Como se inscrever para o programa Minha Casa Minha Vida

Saiba tudo sobre as inscrições para o Minha Casa Minha que foram iniciadas; veja como se candidatar

Atualizado em abril 22, 2023 | Autor: Michelle Verginassi
Como se inscrever para o programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida abriu inscrições, então, você já pode ver o que precisa fazer para se candidatar.
Este programa aproxima o brasileiro do seu grande sonho, que é a conquista da casa própria.
Então, se você tem este objetivo, em primeiro lugar, é preciso ver se você está na faixa de renda que pode se inscrever para o programa.
Em segundo, é preciso conferir a documentação necessária, não só para você, como do imóvel que será negociado.
O programa voltou com tudo e a  entrega das primeiras 2,7 mil unidades habitacionais já está sendo entregues neste ano.
A estimativa do Ministério da Habitação é entregar de mais de 15 mil unidades ainda neste ano.
Mas, afinal, você sabe se a sua faixa de renda é compatível ao programa? Então, vem com a gente e confira tudo sobre o MCMV.

Veja como se candidatar para o programa Minha Casa Minha Vida 2023

De acordo com o governo federal, até 2026, serão contratadas 2 milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida.
O objetivo disso, segundo o ministério, é atender famílias de baixa renda.
Aliás, o Minha Casa Minha Vida pretende destinar até 50% das unidades habitacionais para quem é da faixa 1 do programa.
Você sabe se a sua renda permite que você se encaixe neste faixa ou não?
Além disso, o valor dessas faixas de renda não leva em conta benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários.
Sendo assim, se você ou alguém da família recebe o o auxílio-doença, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, saiba que nada disso conta.
Então, nas novas regras do programa, algumas novidades já foram anunciadas e você pode conferir no post anterior do ATW.
Entre as novidades, está o financiamento de unidades habitacionais novas ou usadas – urbanas ou rurais.
Ou seja, não é mais somente casa ou apartamento novo!
Outra mudança é que as moradias do Minha Casa Minha Vida terão seus contratos e registros feitos em nome da mulheres.
Ou seja, a preferência é colocar o imóvel no nome da mulher, que, inclusive, poderá firmar o contrato sem a autorização do marido.

Veja se você pode participar do Minha Casa Minha Vida

Agora sim, vamos falar das faixas de renda do programa Minha Casa Minha Vida.
Ele é direcionado para famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas.
As famílias são divididas nas seguintes faixas de renda:
Faixa Urbano 1: renda bruta familiar mensal até R$ 2.640;
Urbano 2: renda familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil;
Faixa Urbano 3: renda familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.

Além disso, no caso das famílias residentes em áreas rurais, as faixas são as seguintes:
Faixa Rural 1: renda familiar anual até R$ 31.680;
Rural 2: renda familiar anual de R$ 31.680,01 até R$ 52,8 mil;
Faixa Rural 3: renda familiar anual de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil.

Veja como se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2023

Então, se você tem renda compatível com o programa, é só correr atrás da documentação.
O pedido de inscrição para concorrer a um imóvel pelo MCMV vai depender de qual faixa você se enquadra.
Por exemplo, se a sua família está na Faixa 1, a inscrição deve ser feita na prefeitura da cidade em que reside.
Então, após a inscrição feita na prefeitura, os dados das famílias são validados pela Caixa, pois a modalidade é de sorteio.
Por outro lado, se a sua família está inserida na Faixa 2 e na Faixa 3, o passo a passo para a inscrição é outro, confira:
-A família deve ter renda bruta mensal de até R$ 8 mil;
-A contratação pode ser feita por meio de uma entidade organizadora ou individualmente e direto com a Caixa;
-A família precisa já ter um imóvel escolhido para, então, fazer uma simulação de financiamento habitacional por meio da Caixa.
Veja mais sobre a documentação em caso de aprovação pela Caixa
Então, para finalizar o processo, sendo feito o passo a passo até aqui, para a validação do financiamento pela Caixa, funciona assim.
Em primeiro lugar, você precisa apresentar a documentação, que segue:
1-Documentos pessoais: identidade, CPF, comprovantes de residência, renda e estado civil, declaração de imposto de renda (ou de isenção);
2-Documentos do imóvel (para imóveis pronto): contrato de compra e venda, certidão de logradouro e matrícula do imóvel atualizada;
3-Documentos do imóvel: projeto da construção aprovado, alvará de construção, matrícula da obra no INSS, memorial descritivo da construção, responsável técnico pela construção e outros.