer sua solicitação.