Franquias têm crescimento em 2024: opções para abrir seu negócio

Saiba opções para você abrir o seu negócio, pois as franquias estão em crescimento em 2024

Atualizado em junho 22, 2024 | Autor: Michelle Verginassi
Franquias têm crescimento em 2024: opções para abrir seu negócio

As franquias estão crescimento em 2024, então, temos uma boa notícia para quem deseja mudar de carreira ou abrir um novo negócio.
Os números da entidade do setor apontam que franquias de diferentes segmentos registraram crescimento no 1º trimestre de 2024.
Mas, estes números não vêm sozinhos, pois o Banco Central divulgou relatórios apontando que a atividade econômica registrou alta neste primeiro trimestre.
Desta forma, seguindo nesta linha, os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, apontam para um crescimento de quase 20%.
Ou seja, no levantamento da Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias acelerou nestes primeiros três meses do ano.

Franquias em crescimento: saiba tudo sobre o assunto

O crescimento nominal foi de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023.
Além disso, o faturamento geral do setor também cresceu.

Em vez dos R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões neste trimestre inicial de 2024.
Mas, um dos motivos para os números positivos também foi que a Páscoa caiu em março, fazendo com que a demanda por chocolates ajudassem neste crescimento.
Além disso, o cenário macroeconômico ajudou nesse desempenho do setor, como a taxa Selic e a inflação.
Sendo assim, o mercado de franchising, em diferentes segmentos, também registrou bons resultados neste início de ano.

Saiba de alguns segmentos de destaque no crescimento das franquias

Neste crescimento ocorrido no início deste ano, um dos destaques foi o segmento de alimentação.
Neste sentido, a Água Doce Sabores do Brasil – pratos e drinques da culinária brasileira – registrou 15 de aumento nas vendas.

Anúncios


A rede tem 80 restaurantes em sete estados do País, continuando em expansão para 2024, com três novas operações inauguradas em SP e MG.
Nos próximos meses, a expectativa da rede é abrir pontos em shopping centers.
Ainda falando em alimentação, mas no segmento foodservice, o Divino Fogão registrou aumento de 21,40% nas vendas brutas nestes primeiros meses do ano.
A rede de comida inspirada na fazenda tem 210 pontos de venda, apenas em praças de alimentação de shopping, abriu três novos restaurantes nos primeiros meses (ES, PR e RJ),
Além disso, a marca está investindo em delivery, onde teve um incremento de 13,3% em pedidos e faturou 7,3% a mais.
Outro segmento em ascensão foi o de calçados infantis, pois a Bibi viu seu faturamento crescer 28%.

A pioneira neste segmento investiu em projetos que englobam a transformação digital e, além de aumentar o faturamento, chegou a 130 lojas físicas no país.

Saiba como está o setor de franquias ligadas a educação e à construção

Outro destaque nestes primeiros meses do ano no segmento de franquias são as de ensino profissionalizante, como a do grupo que controla a Microlins.
O Grupo MoveEdu, detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, ampliou sua atuação e também o tíquete médio de cada escola.
Sendo assim, a Prepara Cursos ampliou o tíquete médio nas unidades, que passou de R$ 185 para R$ 198 neste ano, ou seja, 6%.

Ainda no segmento de Educação, a Ensina Mais Turma da Mônica, além de abrir novas unidades neste ano, registrou um crescimento de 15% em novas matrículas.
Sendo assim, houve um aumento de 22% no faturamento do período.
Por fim, no segmento de Casa e Construção, a Casa do Construtor cresceu 20% no período.
A franquia vem apresentando recordes de desempenho ano a ano, cresceu 20% e faturou R$ 834 milhões e 140 novas operações.
Apenas no primeiro trimestre de 2024, a rede chegou a 700 operações abertas e alcançou faturamento de R$ 217,3 milhões, um crescimento de 14%.