O acesso cada vez mais fácil à tecnologia facilita a inserção do público nos principais meios virtuais de entretenimento e até mesmo profissão. Jogos diários que se popularizaram pelo Twitter são uma forma de relaxar durante um intervalo na sua rotina.
Com um número maior de pessoas com acesso à internet, mais pessoas podem acompanhar e consumir conteúdos virtuais, categoria que vem crescendo absurdamente nos últimos anos, em especial nos anos da pandemia do coronavírus.

Influência

Um papel fundamental pela popularização desses jogos é o do digital influencer. Este profissional precisa ter domínio das redes sociais e quem conseguir seu lugar ao sol tem sucesso garantido, afinal, são pessoas se conectando com pessoas, e não com marcas. E isso engaja muito nas redes sociais atualmente.
Um exemplo disso é um dos jogos que iremos apresentar abaixo. Ele ficou muito popular após o YouTuber, streamer, jornalista, entre outras funções, Casimiro, ter jogado. 
Já dando um leve spoiler pelo que você vai encontrar por aqui. Não se preocupe, porque os joguinhos abaixo NÃO precisam de download e podem ser jogados por qualquer navegador padrão. Então, se você sofre de pouca memória no celular, relaxa que dá para jogar tranquilo! 
Quer saber mais? Continue lendo que eu te conto!

Melhor do que explicar é mostrar

Letreco
“Todo dia, uma nova palavra para adivinhar em 6 tentativas. Versão brasileira não-oficial do #Wordle. Criado e mantido por @gabtoschi”, como escrito no perfil oficial do game no Twitter, o “@meuletreco”. Hoje, o perfil no Twitter possui 16,2 mil seguidores. 
Como o próprio criador do jogo diz, o desenvolvedor web na Tokenlab e game designer de jogos de tabuleiro/cartas, Gabriel Toschi, o Letreco foi uma forma de tornar o dia a dia das pessoas mais divertido. 

“Tanto a tecnologia, quanto a comunicação e o design, se tornaram minhas ferramentas de mudar o mundo a minha volta e tornar a vida das pessoas melhor (ou, pelo menos, mais divertida).” 
O Letreco é um jogo diário de adivinhar palavras com 6 tentativas para acertar a palavra do dia – sem dicas – inspirado no Wordle, do New York Times. 
Esse foi o primeiro game diário que eu, Amanda, conheci. Mas, quando você termina aquela palavra, não tem mais outra. Então, eu tive que descobrir novos jogos diários – e, pasmem, existem outros e em outras categorias!
Term.ooo

Esse é outro jogo diário de adivinhar palavras. É igual ao Letreco, só que tem a opção de você adivinhar duas ou quatro palavras ao mesmo tempo. Ah, não posso esquecer dos detalhes:

  • Você tem tentativas limitadas;
  • As tentativas são eliminadas em todas as palavras;
  • São palavras de 5 letras;
  • Não tem dicas. 

Mas essa é a diversão, né?
Contexto.me

Esse, para falar a verdade, é o meu favorito. Você começa com uma palavra qualquer. Qualquer mesmo, tipo “detergente”. O jogo vai falar quão longe da palavra certa o “detergente” está. E aí, você tem que ir colocando outras palavras. Se você colocar “jardim” e for a palavra número 98, por exemplo, você precisa ir inserindo palavras que estejam no mesmo contexto de jardim, entendeu? Essa brincadeira vai até você chegar na palavra número 1, que é a certa. 
O bom desse joguinho é que tem dicas rs. 
Worldle

Esse é bacana para aqueles que gostam de geografia. No mesmo ritmo do Letreco e Term.ooo, esse jogo tem 6 tentativas e a dica é a imagem do país que você precisa descobrir. O que tem de parecido com o Contexto.me é que ele aponta quão longe ou perto você está de acertar o país do dia. 
Conheça mais jogos de adivinhar palavras:
https://charada.vercel.app/ 
https://palavr.es/ 
https://palavra-do-dia.pt/