Extrato Bancário: registro detalhado das suas transações financeiras

Saiba o que é um Extrato Bancário e qual a importância de você ter um registro detalhado das suas transações financeiras

Atualizado em novembro 17, 2023 | Autor: Michelle
Extrato Bancário: registro detalhado das suas transações financeiras

Você sabe para que serve e o que significa ter um extrato bancário?
Eles não são apenas um simples pedacinho de papel ou aquele histórico que aparece no app do seu banco pelo celular.
Extratos bancários são algo muito importante, pois sem o extrato talvez você não teria uma visão mais ampla da sua situação financeira.
Além disso, o extrato bancário te ajuda a controlar o que você compra também o que não comprou mas está no extrato, trazendo segurança monetária.

Ou seja, quando você solicita o extrato bancário, você pode ver tudo, transações, cobranças, compras.
Desta forma, caso verificar alguma transação estranha, que não tenha sido realizada por você, você pode acionar o seu banco para verificar a situação.
Além disso, os extratos bancários também servem como comprovante, por exemplo, para solicitar um financiamento ou empréstimo, servindo como um comprovante de renda.
E então, quer saber tudo sobre o extrato bancário? Vem com a gente e confira agora mesmo.

Anúncios


Saiba como tirar suas dúvidas sobre Extrato Bancário

Com certeza, em um mundo cada vez mais bancarizado, é difícil acompanhar tudo de forma rápida e fácil sobre a situação financeira.
Então, os extratos ajudam você a conferir sobre os movimentos realizados em tal conta ou tal banco.
Imagina, a importância de um extrato para conferir quando um cheque foi descontado.
Ou seja, embora os cheques ainda sejam usados, embora em menor número, imagina como saber se uma referida folha de cheque “caiu” ou não na sua conta. Sem o extrato, seria quase impossível.
Então, é por isso que é muito importante, pois te ajuda a saber da sua situação e também a tomar decisões financeiras que sejam mais certas.

Saiba o que é um extrato bancário

Para a gente definir o que significa o extrato bancário de forma técnica, ele nada mais é que um documento disponibilizado pelo banco para mostrar todas as ações da sua conta ou cartão em determinado período.
Ou seja, como já falamos, os extratos bancários trazem informações de tudo, desde a transferências, pagamentos de contas, depósitos e compras.
Embora você possa pensar que extra é somente um pedacinho de papel, com os tempos modernos, as informações do referido “papelzinho” atualmente continuam cumprindo sua função (saindo dos caixas eletrônicos), embora seja de forma online ou em PDF.
A
Mas, afinal, você sabe o que tem no extrato bancário?

Saiba o que está presente no extrato

Então, você sabe o que compõe o extrato bancário?

Pois bem, ele vai possuir diversos dados financeiros sobre você ou sobre as pessoas que utilizam essa conta.
Então, como já falamos, o extrato bancário é muito importante, pois mostra um raio-x da sua conta.
Sendo assim, veja o que compõe “aquele pedacinho” de papel, que é o seu extrato bancário:
-Movimentos da sua conta: ajuda você a ter uma visão geral dos seus gastos e também do que você pode cortar da sua renda
-Posição financeira global: através do extrato, você terá acesso a todo o dinheiro que você possui no referido banco, seja poupança ou créditos, por exemplo.
-Data do extrato: você consegue ver quais e quando os seus movimentos foram realizados, como no exemplo do cheque.
– Saldo da sua conta: com ele, você terá mais informações sobre a sua situação financeira atual e quanto dinheiro permanece nessa conta bancária.