Já ouviu falar em cartão de crédito consignado?

Quer saber tudo sobre o cartão de crédito consignado? Então confira esse artigo que o Alto Tietê Web preparou para você!

Escrito em dezembro 17, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
Já ouviu falar em cartão de crédito consignado?

Existem diversas opções de cartão disponíveis no mercado. Há os cartões de crédito convencionais, em que há um limite de crédito estabelecido pelo banco, os cartões pré-pagos, em que você deposita um valor na conta e esse valor vira o seu limite…

Além dessas opções, há também os cartões de crédito consignado. Esse tipo de cartão possui as mesmas condições de um empréstimo consignado. Sendo assim, ele também pode ser uma ótima opção de cartão de crédito.

O Alto Tietê Web preparou um artigo com tudo que você precisa saber sobre os cartões de crédito consignados. Assim, você pode se informar para saber se essa é uma boa opção para você ou não.

Quer saber como o cartão consignado funciona, e quais são suas vantagens e desvantagens? Então confira esse post!

O que é o cartão de crédito consignado?

De modo geral, um cartão de crédito consignado funciona da mesma forma que um cartão de crédito convencional. Ou seja, você pode fazer compras, parceladas ou não, e até sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

As diferenças entre os cartões consignados e os convencionais está na forma de obtenção e na forma de pagamento.

Para adquirir um cartão consignado, o solicitante deve ser um beneficiário do INSS, um servidor público ou um trabalhador com carteira assinada. Neste caso, a empresa em que ele trabalha deve ter um convenio com uma instituição financeira que oferece esse tipo de cartão.

O pagamento da fatura também funciona de modo diferente. O valor gasto em compras com o cartão é descontado diretamente no benefício ou folha de pagamento do cliente do cartão consignado.

Dessa forma, pode-se dizer que o cartão de crédito consignado possui as mesmas condições que um empréstimo consignado.

Qual é o limite de um cartão de crédito consignado?

O limite do cartão consignado varia de acordo com o valor do benefício concedido pelo INSS ou com o salário que uma pessoa recebe. Dessa forma, é possível dizer que o limite varia de pessoa para pessoa.

Na prática, o limite do cartão consignado é definido através de um cálculo bem simples. Basta multiplicar o valor do benefício ou salário por 1,6 e pronto!

A margem consignável também se aplica ao cartão consignado?

Para quem não sabe, a margem consignável é o valor máximo que pode ser pago através do desconto direto em folha de pagamento ou benefício do INSS.

Essa margem é definida por lei, e de acordo com ela, é possível utilizar 30% da renda para o empréstimo consignado e 5% para o cartão consignado.

Sendo assim, apenas 5% do valor da sua renda é descontado diretamente da sua folha de pagamento ou benefício do INSS. Se a sua fatura exceder esse valor, você deverá pagar o valor excedido.

Quais são as principais vantagens de um cartão consignado?

Um cartão de crédito consignado pode trazer excelentes benefícios. Veja algumas das vantagens desse tipo de cartão a seguir:

  • Pode ser usado por negativados

Como o pagamento da fatura pode ser descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício, o cartão de crédito consignado apresenta pouco risco para as instituições financeiras.

Dessa forma, esse cartão pode ser uma alternativa para quem está negativado ou com o score baixo, já que em alguns casos, não nem consulta nos órgãos de proteção de crédito, como SPC ou Serasa.

  • Anuidade gratuita

Alguns bancos não cobram nenhuma taxa de anuidade pelos cartões de crédito consignado. Geralmente, você precisa apenas pagar uma taxa para emitir o cartão.

  • Taxas de juros menores

As taxas do rotativo do cartão de crédito consignado são bem menores que as cobradas por cartões de crédito convencionais.

Sendo assim, os juros do rotativo de um cartão consignado são de, em média, 4% ao mês, enquanto que o rotativo de um cartão convencional pode chegar a 12% ao mês.

Os cartões consignados possuem algum ponto negativo?

Apesar de todas as vantagens mencionadas anteriormente, os cartões consignados também possuem alguns pontos negativos que devem ser mencionados. Veja quais são eles?

  • Possibilidade de criar dívidas

As taxas de juros de um cartão consignado são bem pequenas, isso é inegável. Entretanto, por menores que elas sejam, o risco de endividamento também existe.

A longo prazo, os juros acumulados de uma dívida com o cartão consignado podem se transformar em um valor bem alto.

Portanto, o planejamento financeiro é muito importante para quem quer adquirir um cartão consignado.

  • Nem todo mundo pode solicitar um cartão consignado

Como já foi dito, somente beneficiários do INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada cuja empresa onde trabalho possua vinculo com um banco que oferece esse tipo de cartão, podem solicitar um cartão de crédito consignado.

Dessa forma, isso acaba sendo uma desvantagem desse tipo de cartão, já que quem não cumpre as condições citadas acima não podem solicitar um cartão de crédito consignado.

.botao-box2 span{ animation: none !important; }