Geração Z: Onde vivem, como pensam, como compram e como atraí-los

Conheça algumas estratégias de comunicação para engajar os consumidores dessa geração no seu negócio

Atualizado em março 6, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Geração Z: Onde vivem, como pensam, como compram e como atraí-los

Com toda certeza, em algum momento da vida você já ouviu falar da tão famosa geração Z.

Mas você sabe quem eles são?

Sabe aqueles que estão entre 12 e 26 anos? Os atuais adolescentes e jovens? Pois é, essas figuras aí são os tão falados membros da Geração Z.

Uma dica muito importante é que antes de criar qualquer estratégia de comunicação, venda ou afins é a necessidade de conhecer o seu público, por isso antes de tudo vamos definir quais são as características dessa geração que pretendemos conquistar.

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A Geração Z é aquele grupo de pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 90, mais especificamente a partir de 1995. Mas não podemos classificá-los apenas pelo ano de nascimento.

Essa geração apresenta um comportamento bem característico.

É marcada pela era da informação e conectividade. Nasceram e estão vivendo conectados desde o início e, por isso, enxergam o mundo de forma diferente.

Por conta disso eles interage com diversos equipamentos tecnológicos e eletrônicos ao mesmo tempo.

São também mais preocupados com a qualidade de vida, saúde e futuro, mas sempre buscando formas de equilibrar tudo isso.

Contestadores de estereótipos por natureza e adoram provocar mudanças sociais com a ajuda da tecnologia.

São tolerantes a novos comportamentos, mas conservam sempre o espirito contestador e a busca constante por autonomia.

Seu conceito de mundo desconhece fronteiras físicas e geográficas, não há limites para eles.

E agora que você já sabe como eles se comportam, podemos definir como impactá-los.

Para isso listamos 7 estratégias de comunicação muito eficazes para atrair a Geração Z para o seu negócio: (aproveita que tem dica extra)

  1. Toda comunicação importa, inclusive a não verbal: a reputação da sua empresa e seus aliados vem se tornando cada vez mais impostantes para a Geração Z, porque esses jovens buscam consumir de empresas que vão ao encontro com seus valores.
  2. Promova a sensação de pertencimento:  Essa geração tem o desejo de pertencer a algo que acredita, e por isso gostam de se comunicar de maneira muito mais direta com seus interesses. Se você conseguir gerar o desejo de pertencer eles serão atraídos para o seu negócio
  1. Construa um bom e-commerce: ainda que você tenha uma loja física, o e-commerce já é uma tendência, ainda mais nesse mundo pós-pandemia. E a Geração Z, por ser a geração da conectividade, contribuirá para aumentar cada vez mais as compras pela internet.

 

  1. Seja autêntico: Autenticidade é um dos mantras da Geração Z. A necessidade de consumir algo diferenciado contribui para a atração e satisfação desse público.

 

  1. Mostre seus valores de forma clara: Mais do que o produto que está sendo anunciado, seus valores precisam ser “comprados” por essa geração muito forte em posicionamento idealista e que vive em defesa de causas que acredita.

 

  1. Esteja em todas as redes sociais: Seja no Facebook, Instagram, Twitter ou Tik Tok, desenvolva a comunicação do seu negócio nesses espaços e assim esteja onde seu público está.
  2. Acompanhe as tendências: Você sabe quais são as trends do momento? E quais memes estão bombando? A Geração Z sabe e espera que você faça conteúdos com ou sobre eles.

 

DICA EXTRA: Use e abuse das plataformas digitais para atrais a Geração Z para o seu negócio, mas lembre sempre de fazer conteúdos responsivos, ou seja, que podem ser acessados com boa qualidade tanto pelo computador, quanto pelo celular. Essa geração está sempre conectada ao mobile e ele é a principal fonte de acesso aos conteúdos da internet.