O crescimento das vendas pela internet tem sido exponencial desde o início da pandemia.

Com o fechamento de lojas por longos períodos e as pessoas evitando sair nas ruas, o hábito de comprar pela internet se desenvolveu rapidamente, e a facilidade fez com que se tornasse normal comprar absolutamente tudo pela internet.

Antes limitado a alguns produtos, o e-commerce rompeu barreiras e oferece todo tipo de produto e serviço pela internet. As plataformas também se tornaram mais simples, e os prazos de entrega muito mais rápidos.

Entenda como tudo isso se tornou possível, e como você pode lucrar mais vendendo através do marketplace.

O que é marketplace?

Apesar de ter se popularizado recentemente, o marketplace é um modelo de negócio que existe há cerca de 10 anos.

Se trata de uma plataforma que aproxima vendedores e compradores através da internet. Dessa forma, existe um intermediário entre o vendedor e o comprador, e esse intermediário é exatamente o responsável por ligar essas duas pontas, dando visibilidade para que pequenos negócios e lojas cheguem até consumidores de todo o Brasil.

Como funciona o marketplace?

Antes de entender como funciona o marketplace, vamos entender como funcionava o e-commerce no início.

Grandes empresas varejistas, como Americanas, Submarino, Shoptime, Carrefour, entre outras, criaram lojas online para vender os seus produtos. Porém o custo de se manter um estoque com todos os itens comercializados, além do entrave logístico que impactava em prazo e custo alto para a entrega, dificultavam as vendas pela internet.

O marketplace facilitou os trâmites e negociações. Hoje as grandes redes varejistas se tornaram vitrines para que qualquer loja, por menor que seja, possa oferecer seus produtos e ter grande visibilidade, utilizando o marketplace. Da mesma forma, qualquer pessoa pode encontrar o produto que deseja, mesmo que ele seja vendido por uma loja pequena, que você dificilmente conheceria, se não fosse através dessa vitrine.

Assim, a equação é simples. Um pequeno comerciante anuncia o seu produto através do site de grandes varejistas, que é visualizado pelo consumidor. A compra é efetuada diretamente entre o cliente e o comerciante, tanto o pagamento como o envio são realizados de forma direta. E o marketplace, ou seja, o grande varejista, que serviu de vitrine, cobra um percentual sobre essa venda.

Quais as vantagens de vender pelo marketplace?

A principal vantagem do marketplace sem dúvida é a visibilidade. Através dele é possível chegar em um número muito maior de clientes, que dificilmente encontrariam o seu produto diretamente.

Anúncios


Outra vantagem é a segurança para o cliente na hora de realizar a compra. Muitos consumidores ainda tem receio de comprar pela internet, principalmente de lojas que não conhecem. Ter como intermediário um grande varejista, em geral traz mais segurança para o cliente. Apesar da venda ser realizada diretamente pelo comerciante, os intermediários do marketplace garantem a devolução do dinheiro, caso o produto não seja entregue, ou venha com defeitos, por exemplo. Com isso, reduz o receio de comprar algo de uma loja desconhecida, pois existe uma garantia.

Outras vantagens do marketplace são a possibilidade de chegar a um número muito maior de consumidores, e ver o negócio crescer rapidamente. Os custos de divulgação também são vantajosos, visto que você aproveita toda a estrutura de divulgação do parceiro.

Quais as desvantagens?

Talvez a principal desvantagem do marketplace seja a dependência de um parceiro. Por isso pode ser interessante diversificar os canais de vendas do seu negócio.

Outro ponto a se considerar é o percentual do valor da venda, que é pago para o intermediário. No entanto, é importante lembrar que esse custo incide apenas sobre o que é vendido, portanto é uma relação de ganha-ganha.

Como vender mais pela internet?

O marketplace é, sem dúvida, um excelente caminho para iniciar um negócio online, e ver as vendas alavancarem rapidamente. Com ele você conta com muito mais visibilidade para seus produtos e pode ter um crescimento mais rápido.

Diversas lojas online utilizam uma seleção de marketplace e estão presentes nas principais lojas virtuais.

Se você está pensando em iniciar as vendas através do marketplace, você deve avaliar quais parceiros irão te trazer melhores resultados. Isso porque cada marketplace pode ter uma performance diferentes considerando o tipo de produto e o seu público. A melhor forma de saber é realmente testar alguns parceiros para saber os resultados.

Outra dica importante, além de estar presente no marketplace, é importante ter uma loja própria, um site ou ao menos uma rede social bem organizada. Isso também mostra para o cliente que a sua loja é relevante e séria.

Invista nas fotos dos produtos e atenda muito bem as entregas. Todo pedido no marketplace é avaliado pelo cliente final, e isso interfere bastante na sua avaliação e na sua performance dentro da loja.