Minha mala foi extraviada: saiba como proceder nesses casos

Nada pior do que um estresse desse numa viagem, não é mesmo? Saiba como evitar, o que fazer e como proceder caso tenha uma bagagem extraviada

Atualizado em janeiro 19, 2022 | Autor: Michelle
Minha mala foi extraviada: saiba como proceder nesses casos

Desde o início da pandemia viajar tornou-se mais difícil. Voos foram reduzidos, fronteiras foram fechadas, menos serviços oferecidos e passeios limitados. Estas são apenas algumas das dificuldades encontradas.
Com tanto tempo em casa, a gente acaba perdendo o costume e o hábito de viajar, de como se organizar, etc. E nada pior do que ter um imprevisto na viagem, não é mesmo?
Um dos incidentes mais estressantes para um passageiro na hora de viajar é, com certeza, o extravio de bagagens. Afinal, imagina você, em um lugar novo, possivelmente sozinho e sem as suas coisas. Horrível, né?
Mas o que fazer para evitar que esse tipo de coisa aconteça? Ou melhor: o que fazer caso isso aconteça comigo?

Minha mala foi extraviada, e agora?

Em primeiro lugar, o passageiro que perdeu sua bagagem deve se dirigir até o balcão da companhia aérea no saguão de desembarque.
Lá, ele deverá preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), cadastrando a sua bagagem perdida, com os comprovantes de despacho das bagagens e seus dados pessoais.
O passageiro também deve registrar o evento na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro aeroporto ou em até 15 dias após a chegada. Esse registro também exige o comprovante de despacho da mala do passageiro.
Caso o passageiro encontre dificuldades para realizar o RIB, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O).

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Os direitos que o passageiro possui em caso de extravio

Caso a bagagem não seja devolvida imediatamente, o passageiro tem direito a uma ajuda de custo para a compra de itens de primeira necessidade. Essa compensação financeira pode ser de R$ 305 reais em voos domésticos.
A ANAC afirma que o passageiro que não tiver sua bagagem encontrada e devolvida no prazo de 7 dias (voos domésticos) e 21 dias (internacionais), tem direito a receber uma indenização em até uma semana.
Todos os gastos do passageiro enquanto estiver sem a sua bagagem devem ser custeados pela companhia aérea. Por isso, guarde os comprovantes das compras.
E tem mais: caso a sua bagagem não apareça no prazo de uma semana — para voos domésticos — você pode receber até R$ 3.450 reais.

O que houve para minha bagagem ser extraviada?

Existem diversas situações que podem provocar a perda ou extravio da sua bagagem. Dentre as mais frequentes, estão:
● Conexões de voo: no momento da troca do avião, a bagagem fica para trás;
● Perda: é possível que a sua bagagem perca a etiqueta de identificação, aí ela se perde;
● Falha das empresas envolvidas: entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira é possível que a empresa perca sua mala;
● Furto: pode acontecer na esteira, na área interna ou externa do aeroporto;
● Engano: algum outro passageiro pode se confundir e pegar a sua bagagem por engano. Por isso, a dica é personalizar a sua etiqueta para evidenciar que pertence a você.

Como evitar o extravio da minha mala?

1. Planeje-se! Se possível, opte pela conexão de voo entre a mesma companhia aérea.
2. Opte por horários mais longos entre as conexões. Caso um voo atrase, dará tempo do outro chegar e você pegar suas malas.
3. Identifique sua bagagem com uma etiqueta própria — com seus dados pessoais e contato. Além disso, abuse de chaveiros, adesivos e personalize para ficar claro que é sua.
4. Não faça o check-in logo antes do horário do voo. De repente, pode não dar tempo da sua bagagem chegar ao porão a tempo.
5. Se possível, coloque uma tag localizadora na sua mala. Assim, você poderá localizar através de um aplicativo pelo seu próprio celular.
E aí, gostou das dicas? Então, agora, que tal saber como viajar gastando menos?
Confira nossas dicas de como controlar seu cartão e viajar em paz.