Gosta de cinema? E de finanças? Novas tecnologias também entram na sua lista? Se você quer mergulhar nesse universo complexo de uma maneira divertida, que tal começar por filmes que rondam o mundo das criptomoedas, bitcoins e blockchain? A seguir, você confere 5 indicações de 5 super especialistas da área para entender um pouco melhor sobre isso ou, se você já está por dentro, simplesmente para emergir algumas horas nesse hipnotizante mundo novo.

A REDE SOCIAL (2010)

Indicação do CEO da Bitfy, Lucas Schoch

Muito mais do que um filme sobre o Facebook, A Rede Social ultrapassa a história de seus fundadores – Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Eisenberg) e Eduardo Saverin (que aqui é vivido por Andrew Garfield).

Com o roteiro adaptado do livro Bilionários Por Acaso – A Criação do Facebook (The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal – em inglês), de Ben Mazrich, o filme com direção de David Fincher foi sucesso de bilheteria e acumulou ainda diversas premiações, como Oscar de melhor trilha sonora, edição e roteiro adaptado.

O longa também explora a história dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss, que mesmo envolvidos na criação da maior rede social do mundo e sem poder desfrutar da fortuna do Facebook, se tornaram os maiores bilionários do Bitcoin. A dupla, inclusive, será protagonista der um novo filme que ainda não tem data de lançamento prevista.

BITCOIN: O FIM DO DINHEIRO COMO CONHECEMOS (2015)

Indicação do CEO da FastBlock, Bernardo Schucman

Seria o fim dos bancos? O início de uma revolução mundial? Um presente para criminosos? Uma moeda universal? Discutindo essas e outras questões, este documentário independente dirigido por Torsten Hoffmann narra a história do Bitcoin e debate como a criptomoeda pode impactar os conceitos tradicionais do mundo.

O documentário expõe as práticas dos bancos e dos atores financeiros que provocaram a bolha de 2008. Aborda ainda a influência do governo na criação do dinheiro e como isso impacta na inflação. O filme analisa a inovação tecnológica e faz duvidar de tudo que pensávamos saber sobre dinheiro.

O filme ajuda quem ainda não entendeu essa controversa criptomoeda com um verdadeiro “curso rápido” e traz importantes reflexões até mesmo para quem já está habituado com ela.

A GRANDE APOSTA (2015)

Indicação do líder da vertical de criptoeconomia da ABFintechs e CEO da Profitfy, Gabriel Rhama:

O filme de Adam McKay narra três histórias paralelas na crise imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Michael Burry (Christian Bale), um excêntrico ex-médico que hoje gerencia ações acredita que o mercado imobiliário dos EUA está se transformando em uma bolha prestes a estourar. Ele passa então a apostar contra o mercado imobiliário com os bancos, que o taxam como louco, mas que ficam felizes em aceitar sua proposta para algo que nunca aconteceu na história americana. O trader Jared Vennett (Ryan Gosling), fica sabendo dessa maluquice e começa a acreditar que Burry pode estar certo, passando a oferecer essa vantagem aos seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), dono de uma corretora que está passando por sérios problemas. O filme acumulou 5 indicações ao Oscar e explicita as fragilidades do setor financeiro. Apesar de não ser especificamente sobre criptomoedas, o longa ilustra a principal premissa da criptoeconomia, que não depende de um intermediador de confiança para realizar negócios e transações.

Anúncios


BANKING ON BITCOIN (2016)

Indicação do CEO da UZZO, Thiago Lucena:

Desde a criação da internet, nada foi tão inovador e disruptivo quanto o Bitcoin. Primeiro usado para confundir o sistema financeiro e com uma evolução clandestina, o Bitcoin capturou a atenção do público e despertou a ira dos órgãos reguladores.

O documentário de Christopher Cannucciari, lançado pela Netflix, também nos traz um panorama do Bitcoin desde a sua criação até hoje. Considerado bastante realista, traz a participação de figuras importantes desse universo, como Charlie Shrem, Barry Silbert, os irmãos Winflevoss, entre outros.

BITCOIN: ALÉM DA BOLHA (2018)

Indicação do CEO da Foxbit, João Canhada

Aqui, o diretor Tim Delmasteo faz uma verdadeira viagem no tempo para nos mostrar como a moeda surgiu na nossa história, desde a época do escambo, sem deixar de abordar como o dólar conquistou sua atual posição no mercado.

Depois, é a vez de apresentar o Bitcoin e o seu potencial para se tornar uma nova grande moeda mundial, com explicações sobre termos e dados que facilitam – e muito – a compreensão desde o mais leigo interessado, sem ficar cansativo para quem já manda bem no assunto. Aqui também somos apresentados ao conceito de blockchain. Vale a pena para se inteirar!