Já pensou em ser um Gerente de Customer Experience?

Conheça sobre uma das profissões digitais mais buscadas no Brasil

Atualizado em março 22, 2021 | Autor: Michelle
Já pensou em ser um Gerente de Customer Experience?

Se eu te perguntar, qual é o melhor site para fazer compras online, o que você responderia?

Provavelmente a sua resposta está baseada em alguma boa experiência nesse site que te deixou extremamente contente por encontrar tudo o que procurava de maneira fácil e descomplicada.

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Esta não é uma prática ingênua da empresa, pelo contrário, é uma série de fatores pensados exclusivamente para atrair você.

Isso mesmo, você, consumidor é parte essencial de qualquer negócio e por isso demanda não só um bom atendimento, mas uma boa experiência no site ou plataforma da empresa para que possa encontrar o que precisa e se sentir satisfeito.

O nome disso é Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, em português.

Como já é possível imaginar, se trata da experiência que o cliente tem desde o momento que ele conhece a marca, navega pelo site, entra em contato com os chats da empresa, finaliza uma compra, e até momentos posteriores como o suporte de pós-venda.

Esse processo consegue agregar valor a qualquer marca e fideliza o cliente com muito mais facilidade, por trazer vivências incríveis e memoráveis.

Por isso, muitas empresas contratem um profissional especialista nessa área, o chamado Gerente de Customer Experience.

 

O que é faz um Gerente de Customer Experience?

Este profissional é o responsável por cuidar de toda a jornada do consumidor, pensando em todas as experiências que o cliente pode ter, não só no meio online, mas no offline também.

O Gerente de Customer Experience é responsável por conhecer o público da marca, pensar no visual do site, nos conteúdos, promoções, campanhas e as soluções que a empresa pode oferecer.

Ele é responsável também por identificar como é o comportamento do cliente em cada fase da jornada do consumidor, ou seja, desde como a empresa tem sido encontrada pelos seus clientes, até o momento do pós-venda.

Assim ele identifica potencialidades e falhas que podem ser melhoradas.

O Gerente de Customer Experience pode trabalhar sozinho, mas também é comum que ele trabalhe com um time de outros profissionais, como designers, programadores e publicitários que o ajudam a implementar tudo que é proposto para melhorar a experiência do cliente.

Capacidades e Habilidades importantes para um Gerente de Customer Experience:

  1. Conhecimento de programação;
  1. Conhecimento de negócios;
  2. Habilidades de se comunicar e domínio de conceitos da comunicação;
  3. Capacidade de visualização e análise de dados;
  1. Criatividade;
  1. Capacidade de analisar riscos e melhorar processos.

 

Qual a formação necessária para ser um Gerente de Customer Experience?

Não há um curso específico exigido para atuar nessa área, mas alguns cursos podem te oferecer conhecimentos importantes para atuar como Gerente de Customer Experience, como:

  • Graduação em Administração de Empresas e cursos correlatos;
  • Graduação em Ciência da Computação e cursos correlatos;
  • Graduação em Marketing, Design ou Publicidade e Propaganda, ou cursos correlatos na área de Comunicação;

 

Além das graduações, é possível realizar uma pós, ou cursos de curta e média duração em Gestão da Experiência do Consumidor/Cliente.

Quanto ganha um Gerente de Customer Experience?

Os salários podem variar de acordo com a região de atuação, o porte da empresa, e grau de formação, capacitação e experiência na função. Mas geralmente o salário de um Gerente de Customer Experiência recebe entre R$ 4,5 mil para posições juniores e R$ 12 mil para profissionais mais sêniores.

 

Vale a pena ser um Gerente de Customer Experience?

Já parou para pensar quanto retorno financeiro uma boa jornada e experiência do consumidor pode trazer para uma empresa?

É enorme! Por isso é uma profissão tendência que pretende perdurar por muitos anos, ainda mais neste cenário tecnológico cada vez mais presente.

Ser um profissional especializado em Customer Experience elaborando todas as estratégias de fidelização de cliente e reconhecimento da marca, é uma lata chance de contratação, visto o retorno positivo e benefícios financeiros para a marca.