Inbound marketing para negócios locais
Entenda como ele pode ajudar seu negócio; conheça dicas essenciais de inbound marketing para negócios locais

Quem tem ou trabalha com negócios locais não pode deixar de usar o Inbound Marketing. Confira dicas essenciais de inbound marketing para negócios locais.
São ferramentas que ajudam a atrair clientes, aumentar vendas e aumentar autoridade através da internet.
Muitas destas ferramentas podem ser usadas no seu pequeno negócio ou empreendimento de bairro, fazendo com que se gaste menos e tenha mais eficácia na divulgação.
Esta tecnologia já é usada por empreendedores, embora muitos ainda pensem que o Marketing Digital só funciona para grandes empresas.
Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?
Trata-se de uma máquina de crescimento previsível e escalável, ou seja, algo replicável.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira nossas dicas essenciais de Inbound Marketing para negócios locais.
Então, te convidamos a nos acompanhar neste post, vamos te apresentar as ferramentas e as maneiras de você fazer uso do Inbound Marketing para negócios locais.
Saiba o que é Inbound Marketing para negócios locais
Se você não sabe o que é o Inbound Marketing não tem problema. Apesar de o termo não ter uma tradução adequada para o português, é bem simples de entender.
É o conjunto de estratégias de marketing usadas com objetivo de atrair e converter clientes.
O Inbound Marketing é um conceito que surgiu nos EUA.
Ele se tornou mais popular em 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
A cada dia mais empresas estão aderindo ao método para conquistar mais clientes e gerar mais vendas através destas ferramentas.
Veja para que serve o Inbound Marketing para negócios locais
No Inbound Marketing, a empresa não vai atrás de clientes.
A empresa faz uso da internet para atrair os clientes.
Se você implantar o Inbound Marketing no seu negócio, você vai aprender a explorar a internet, como os mecanismos de busca e as redes sociais para fazer seu negócio ser localizado pelo potencial cliente.
Em resumo, o Inbound Marketing tem ferramentas para aumentar a visibilidade de seu negócio, ou seja, para atrair clientes e gerar conteúdos para fazer a diferença, fazendo com que a venda aconteça mais naturalmente.
Entenda para que serve o Inbound Marketing para negócios locais
Você sabe que já está ficando no passado a diferenciação entre real e digital, entre o offline e o online.
Na pandemia, quando você precisou de um remédio em casa, uma pizza e até um açaí, você sabe que a procura pela empresa para levar o seu pedido até você não foi através de um folder ou de uma placa na rua, mas sim, uma busca rápida na internet.
Isso mostra que real e virtual já se misturam.
E quando o assunto é marketing, a diferença praticamente não existe mais.
Até porque o Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing convencional não chegou.
Sem contar que, em relação aos custos, acaba sendo mais em conta do que o marketing convencional, o offline.
Desta forma, qualquer empresa pode fazer uso do Inbound Marketing para atrair clientes e efetuar vendas, por mais pequena que seja.
A grande vantagem é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas.
Você vai saber exatamente quantas pessoas impactou com suas ações.
Vai saber quantas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas como o Google Analytics.
É por essa razão que as empresas maiores e mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing.
Entenda quais os principais ganhos através do Inbound Marketing
O Inbound Marketing é vantajoso e traz resultados
Se você ainda não se convenceu que o Inbound Marketing pode ser usado pela sua pequena empresa, vamos trazer cinco motivos.
Veja abaixo para que serve o Inbound Marketing.
São cinco ações que em você vai ver a diferença:
1 – Aumentar a visibilidade de seu negócio;
2 – Diminuir o custo para atrair clientes;
3 – Atrair interessados que podem ser clientes em potencial;
4 – Gerar conteúdos que fazem diferença;
5 – Otimizar o processo de vendas.
Saiba quais são as etapas do Inbound Marketing para negócios locais
O Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas.
Toda estratégia deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Estas etapas se complementam de forma inteligente, quer ver?
Atrair
Você precisa atrair pessoas interessadas no assunto ou produto.
Não é atrair por atrair. E não é correr atrás. É atrair quem vai se identificar com o que o seu negócio oferece, com grandes possibilidades de fechar uma venda.
A primeira etapa do Inbound Marketing, portanto, é “atrair”.
Ou seja, um site sem visitas não gera ‘leads’. E sem ‘leads’ não há vendas, sem vendas, não tem motivo para se ter um site para oferecer seu produto ou serviço.
Então, através do Inbound Marketing, em vez de você correr atrás de pessoas para oferecer seu produto, você cria conteúdo na internet para atrair a atenção, ou seja, trazer o possível cliente até seu site, até seu perfil na rede social.
Existem formas de fazer essa mágica acontecer e a criação de um blog é uma delas.
Usar o blog como uma ferramenta de marketing não é apenas publicar textos aleatórios sobre o seu assunto, mas, sim, se trata de criar relacionamento e identificação com seu público.
Ou seja, é algo que você não tem espaço para fazer no seu site de vendas e nem na rede social, onde a toda hora mudam as regras e você não pode ficar dependendo delas.
Converter
A etapa de conversão ‘conversa’ com a etapa anterior, ou seja, se relacionam entre si.
A pessoa que for atraída para o seu site, blog ou página de vendas precisa virar ‘lead’, que pode avançar no processo de compra.
Quando se fala de conversão, se refere à ação deste usuário repassar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, seja um ebook, por exemplo.
Mas ter um site com muitas visitas e nada de conversão não tem sentido.
Existem várias coisas que podem ajudar você a transformar seus visitantes em leads.
Uma delas são as ofertas diretas, ou seja, quando seu cliente parte direto para o pedido de orçamento, pede teste gratuito, enfim, já parte para a negociação.
Outra forma é a oferta indireta, quando você oferece ebooks, webinars e ferramentas para ajudar o interessado no problema dele, para deixá-lo aquecido para a hora de passar o cartão e comprar seu produto.
Relacionar
Mas você sabe, nem todos que entrarem no seu site chegam para fazer negócio, para comprar.
Mas é possível lançar mão de estratégias para ver em que estágio está o lead e acelerar o processo de fechar negócio.
Uma destas formas é usar o Email Marketing. Não, o Email Marketing não está com o prazo de validade vencido.
Ele continua provendo grande retorno sobre o investimento.
Isso porque o email evoluiu nos últimos tempos e fazendo uso dele, você consegue identificar o interesse e segmentar seus leads para trabalhar as mensagens de forma diferenciada.
Vender
É claro que estamos aqui, falando deste assunto, com um único objetivo: a venda. Ou seja, fechar negócio é o objetivo.
Todo o trabalho de geração de leads tem objetivo de criar oportunidades de negócio para seu negócio.
E quanto maior o ticket médio do seu produto ou serviço, quanto mais complexo for seu produto, mais necessário se tornará o papel de gerar leads e se relacionar com eles.
Analisar
Se você pensava que o trabalho encerrava com as vendas, se enganou.
Avaliar os resultados e verificar o retorno dos seus investimentos é a última etapa.
Um dos diferenciais do Marketing Digital é oferecer a possibilidade de avaliar precisamente seus resultados.
E isso é importante, porque essas possibilidades são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.
Desta forma, você pode monitorar cada ação, cada interação e cada resultado.
E isso permite que o processo seja otimizado, melhorando o desempenho de cada etapa.
Essa capacidade analítica do marketing é um diferencial do Inbound Marketing.
Uma das ferramentas mais conhecidas para este trabalho é o Google Analytics
Através dele é possível extrair dados e informações para analisar a fundo sua estratégia de Inbound Marketing.
Conheça três dicas essenciais de Inbound Marketing para negócios locais
Se você chegou até aqui, você entendeu a importância do Inbound Marketing para negócios locais, o que ele pode fazer pelo seu negócio e as principais etapas.
Mas, quer saber algumas dicas da importância do Inbound Marketing para negócios locais, como a sua empresa?
Confira três dicas que farão todo o sentido para você e para seu negócio.
1. Tenha um site próprio
Entre as dicas essenciais de Inbound Marketing, tem uma regra básica: tenha um site.
Você vai dizer que já tem Facebook e Instagram e isso é suficiente.
Pois bem, elas te trouxeram até aqui, mas pode ser que não te levem muito adiante.
A rede social do momento sempre muda.
E todas elas, sempre mudam as regras e as formas de trabalhar e do que realmente é eficaz e dá resultado.
Com isso, você e qualquer empreendedor fica na mão das redes sociais.
Quem determina as regras dessas plataformas são elas mesmas.
Se você criar um site, um blog ou qualquer endereço eletrônico, você pode direcionar seus leads ou clientes para lá.
Assim, você não fica dependente das regras das plataformas digitais.
Você vai continuar fazendo seus negócios e seu serviço, independente caso do dia para a noite surgir uma nova rede social que atraia todas as pessoas, menos você.
2. Use geolocalização
O Inbound Marketing tem uma série de ferramentas para você utilizar.
A geolocalização é muito importante.
Se estamos falando de dicas essenciais de Inbound Marketing para negócios locais, para qualquer estratégia que você lançar mão, é importante usar a geolocalização.
Por exemplo, se você fizer anúncios ou posts, escolha que eles sejam exibidos para quem está perto de você, da sua região.
Desta forma, isso vai atrair visitantes e seguidores para a sua publicação, dando relevância ao seu negócio.
Por outro lado, saiba que qualquer público é importante para seu site ou perfil da rede social, seja ele de perto da sua empresa ou não.
Isso porque os sites vão dar relevância ao seu negócio com base na procura e nos acessos que ele tiver.
Quer um exemplo?
Se você perguntar a um vizinho qual a melhor pizza ou o melhor açaí do bairro, ele dará a resposta com base na experiência dele. É o gosto deste vizinho que vai definir qual o melhor do bairro, quando alguém lhe perguntar.
Mas na internet não é assim que funciona.
Se você digitar qual o melhor açaí ou pizza em um mecanismo de busca na internet, como o Google, a tendência é que ele indique o que tiver mais procura.
E esta procura pode ser por pessoas do seu bairro, da sua cidade ou do país inteiro.
Por este motivo, ‘clique é clique’. Ou seja, mesmo que seu negócio seja local, não despreze visitantes em seu site ou perfil, mesmo que sejam de outras partes do país. E mesmo que você não venda para outros Estados.
Portanto, se você receber visitas de outros estados ou cidades, isso é uma coisa boa.
Ainda que essas pessoas não se convertam em clientes.
Mas ao visitar seu site, elas estão dando uma prova social para que seu site seja referência no seu bairro, quando alguém procurar pelos seus serviços.
3. Engaje ao seu redor
Por fim, o que pode ajudar muito seu negócio é o engajamento das pessoas ao seu redor.
Isso tem um peso, isso vai destacar seu negócio, dá relevância.
Desta forma, entre as dicas essenciais de Inbound Marketing para negócios locais, temos que frisar: faça diferentes posts, vídeos e artigos.
Faça isso sobre temas que podem influenciar o seu bairro.
Quando você atrair a atenção das pessoas, você vai gerar engajamento delas.
E isso se torna ouro na internet, trazendo autoridade para sua empresa.
Desta forma, sempre que alguém digitar o setor que sua empresa atua na internet, a tendência é que o Google, por exemplo, indique a sua empresa.
E isso ocorre porque a plataforma não quer dar bola fora, ela quer resolver a vida de quem faz a busca, para que esta pessoa torne sempre a pesquisar nesta plataforma. Sendo assim, o Google vai indicar alguém que tenha relevância no setor.
E esta relevância vai ser conquistada com você engajando quem puder ao seu redor.