Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Conheça o golpe que vem crescendo cada vez mais no Brasil e rouba dinheiro das vítimas por meio do aplicativo

Atualizado em dezembro 5, 2021 | Autor: Michelle
Golpe do WhatsApp: o que fazer?

– Mãe, salva meu número novo aí! 😉
– Oi filha, trocou de celular?
– Aproveitei uma promoção e tive que mudar o número… você pode fazer um PIX pra mim nesse número pra eu pagar a entrada do celular novo?
O número de golpes no Brasil continua aumentando. Conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as tentativas de várias categorias de fraude contra os brasileiros tiveram uma guinada durante a pandemia do coronavírus. Os golpes de funcionários falsos e de call centers falsos, por exemplo, aumentaram 70%. Dentre esses golpes, um dos mais populares são os que são feitos por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Esse tipo de roubo se caracteriza como phishing (pesca digital), que, basicamente, permite ao golpista acessar dados pessoais da vítima. O golpe acontece quando o usuário fornece informações pessoais em mensagens e e-mails falsos para criminosos, que podem utilizar seus dados pessoais para roubar dinheiro ou extorquir os seus contatos.
E, como aponta a pesquisa da Associação Brasileira de Banqueiros, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, os ataques de phishing aumentaram 100% em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja, mesmo no segundo ano de pandemia, os índices continuam crescendo.

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Como acontece o golpe

Dentre os meios mais comuns para a aplicação de golpes estão as mensagens de texto e voz pelo WhatsApp e ligações.
A partir da técnica chamada “SIM Swap”, o golpista pode cadastrar o WhatsApp de outro número de telefone para usar no próprio celular. Tendo isso, o perigo já está instalado, pois, com o nome, o número do celular e fotos da vítima em mãos, a quadrilha pode passar diversos golpes.
Um dos tipos mais comuns é quando o golpista se passa pela vítima, enviando seus dados para pedir dinheiro emprestado ou depósitos para amigos e familiares.

Aconteceu comigo. E agora?

Caso sua conta do WhatsApp tenha sido clonada, você precisa desativar imediatamente! Siga os passos abaixo:
1 – Envie um e-mail para o endereço [email protected]
2 – Escreva no assunto: “Perdido/roubado: por favor, desative minha conta.”
3 – No corpo do e-mail, solicite o bloqueio da sua conta e informe o seu telefone no padrão internacional: +55 (DDD) xxxxx-xxxx.
Depois disso, siga as instruções que o próprio WhatsApp irá te enviar pelo e-mail e avise todos os seus colegas e contatos próximos.

Como se proteger

Para evitar que esse tipo de fraude aconteça com você, nós listamos algumas dicas úteis para manter a sua conta mais segura.
➔ Tome cuidado com casos pedidos urgentes de dinheiro, e de situações apelativas, como uma dívida inesperada ou problemas de saúde;
➔ Perceba os detalhes. Erros ortográficos ou palavras digitadas de forma incorreta não são comuns em contas não-oficiais;
➔ Habilite a confirmação em duas etapas. Na aba de ajustes, vá em: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar > Inserir código PIN com seis dígitos > Adicionar e-mail para recuperação;
➔ Evite pagamentos e transferências para contas ou chaves pix desconhecidas. Nesses casos, tente confirmar com a pessoa por outro app ou ligação direta se o pedido é legítimo;
➔ Confira se a sua conta do WhatsApp Web está logada em outro dispositivo. Vá para os três pontos indicados no canto superior direito da janela do aplicativo, na opção “Aparelhos conectados” e verifique a lista de todas as sessões abertas;
➔ Não instale aplicativos no seu celular que tenham fontes não autorizadas ou desconhecidas.

DENUNCIE!

Caso a sua conta seja clonada, já faça um boletim de ocorrência para ter um documento oficial registrado. Dessa forma, caso qualquer movimentação aconteça, você pode legitimar que não foi você. O B.O. pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica ou pessoalmente na unidade mais próxima.