Natal e economia podem andar lado a lado? Saiba como não ficar no vermelho!

Nós preparamos algumas dicas essenciais para você gastar com consciência e não acabar o ano endividado

Atualizado em dezembro 7, 2021 | Autor: Michelle
Natal e economia podem andar lado a lado? Saiba como não ficar no vermelho!

Tudo sobre o Natal é vermelho, não é mesmo? As roupas, as decorações, algumas comidas típicas… Mas, se tem uma coisa que não queremos que fique vermelho após o Natal passar, é a nossa conta bancária.

Nós sabemos que o fim do ano traz com as festas muitos gastos, seja com presentes, viagens, comida, entre outros… Principalmente em um cenário muito instável economicamente para muitos brasileiros.

Anúncios


O levantamento do PoderData de 2021, por exemplo, aponta que 87% dos brasileiros perceberam uma alta no valor das compras e contas de casa. Você deve ter percebido também.

São aumentos nos valores dos alimentos básicos (arroz, feijão, carnes), nos derivados do petróleo que usamos no dia-a-dia (gasolina, diesel, gás de cozinha), luz elétrica, entre outros.

Então como participar das festas de final de ano sem sofrer com as consequências depois?

Anúncios


Ninguém quer ficar no vermelho, isso nós sabemos. Por isso, para te ajudar a se organizar e preparar um 2022 mais satisfatório financeiramente, nós listamos algumas dicas que podem te auxiliar na hora de ajeitar as suas contas e o seu dinheiro. Vem conferir!

Planejamento: a chave do sucesso

A dica de ouro para quem quer economizar é: planeje os seus gastos.

Tudo fica mais caro na última hora, no horário de pico ou quando há temporada/movimentações fora do normal. Então, se prepare, compre antes, aproveite as promoções e fique de olho no que você realmente precisa.

Anote quais são suas prioridades e pesquise. Onde eu posso encontrar esse produto em promoção? Vale a pena pagar esse valor?

Com a lista de compras em mãos, você já terá noção do quanto vai gastar e vai procurar os preços mais baixos para não extrapolar ou até mesmo diminuir o valor desse orçamento. Quanto menos, melhor, né?

Presentes caros nem sempre são os melhores

Se a grana está curta, por que não ousar e usar a criatividade? Muitos presentes no estilo “faça você mesmo” podem ter um significado muito mais especial do que uma bolsa caríssima, por exemplo.

Aposte em cartões com declarações de afeto ou então alguma lembrança, tipo fotografias, que podem ter um peso especial.

Gaste menos do que ganha

Para conseguir pagar os seus débitos e não ficar no vermelho, é muito importante gastar menos do que você recebe. Dessa forma, você não terá grandes dívidas, conseguirá pagar as que tiver e ainda, de quebra, poderá criar uma reserva.

Não compre por impulso

O Natal é uma época repleta de campanhas publicitárias e ainda tem a Black Friday. Fique ligado porque algumas promoções podem ser abusivas e consideradas fraudes, metade do dobro, etc. Então, não se deixe levar pelas ofertas e foque no necessário!

Procure usar cashback

Existem várias plataformas que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta. Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles.

Cuidado com o cartão de crédito

Básico, mas importante reforçar. Muitas pessoas aproveitam para comprar parcelado, pois depois vai ser mais fácil de pagar, etc. Mas lembre-se: você ainda vai ter que pagar!

Por que não juntar uma grana e comprar à vista? Ou em menores parcelas? Isso com certeza faz a diferença no futuro, quando as diversas parcelas podem se juntar e virar uma bola de neve de dívidas!