Investir em imóvel está no seu radar?

Saiba que é possível investir em imóvel nos EUA, sem sair do Brasil. Confira algumas dicas

Atualizado em março 6, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Investir em imóvel está no seu radar?

Para quem não gosta do sobe e desce da bolsa e anda insatisfeito com os “rendimentos” da poupança, o imóvel sempre foi uma boa opção.

Não há variação diária, a valorização normalmente acontece, sempre para cima, e o imóvel está lá, palpável, físico.

Você não tem grandes dores de cabeça, não precisa acompanhar a variação da Selic, do dólar, do Ibovespa ou qualquer outra coisa.

Basta comprar o imóvel e deixá-lo lá, parado, especulando a valorização imobiliária.

O mercado imobiliário é uma boa fonte de renda que pode trazer bons frutos para você que deseja investir.

Se está no seu radar investir em imóveis, você prefere uma valorização em real ou em dólar?

Se a sua resposta foi as verdinhas, saiba que não é tão difícil como você imagina.

 

Investimento nos EUA

 

Investir em imóveis é rentável para quem que deseja investir uma renda.

Mesmo com o dólar galopante, é uma boa oportunidade para o brasileiro que deseja investir em uma propriedade nos Estados Unidos.

Investir lá fora é uma opção de blindar seu dinheiro de todos os mandos e desmandos da política econômica brasileira.

Quando se fala no mercado imobiliário dos Estados Unidos, é interessante observar o que difere e o que se assemelha ao mercado brasileiro.

Existem semelhanças e diferenças em relação à maneira que as transações deste tipo são feitas no Brasil.

E a boa notícia é que, mesmo com o dólar em alta, é possível encontrar boas opções para quem deseja desde já adquirir algo na terra do “Tio Sam”.

Inclusive para quem deseja fazer empréstimo para a compra do imóvel, que funciona bem diferente do que aqui no Brasil. Uma vez comprada e paga, a valorização do imóvel será, evidentemente, em dólar.

O primeiro passo é encontrar uma empresa para fazer a assessoria.

O primeiro degrau desta escada, então, é encontrar um profissional licenciado e que atue no setor de hipotecas para quem deseja financiar. Eles farão todo o trabalho por você.

Para quem deseja comprar um imóvel por lá é buscar uma qualificação de cliente e conseguir a pré-aprovação, a análise e qualificação do cliente.

É a famosa hipoteca americana, que você tanto vê nos filmes e noticiários. Aliás, para quem optar por esta forma, vai encontrar a primeira grande diferença em relação ao Brasil.

Enquanto no Brasil os financiamentos imobiliários são praticamente exclusivos da Caixa Econômica Federal, um “bancao” estatal, nos EUA é tudo descentralizado e existem vários bancos que fazem isso.

 

Comprar imóvel financiado

Se a sua opção seja comprar a casa de férias ou futura moradia nos EUA através do financiamento de um imóvel é preciso atentar aos caminhos.

Existe um processo de pré-qualificação onde esta empresa especializada em hipotecas vai determinar o melhor tipo de financiamento para o cliente.

Será esta empresa que determinará o melhor tipo de programa de financiamento, baseado na documentação do cliente, como comprovação de renda e de crédito.

 

Comprar imóvel a distância

Um detalhe interessante é que existe até a possibilidade da pessoa comprar um imóvel, mesmo sem nunca ter visto pessoalmente.

À primeira vista tal ideia pode parecer arriscada, mas existem várias imobiliárias oferecendo uma solução onde eles fazem a ‘virtual tour showing’.

Nada mais é do que apresentação das casas através de videoconferência.

Com fronteiras fechadas, esta é a forma encontrada por brasileiros que ainda moram no Brasil e fazem a escolha da casa a distância.

E o trâmite não é tão complicado quanto parece, apenas é preciso ter um corretor ou uma imobiliária nas terras do Tio Sam.

Toda documentação será enviada online e na assinatura do contrato, chamada de closing. O comprador assina os documentos no cartório e depois envia os originais para os EUA para concluir a transação.

 

 

Quando é que os brasileiros procuram imóvel nos EUA?

Existem dois tipos de investidores que procuram imóveis “lá fora”.

O brasileiro que busca uma casa para moradia, porque tem interesse em migrar para os EUA, que buscam bairros residenciais com boas escolas e uma boa infra estrutura.

O outro cliente é o brasileiro que não pretende ir aos EUA a não ser para viagem de férias. Neste caso, ele busca de oportunidade de investimento.

 

Queda no volume de transações

Por outro lado, houve uma queda no volume de transações, muitas pessoas estão aguardando o dólar acalmar.

Mas o principal motivo certamente é em relação às fronteiras fechadas, que foi um grande agravante para o mercado.

Sites que atuam neste mercado confirmam o que todo mundo já sabe. As cidades mais procuradas pelos brasileiros estão na Flórida.

A região de Orlando e Miami são as queridinhas dos brasileiros, não só pelo clima, como pelo fato de ter muitos brasileiros por lá.

Apesar da queda da procura, justificada pela pandemia, a opção é garantia de bom investimento, pois estará blindado aos solavancos da economia brasileira.