10 filmes dos anos 90 para você relembrar

O Alto Tietê Web escolheu dez filmes da década de 90 para você relembrar

Atualizado em novembro 28, 2020 | Autor: Michelle
10 filmes dos anos 90 para você relembrar

O prolífico cinema dos anos 90 marcou a infância e adolescência de muitas pessoas. Mas isso não foi à toa, afinal de contas, a década foi recheada por diversos filmes criativos e premiadíssimos.

Sendo assim, o Alto Tietê Web selecionou 10 dos principais filmes da década que valem a pena serem revistos. Durante a criação da lista, certificamo-nos de escolher filmes para todo tipo de gosto.

Anúncios


A seguir, você confere a lista completa!

1 Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros

Esse filme fez com que muitas pessoas passassem a se interessar por dinossauros!

Com efeitos especiais incríveis para a época, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros é um filme que mistura ação e ficção científica. O filme se passa em um parque temático habitado por dinossauros, que foram recriados a partir de avançadas técnicas genéticas.

O enredo gira em torno de um grupo de paleontólogos que estão visitando o parque, a convite do bilionário por trás dele. Tudo parece bem, até que após uma queda de energia provocada por uma tempestade, vários dos predadores mantidos no parque escapam de suas jaulas e passam a caçar os visitantes.

2 Central do Brasil

Não poderíamos deixar de mencionar um filme brasileiro nesta lista, não é mesmo? Por isso, escolhemos um clássico absoluto do cinema nacional: Central do Brasil.

O filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), que trabalha na estação rodoviária Central do Brasil. Seu trabalho é curioso: ela escreve cartas a pedido de analfabetos. Entretanto, raramente ela envia essas cartas. Certo dia, ela conhece um garoto chamado Josué (Vinicius de Oliveira), um garoto de 9 anos que perdeu a mãe. Ela não aceita tomar conta da criança, mas decide partir com ele rumo ao nordeste do Brasil, para que ele encontre o seu pai.

Central do Brasil rendeu uma indicação ao Oscar para Fernanda Montenegro, na categoria Melhor Atriz. Entretanto, ela não recebeu a estatueta.

3 Forrest Gump – O Contador de Histórias

“Corra Forrest, corra!”, quem não se lembra dessa frase marcante do clássico Forrest Gump?

Forrest Gump – O Contador de Histórias é um grande clássico dos anos 90. O filme conta a história de um homem chamado Forrest Gump, vivido por Tom Hanks, que desde cedo é considerado um garoto com uma inteligência abaixo da média, mas que possui uma história de vida incrível.

Apesar da limitação, Forrest é uma pessoa excepcional, que participou de diversos eventos históricos dos Estados Unidos, e possui uma enorme preocupação com Jenny, o seu amor de infância.

Além de tudo, o filme recebeu diversos prêmios quando foi lançado, incluindo 6 estatuetas do Oscar.

Sem sombra de dúvida, esse é um filme essencial para qualquer pessoa que adora história inspiradoras!

4 O Sexto Sentido

Esse filme de suspense foi um marco nos anos 90, e é considerado uma referência para o gênero até os dias de hoje.

O filme conta a história de Cole (Haley Joel Osment), um garoto de 8 anos que consegue ver espíritos. Ele é atendido pelo psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que aceita ajudá-lo a descobrir o que está por trás das visões.

Pela sinopse, o filme pode parecer até simples, mas ele é repleto de surpresas e reviravoltas incríveis.

5 Titanic

Titanic é um dos filmes mais conhecidos da década de 90. Ele foi o primeiro filme a arrecadar mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria, e foi indicado a 14 categorias do Oscar, e faturou 11 prêmios, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.

O sucesso não veio à toa, o roteiro do filme é inspirado na tragédia do navio Titanic, e conta a história de Jack (Leonardo diCaprio), um artista pobre, e Rose (Kate Winslet), uma jovem rica. No decorrer do filme, ambos vivem uma história de amor, que caminha para um fim trágico.

Dessa forma, se você está querendo um bom drama para assistir, Titanic é uma excelente opção.

6 Toy Story

Toy Story é uma animação clássica produzida pela Disney Pixar. A animação foi muito premiada, e recebeu 3 estatuetas no Oscar

Em Toy Story, os brinquedos de um garoto chamado Andy ganham vida quando ninguém está olhando. Cada brinquedo do garoto possui uma personalidade própria, e eles convivem tranquilamente entre si, até que chega o aniversário de Andy, quando ele ganha um novo brinquedo de presente.

O novo brinquedo, um boneco astronauta chamado Buzz Lightyear, passa a gerar desconfiança entre os brinquedos antigos, especialmente em Andy, o brinquedo favorito de Andy.

A rivalidade entre os dois bonecos passa a gerar diversos conflitos, fazendo com que Toy Story seja um filme leve e divertidíssimo.

7 Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim foi o filme que fez com que o mundo conhecesse o ator Macaulay Culkin, que vive o personagem Kevin. Além de clássico noventista, esse filme também é uma excelente comédia natalina!

A trama é bem simples: a família de Kevin saiu de férias e, acidentalmente, esqueceu o garoto sozinho em casa. Kevin vê nisso tudo uma excelente oportunidade de aproveitar o feriado sem sua família.

Entretanto, dois ladrões tentam invadir a casa, mas Kevin faz de tudo para impedi-los, gerando uma série de situações divertidíssimas.

8 Ghost: Do outro lado da vida

Você provavelmente já assistiu a esse filme muitas vezes. Afinal, ele é o filme que mais foi exibido na Sessão da Tarde!  Mas independente das vezes que você já assistiu Ghost, nunca é tarde para rever a cena em que o casal molda o vaso de cerâmica.

A história desse filme emocionante é sobre Sam (Patrick Swayze), que é assassinado em um assalto, e passa a acompanhar sua amada, Molly (Demi Moore). Ao longo do filme, Molly conhece uma médium chamada Oda Mae (Whoopi Goldberg), que a ajuda a solucionar o assassinato de Sam.

Ghost – Do outro lado da vida, além de clássico noventista, também recebeu dois prêmios no Oscar, nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Whoopi Goldberg.

9 Matrix

Matrix é um filme de ação com uma trama complexa, que mistura conceitos de política, filosofia, religião e tecnologia. Além disso, o filme conta com efeitos especiais que até hoje impressionam.

A complexa história do filme gira em torno de Neo (Keanu Reeves), um habilidoso hacker, que vive uma vida minimamente normal. Entretanto, tudo muda quando Neo conhece Morpheus (Laurence Fishburne), um homem que diz que toda a vida de Neo não passa de uma ilusão, e que o mundo como ele conhece também não passa de uma mentira.

Além de ter marcado época, o filme também faturou 4 prêmios no Oscar, incluindo Melhores Efeitos Especiais e Melhor Mixagem de Som.

10 Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

O último filme da lista do Alto Tietê Web é para os amantes de filmes de terror. Eu sei o que vocês fizeram no verão passado é um filme aterrorizante, que é marcou o gênero na década de 90.

O filme é sobre quatro amigos, que decidem se reunir no último dia das suas férias de verão para uma noite regada a álcool. Depois da festa, eles atropelam um homem na estrada, e decidem ocultar o cadáver. Um ano após o acontecimento, um deles recebe uma carta cujo remetente afirma ter presenciado o crime.

Por fim, vale avisar que esse é um filme muito violento, e não é indicado para quem tem estomago fraco!