É apaixonado pela sétima arte, e quer aproveitar o fim de semana para relaxar e de quebra aprender um pouco sobre economia, finanças e o mundo dos investimentos? Nós resolvemos te ajudar e indicar alguns filmes e séries que podem te ajudar.

Pega papel e caneta e anota essas dicas! (Se preferir, pode ser no celular também, o importante é anotar)

 

A Grande Aposta (2015)

Para começar bem, abrimos a lista com um filme “baseado em fatos reais”. A Grande Aposta retrata a história da crise de 2008, iniciada nos Estados Unidos, mas que influenciou o mundo todo

Protagonizado por Brad Pitt, é uma ótima oportunidade para aprender sobe investimentos, seguros, hipoteca e bolha imobiliária

 

O Preço do Amanhã (2011)

Agora se você prefere ir para uma realidade distópica e ainda aprender sobre o capitalismo, este filme é ideal. A história conta um universo futuro onde todo tipo de dinheiro foi extinto. E por isso, o tempo passa a ser usado como moeda.

Todas as pessoas tem um relógio que calcula este tempo, quando o relógio zera, a pessoa morre. O longa retrata questões centrais para o capitalismo como a diferença de classes sociais e a venda da força de trabalho.

 

A ascensão do dinheiro (2008)

Baseado no livro best-seller de Niall Ferguson, professor de Harvard, o filme foi vencedor do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

Através de uma análise histórica, o longa descreve o panorama econômico do progresso e do desenvolvimento até chegar no século 21, e como o mundo lidou com as grandes crises econômicas, a quebra da Bolsa de 1929 e como o sistema o financeiro fez e ainda faz para se recuperar de crises.



 

Wall Street: Poder e cobiça (1987)

Os clássicos também tem vez por aqui. Wall Street: Poder e cobiça é o primeiro grande filme sobre mercado financeiro e mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios da década de 1980.

O filme conta a história de um ambicioso e jovem corretor da bolsa na busca por ascensão no mundo das negociações a partir de informações privilegiadas.

 

Traders

 

A série que começou a ser exibido em 1996 e terminou em 2000 leva o público para conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, da gerencia até o trabalho dos traders.

 

Com 5 temporadas, a série desmistifica diversas informações falsas sobre o mundo dos investimentos e traz um excelente panorama de como funciona uma das profissões que mais tem crescido nos últimos anos, o trader.

 

American Greed

 

Para aprender como não cair em falsas promessas de riqueza fácil, conhecimento é essencial, e a série American Greed cumpre muito bem esse papel

 

Cada capítulo conta um caso que mostra golpistas e fraudes famosas no mundo que levantaram milhões de dólares no mercado financeiro.

Se você deseja começar investir é bom saber que não há milagres para ficar rico. Por isso aposte nessa série de 11 temporadas para aprender reconhecer ações fraudulentas e não ser vítima.

Shark Tank Brasil

 

Agora se você quer aprender sobre empreendedorismo e investimentos numa única série, esta é a série perfeita.

 

O Shark Tank Brasil reúne empreendedores e aspirantes que desejam impulsionar seus negócios ou tirar suas ideias do papel.

 

Para isso, eles precisam negociar com uma equipe de renomados investidores que decidiram se o projeto merece ou não investimentos. A série já conta com 5 temporadas.

 

E aí, já escolheu qual vai assistir nesse fim de semana? Não esquece de preparar a pipoca para começar a aprender sobre economia e investimentos de forma mais leve e dinâmica.