Sempre é tempo de melhorar sua qualidade de vida. E poder aliar a meditação com a prática de atividades físicas e até esportivas certamente vai melhorar o funcionamento de sua mente, culminando até com o rejuvenescimento de seu corpo.

A meditação pode aumentar o desempenho no esporte e nas atividades físicas em geral, porque atua na melhora efetiva do funcionamento do cérebro, trazendo relaxamento e mais concentração.

Em sua maioria, até os próprios atletas já reconhecem que a prática meditativa, com uma alimentação correta, uma boa noite de sono e uma respiração correta são fundamentais para um bom desempenho.

Se você nunca tinha se dado conta disso e é iniciante na prática ou deseja mudar seu perfil corporal, então, confira neste post elementos que vão te ajudar a se informar sobre estas técnicas.

 

Saiba como a meditação pode ajudar o seu corpo

Pesquisas afirmam que a energia obtida através da meditação, adotando-se uma postura adequada contribuem mais que uma noite inteira de sono.

Há estudos que garantem que 20 minutos diários de meditação equivalem a nada mais nada menos que 8 horas de sono. E sono profundo!

Mas é importante tem bem claro, antes de iniciar em qualquer prática meditativa, que, assim como na prática do esporte ou de atividades físicas, tudo é gradual e nem sempre é rápido.

O processo é gradativo e precisa ser feito com disciplina, este sim é a principal chave para a meditação. Aos poucos, ao longo dos dias, é que você vai se dando conta dos hábitos, das raízes deles e tendo as respostas que procura.

 

Anúncios


Porque eu devo meditar todos os dias

Se o seu desejo é melhoria contínua para sua vida e inserir a prática de atividades físicas no seu dia a dia, comece a prestar atenção a uma série de coisas.

Fique atento à sua alimentação, evitando alimentos processados, álcool, cafeína, cuido do seu sono e da sua respiração, adote um espaço dentro de sua casa e adote esta prática com regularidade: Medite todos os dias.

Mas não pense que meditar é simplesmente “não pensar em nada”. Isso é uma ideia distorcida.

Meditar é perceber os pensamentos que vão e vem, mas não segurá-los, não criar identificação. Isso tudo traz serenidade e reflete em ganho de saúde, produtividade e até de qualidade de vida em si.

 

 

Como a Yoga pode me ajudar

A prática da Yoga, uma técnica de meditação ocidental, talvez seja essencial para que você possa iniciar de forma contínua a prática meditativa.

Você estará, assim, fazendo exercícios e liberando o excesso de energia propiciando-se a um relaxamento mental.

Pesquisadores de uma universidade americana, divulgaram um estudo em que basta alguns minutos de meditação por dia para ajudar os atletas a suportarem demandas mentais e horas extenuantes de treinamentos. E esta carga ajuda a atingir a plenitude física.

 

Como o mindfulness pode me ajudar

Há uma prática de meditação baseada no mindfulness que vem cada vez mais ganhando espaço por ser mais eficiente nesse sentido.

Como não há, ainda, uma palavra em português específica, em tradução literal, significa “atenção plena”

O mindfulness se baseia na concentração total no momento presente e isso garante uma rotina de treinamento.

A técnica traz meditações guiadas que ajudam em momentos decisivos de uma competição de forma mais lúcida, o que é crucial para um atleta de alto desempenho, por exemplo.

 

Saiba como a meditação ajuda a melhorar a atividade física

Se você pretende realmente mudar seu estilo de vida, adotando a prática de atividades físicas, a meditação deverá ser um instrumento rotineiro no seu cotidiano.

Meditar é ter disciplina. Saber que você deverá retirar do seu dia 10, 20 ou 30 minutos diários que o ajudarão na prática de novos hábitos esportivos e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, isso vai melhorar a sua capacidade na prática de esportes pelo simples motivo de que ajuda a elevar a sua concentração.