O que o filme da Barbie ensina para o marketing das empresas

Veja 3 coisas que o marketing do filme pode ensinar empresas a lançar produtos

Atualizado em julho 25, 2023 | Autor: Michelle Verginassi
O que o filme da Barbie ensina para o marketing das empresas

O filme da Barbie é sucesso nos cinemas, mas o que pouco se fala é o que a Barbie ensina para o marketing das empresas.
Ou seja, se você tem um negócio, você pode lançar mão e fazer uso destas lições e estratégias do filme.
Afinal, este sucesso não veio ao acaso, ao contrário, o marketing em cima deste longa traz lições que podem ser usadas pelas empresas.
O novo filme da Barbie foi lançado no dia 20, mas há mais de um ano tem posto em prática diversas estratégias de marketing.
E, como você pode imaginar, não foi só a boneca que “se vendeu”, pois estas ações (e lições) de marketing contribuíram para tornar o filme um sucesso de bilheteria.
Então, se você tem empresa, vem com a gente e confira a estratégia de marketing usada no filme.

Além disso, saiba que você pode usar esta estratégia no lançamento de diversos tipos de produtos da sua empresa.

Veja o que o filme da Barbie ensina para o marketing

Em primeiro lugar, é interessante como um filme sobre uma boneca ganhou uma grande proporção dessa forma.
Mas não foi só a boneca, pois grande parte deste sucesso se deve às excelentes estratégias de marketing utilizadas.
E estas lições podem ajudar a entender a importância de desenhar uma boa estratégia para o lançamento de qualquer produto.
E um bom lançamento de um produto é sinônimo de alavancar as vendas.
Então, confira neste post a análise da MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.

Segundo ela, a estratégia do lançamento do filme se baseia em princípios importantes do marketing que podem ajudar empresas também a ter sucesso.

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Confira a estratégia de marketing de Barbie

Trailers, álbum com grandes nomes da música, turnê com atores, figurinos clássicos e várias outras estratégias foram usadas para divulgar o filme.
E isso, segundo a MBA, segue bases importantes do marketing.
Uma das características que se pode observar é o apego à marca, a cor rosa e todos os detalhes em concordância com a marca Barbie.
E essa lição, apesar de básica, é algo que muitas empresas não fazem, pois não têm um branding bem definido.
E, segundo a especialista, este erro faz com que uma estratégia destoe e venha a não atingir o público-alvo.
Mas, afinal, o que o filme da Barbie ensina para o marketing das empresas?

Com base nisso, confira três lições que o filme da Barbie ensina e que podem ser usadas no marketing do seu negócio.

1 – Fan Service, saiba o que significa

A profissional do Marketing e Negócios Interativos explica que, em entretenimento existe um termo chamado ‘fan service’.

Ou seja, ‘dar aquilo que os fãs querem’.
E esta estratégia tem sido amplamente utilizada no filme, reforçando uma das lições do marketing, que é conhecer bem seu público-alvo.
Segundo ela, “tanto para o desenvolvimento do produto, quanto para o desenho de toda a estratégia de marketing para o seu lançamento, é fundamental entender para quem você vai falar”.

2 – Marketing de relacionamento, entenda e aplique hoje mesmo no seu negócio

Outro pilar do marketing é o marketing de relacionamento.
E a marca Barbie é um ótimo exemplo disso, pois tem produtos não apenas para crianças, que se conecta com clientes de longa data.
O marketing de relacionamento também oferece vantagens competitivas, segundo a profissional.
Ou seja, clientes satisfeitos tendem a recomendar a marca a outros, aumentando o alcance.
Além disso, o conhecimento do cliente permite a personalização de ofertas e a identificação de oportunidades.

3 – Co-branding: veja alguma empresa para fazer parceria com seu negócio

Conforme Jennifer, outra “coisa que podemos perceber na estratégia do filme são parcerias com outras empresas”.
E isso ajudou a potencializar o alcance do filme e gerar uma aproximação com o cliente.
Ou seja, cinemas, redes de fast-food, marcas de roupas, de camionetes, entre outras contribuíram para a estratégia de co-branding.
Não sei se você sabia, mas o co-branding é uma estratégia de marketing onde duas ou mais marcas se unem para criar uma parceria colaborativa.
Em outras palavras, nesse tipo de ação, as marcas compartilham recursos, expertise e reputação para desenvolver uma campanha conjunta.
Além disso, o co-branding permite aproveitar a sinergia entre as marcas envolvidas, buscando benefícios mútuos.
E, entre os benefícios, podemos citar a expansão de mercado, aumento da visibilidade, fortalecimento da marca e, claro, novos clientes.
E então, ao ler este post, se você tem um negócio, o que acha de aplicar aí na sua cidade ou bairro alguns conceitos que deram certo no filme da Barbie? Partiu?