O Nubank é um banco virtual que tem como foco desburocratizar o acesso ao crédito e facilitar o comércio para seus clientes, desde sua implantação no mercado financeiro. Após conquistar milhões de clientes, essa parece mesmo ter sido a sua premissa.

Vindo de encontro a este objetivo, o Nubank avança ainda mais nesta intenção, ao anunciar que irá liberar o aumento do limite de seu cartão de crédito, em uma ação de que deve atingir cerca de 35 milhões de pessoas.

Como é possível uma aprovação tão grande

A resposta é a que mais agrada aos técnicos: Com planejamento! Uma ação dessa magnitude não pode ser realizada da noite para o dia. O Nubank veio realizando estudos multidisciplinares nos últimos dois anos para, enfim, conceder aumento de crédito no cartão dos seus clientes.

O planejamento envolveu em seu projeto a coordenação de vários profissionais da engenharia, ciência de dados e analistas de negócio, para que a concessão de créditos atingisse o maior número possível de clientes, de maneira responsável. 

Quando vai acontecer?

Na verdade, já está acontecendo, mas não será de uma única vez. Então, se você é cliente Nubank e ainda não viu mudanças em seu limite de cartão de crédito, não se preocupe, pois a grande maioria ainda não teve acesso ao crédito que será implementado ao decorrer de um ano.

A partir deste mês de agosto de 2021, até julho de 2022, a meta de concessão de crédito para 35 milhões de clientes deve ter sido atingida em sua totalidade. Segundo a fintech, a elevação destes limites irá disponibilizar aos clientes mais R$ 26 bilhões em crédito, sendo que cerca de 10 milhões já deve estar liberado até o final deste ano.

 O que dizem os especialistas?

 Em nota à imprensa, o Diretor de Ciência de Dados do Nubank, Jacob Sisk, explicou: “Realizamos milhares de testes para entender mais profundamente o comportamento dos clientes e hoje podemos aumentar o limite de uma maneira responsável. Temos agora uma capacidade ainda mais precisa de projetar os gastos dos consumidores“.

Operadores do sistema financeiro nacional entendem que a concessão de crédito em cartão, oferecida pelo Nubank, vem a ser mais uma ferramenta a corroborar a inclusão financeira do brasileiro. Este objetivo já vinha sendo um dos pontos basilares do banco virtual, quando vieram ao mercado oferecendo um cartão de crédito sem anuidade.

A expectativa de aumento na oferta de crédito ao final da operação é de cerca de 260% e isso deve impactar no consumo direto no comércio, além de fomentar novas iniciativas de empreendimentos privados.

Os desafios do Nubank

Promover crédito não é uma tarefa fácil em um país como o Brasil. Sem ter uma educação financeira, o acesso ao crédito pode ser a porta aberta ao endividamento pessoal. Com esta preocupação em mente e o objetivo de fomentar a inclusão financeira no país, o Nubank, já no ano de 2019, iniciou a uma campanha para a aprovação de cartões de crédito para seus clientes.

Sendo um cartão sem anuidade e de fácil aprovação, esta estratégia permitiu que muitas pessoas que não tinham acesso ao cartão de crédito de bancos tradicionais, pudessem ter seu cartão e iniciar a construção de um histórico. No decorrer destes últimos três anos, grande parte da clientela já teve o limite de seu crédito aumentado várias vezes ao demonstrarem seu controle financeiro perante a fintech.

Anúncios


Para acompanhar o meu limite

Como são milhões de clientes que terão uma nova análise de crédito neste próximo ano, as concessões de crédito serão gradativas e devem atingir seu ápice até o meio do ano que vem.

Se você já é cliente Nubank, pode acompanhar seus limites através do aplicativo, acessando a parte Cartão de Crédito e ali verificar o seu limite disponível. Também será por esse aplicativo e por e-mail que os clientes contemplados com nova aprovação de limite de crédito serão avisados.

Fique atento às comunicações, você pode ter uma boa surpresa.