A humanização da experiência digital do consumidor

Saiba por que o atendimento humanizado se tornou tendência

Atualizado em março 12, 2021 | Autor: Michelle
A humanização da experiência digital do consumidor

Se você já atendeu uma ligação no seu celular e do outro lado da linha estava uma gravação, sorria, você não é o único.

Com o investimento constante em automação, se tornou cada vez mais comum ser atendido por robôs seja pelo telefone, seja pelo chat ou mesmo pelas redes sociais.

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Pode parecer coisa de filme, mas os robôs já estão entre nós. Felizmente, as empresas que insistirem apenas nesse tipo de interação certamente não sobreviverão.

É aqui que entra o atendimento humanizado, que se tornou tendência e fará toda a diferença, pois concilia tecnologia e humanização.

 

Afinal, o que é o atendimento humanizado?

Para reduzir o tempo de espera, as empresas investiram na automação do atendimento. Isso contribui para evitar longas filas.

Um exemplo é o uso de ‘chatbots’ no atendimento. Este robô fica responsável por tratar problemas mais simples.

Da mesma forma, o uso de gravações em ligações telefônicas conduzem o cliente por meio de um menu, que pode não ser nada assertivo.

Se você acha que o atendimento humanizado vai na contramão disso, você se enganou.

Antes de tudo, se existe algo que tira qualquer um do sério é o tempo de espera. Ninguém gosta de ser atendido e ficar sendo transferido de um ramal para o outro. Quem nunca?

Neste caso, não faz diferença ser atendimento humano ou por robô. Isso faz com o cliente desapareça do radar da sua empresa e gera baixo índice de retenção de clientes.

Em primeiro lugar, o consumidor quer ser atendido rápido, quer solução ágil. É aí que entra a tecnologia.

Por outro lado, o mesmo cliente quer ser tratado com exclusividade, com menos discurso decorado e engessado.

 

Como implantar o atendimento humanizado

Mas nem sempre o cliente quer resolver seu assunto com um robô. Pode ser desagradável a ele.

Neste caso, investir na interação humana é a palavra de ordem.

Quando o funcionário demonstra ter mais empatia, o cliente percebe. E isso faz com que ele tenha mais paciência durante o atendimento.

Quando se sente acolhido na sua solicitação, o consumidor cria um elo emocional com a empresa, isso aumenta a satisfação e as chances dele indicar a empresa para outros.

É aí que entra a tecnologia como aliada. Quando a empresa investe em soluções  tecnológicas que tenham histórico de atendimento e os dados do cliente, isso agiliza o atendimento e personaliza a experiência.

O funcionário consegue identificar as demandas do cliente, seu perfil e tratá-lo sempre pelo nome, para que ele se sinta estimado pela empresa.

 

Colocar o rapport em prática

A empresa deve buscar sempre se adaptar ao cliente, criando a técnica de rapport (“criar uma conexão”).

Basta responder seu cliente de acordo com o seu ritmo de fala, aproveitar as pistas que ele dá para gerar empatia, usar uma linguagem de acordo com a do cliente e assim por diante.

Ouvir também é fundamental para prestar um atendimento humanizado de qualidade. Por isso é fundamental treinar o seu time e desenvolver a visão de cliente.

No atendimento humanizado, o funcionário da empresa precisa saber se colocar no lugar do consumidor.

Ele precisa sentir a dor do cliente, se imaginar como o cliente está se sentindo. Isso torna o atendimento muito mais próximo e humanizado.

 

Saiba quais são os principais erros a evitar

De nada adianta a empresa gastar com soluções de telefonia e voz, softwares para tornar o atendimento humanizado, se não tiver uma equipe proativa.

A empresa precisa investir em treinamento, saber conectar o cliente direto com o setor que ele busca, através de um diálogo sincero.

Os principais erros que devem ser evitados no atendimento humanizado são a falta de treinamento, não personalizar o atendimento e não melhorar o relacionamento interno.

De alguma forma, isso acaba respingando no cliente, afinal, este colaborador é a sua vitrine para com o cliente.

 

 

Três vantagens do atendimento humanizado

 

– Clientes satisfeitos: A humanização do atendimento aproxima o cliente , promove empatia entre cliente e atendente, facilitando o entendimento e as soluções.

– Fidelização: quanto mais o atendimento tiver qualidade e for mais próximo do público, maior é a chance deste cliente voltar. Cliente satisfeito sempre volta e ainda traz outro cliente com ele, através de indicações. Com a simpatia, que só é possível com o atendimento humanizado, é possível conquistar a credibilidade dos clientes.

– Aumento do ticket médio: o valor médio das compras tende a subir quando o cliente é bem atendido e estiver satisfeito. No atendimento humanizado, o trabalho eficaz do call center ajuda a manter a clientela, aumentando as chances deste mesmo cliente comprar mais e gastar mais, fazendo subir o ticket médio.