2020 já está quase no fim, e você provavelmente já deve estar se perguntando quais serão os feriados prolongados de 2021 para fazer aquela viagem, não é mesmo?

Pois bem, em 2021 haverá 11 feriados prolongando para você descansar bastante e conhecer novos lugares.

Sendo assim., 2021 tem tudo para ser um bom ano para viajar, e se você ainda não sabe para onde viajar, essa lista criada pelo Alto Tietê Web com certeza vai te ajudar!

Selecionamos aqui 7 destinos imperdíveis, que podem agradar a quem quer passar o final de semana descansando em um alugar tranquilo, e a quem quer aventuras na natureza ou mesmo aproveitar a vida noturna.

Antes de ver a lista, dê uma olhada nas datas de feriados nacionais prolongados de 2021, para que você ir se programando:

  • 01/01 (Sexta) – Confraternização Universal
  • 15/02 e 16/02 (Segunda e terça) – Carnaval
  • 02/04 (Sexta) – Sexta-Feira Santa
  • 03/06 (Quinta) – Corpus Christi
  • 07/09 (Terça) – Independência do Brasil
  • 12/10 (Terça) – Dia de Nossa Sr.ª Aparecida
  • 02/11 (Terça) – Finados
  • 15/11 (Segunda) – Proclamação da República

1 – Ouro Preto (MG)

Foto: Monique Renner/site Guia Melhores Destinos

Ir a Ouro Preto e conhecer seu centro histórico é como fazer uma caminhada pelo passado de Minas Gerais. A cidade foi fundada em 1711, e muitas das construções da cidade estão conservadas até hoje.

Em suas igrejas históricas e museus, é possível conhecer muita coisa sobre a história de Minas Gerais e do Brasil.

Entretanto, a cidade não possui apenas atrações para os amantes de história. Na região da cidade, existem diversas atrações para quem quer atividades mais ecológicas, como trilhas e banhos de cachoeira.

2 – Capitólio (MG)

Foto: Monique Renner/site Melhores Destinos

Capitólio se tornou um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. A pequena cidade está localizada no interior de Minas Gerais, nas proximidades da Serra da Canastra.

O Lago de Furnas é o grande destaque da cidade. Conhecido como “Mar de Minas Gerais”, o lago artificial é gigantesco, com seus 1.440 km², ele abrange 34 municípios nas redondezas.

Sendo assim, ele é um destino perfeito para quem quer aproveitar um feriado prolongado relaxando, tomando um banho no lago, ou até fazendo um passeio de lancha.

3 – Gramado (RS)

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

De Minas Gerais, vamos direto para o Rio Grande do Sul. A cidade de Gramado é o destino mais popular da Serra Gaúcha, e pode ser visitada em qualquer época do ano.

A encantadora cidade possui atrações para todos os gostos. O Mini Mundo, por exemplo, é uma espécie de museu a céu aberto, que é praticamente uma minicidade, onde é possível ver réplicas de diversas construções famosas do mundo.

A Rua Coberta e a Igreja São Pedro são outros pontos que devem ser vistos por qualquer visitante.

Além disso, vale a pena conhecer a cidade de Canela, que fica a apenas 7km de Gramado. A cidade possui algumas atrações como a Cascata do Caracol, a maior queda d’água do Rio Grande do Sul, e os Bondinhos Aéreos, que oferecem uma bela vista da região.

4 – Trancoso (BA)

Foto: Monique Renner/site Guia Melhores Destinos

Aproveitar as praias da Bahia durante um feriado prolongado é sempre uma ótima ideia, e o vilarejo de Trancoso é um local muito tranquilo e com praias belíssimas, sendo assim uma ótima pedida para que quer tomar um banho de mar no feriadão.

O vilarejo fica perto de Porto Seguro e do Arraial D’Ajuda, dois destinos conhecidos da Bahia. Além de aproveitar o mar, vale a pena fazer uma longa caminhada pelas praias, tanto no sentido do Arraial D’Ajuda quanto no sentido da Praia dos Espelhos.

Além disso, fazer um passeio de lancha pela região, ou mesmo andar de quadriciclo também são excelentes opções para aproveitar o feriado em Trancoso!

5 – São Paulo (SP)

Foto: Retirada do site abraco.org.br

São Paulo é um excelente destino para quem deseja curtir um feriado prolongado em uma cidade grande, em que alguma coisa interessante está acontecendo o tempo todo.

Existe uma infinidade de coisas para se fazer em São Paulo, tanto que é praticamente impossível listar tudo.

Para quem está interessado em atrações culturais, a cidade possui diversos museus, como o MASP, a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira e muitos outros!

Para quem quer aproveitar festas e bares, a Avenida Paulista e os diversos bares da Rua Augusta são dois ótimos exemplos para quem quer curtir a noite. Além disso, há outros locais interessantes, como o Largo da Batata e o Bexiga, que é uma das regiões mais antigas de São Paulo.

6 – Bonito (MS)

Foto: Retirada do site https://www.melhoresdestinos.com.br/

Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul que guarda um verdadeiro paraíso natural, que realmente faz jus ao nome da cidade!

O grande destaque aqui são os rios que cercam a cidade. Os passeios de flutuação no Rio da Prata e na nascente do Rio Sucuri são imperdíveis. Além disso, para quem gosta de uma boa trilha, a Estãncia Mimosa também é imperdível, principalmente porque há 8 cachoeiras no circuito.

Além disso, não podemos deixar de destacar a Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais mais famosos da cidade, com seu famoso lago azul em meio a uma formação cavernosa, e as Grutas de São Miguel, com suas interessantíssimas formações geológicas.

7 – Ubatuba (SP)

Foto: Retirada do site https://guia.melhoresdestinos.com.br/

Ubatuba fica no litoral de São Paulo e é uma região maravilhosa, perfeita para quem quer ficar o dia todo na praia durante um feriadão. Além disso, a região possui cerca de 100 praias, então você terá muitas opções.

Se você quer aproveitar o feriado em um local paradisíaco, você precisa conferir a Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim, que inclusive, não costumam ficar tão cheias mesmo em feriados prolongados.

A Praia do Félix, por sua vez, é mais adequada para quem gosta de povão, já que ela é uma das praias mais populares da região. Além disso, ela é perfeita para quem gosta de esportes aquáticos, como o snorkeling.

Agora, se você quer mesmo fazer uma boa caminhada e conhecer várias praias espetaculares no percurso, a Trilha das Sete Praias é um excelente programa. O percurso de 10km pode ser feito a partir da Praia da Fortaleza até a Praia da Lagoinha, ou vice-versa.