Chegaram as férias! Finalmente, a vacinação contra a COVID-19 permite que essas férias sejam diferentes do último ano (ainda bem!) E, para tornar esse descanso ainda mais especial e matar a saudade de passear, é muito importante aproveitar de forma caprichada, não é mesmo?
Mas, quando pensamos em passeio nas férias, já pensamos em todos os gastos que vão aparecer pelo caminho. Afinal, como viajar sem gastar dinheiro? É quase impossível!
O fator da instabilidade econômica ainda é uma realidade nas famílias brasileiras, então é importante ter cautela para não atrair dívidas ou contas inesperadas.
Bom, nessas horas, é necessário usar a criatividade. Porque sim, é possível aproveitar as férias gastando pouco.

Saiba como aproveitar suas férias

E se você deseja aproveitar as suas férias junto com a sua família neste ano, mas o dinheiro está apertado… não se preocupe!
Para te ajudar, o Alto Tietê Web listou algumas dicas imprescindíveis para você que quer aproveitar as férias e economizar! Vem conferir!

Mas como economizar?

Para aproveitar as suas férias, relaxar e descansar, mas sem deixar de economizar, é muito importante traçar um plano prévio antes de cair na estrada para não enfrentar nenhuma surpresa na fatura ou na conta bancária.
Por isso, tenha em mente os seguintes fatores:
● Quanto você pode gastar?
Antes de tudo, é importante você ter em mente o quanto você pode gastar e reservar um dinheiro só para isso! Dessa forma, você não terá pendências no ano que vem com as faturas do cartão de crédito.
● Compre antes o que for consumir
A gente sabe que na estrada, postos de gasolina, beira-mar, entre outras localidades “turísticas” os valores são bem exorbitantes. Uma garrafinha de água pode passar dos R$ 7 reais! Então, seja esperto e já abasteça o carro/a mala com mantimentos para que você consiga economizar na hora de comprar alguma coisa na viagem.
● Planeje!
Assim como as reservas, a alimentação, estadia, etc., é importante planejar tudo o que você vai fazer. Esse ponto é primordial para um passeio econômico, principalmente se você for passar em outro lugar, que você não conhece muito. Pesquise e se planeje!

Dicas de passeios econômicos

É possível aproveitar diversos passeios, lazer e entretenimento sem gastar muito dinheiro, sim! Nós listamos alguns programas perfeitos para curtir em família — muitos deles, de graça! Confira abaixo:
1. Aposte em programas culturais gratuitos
Diversas cidades pelo país oferecem espetáculos gratuitos. Exposições, festivais culturais, teatros, shows, entre outros programas de entretenimento são realizados pela prefeitura em diversas cidades e oferecem entrada franca.
Diversos estabelecimentos culturais pela cidade contam com uma programação gratuita e é nesses programas que devemos focar!
2. Visite os pontos turísticos da sua cidade
Muitas pessoas moram em lugares com ótimos pontos turísticos, mas que nunca visitaram…
Aproveitar as férias para isso é um ótimo momento de lazer e descanso.
Levar as crianças a estes lugares pode ser um ótimo passeio, ainda mais por abrangerem grande bagagem cultural.
O zoológico, por exemplo, é um ótimo programa para ensinar às crianças sobre a fauna e a flora local, principalmente por haver diversas espécies.
3. Aproveite para visitar as exposições locais
Que tal aproveitar essas férias para conhecer um pouco da história brasileira? Visitar museus é um ótimo passeio, principalmente para conhecer a arte local
O Brasil é um país de muita diversidade, em todos os seus sentidos. Um deles é o cultural, que abrange diversas essências do mundo em um só local. Aproveite e confira as exposições que estão disponíveis nos museus locais da sua cidade!