O que é cashback e por que eu deveria investir nesse tipo de cartão?

Quer saber como um cartão com cashback pode ser útil a você? Então leia esse artigo do Alto Tietê Web para saber mais!

Escrito em dezembro 10, 2020 | Autor: Michelle
O que é cashback e por que eu deveria investir nesse tipo de cartão?

Você já deve ter se deparado com a palavra cashback por aí, seja em uma loja virtual ou dentro da lista de vantagens de algum cartão de crédito.

Mas… o que é exatamente um programa de cashback? Como ele funciona? É seguro? Um cartão de crédito com esse tipo de programa é realmente vantajoso?

Anúncios


Apesar de já estarem disponíveis no Brasil desde 2007, os programas de cashback ainda despertam muitas dúvidas entre os consumidores.

Sendo assim, o Alto Tietê Web criou este artigo para responder todas essas dúvidas, e também para mostrar que um cartão com esse tipo de vantagem pode trazer um ótimo benefício para você.

O que é cashback?

Cashback é um termo em inglês que literalmente significa “dinheiro de volta”. De modo geral, o cashback é uma espécie de programa oferecido por empresas para fidelizar os clientes.

Na prática, ele funciona como o próprio nome sugere: você paga por uma compra e pode receber parte do dinheiro gasto naquela compra de volta.

A quantidade de dinheiro devolvido pode variar bastante, e dependerá da empresa que oferece o serviço e das condições do programa. Por exemplo, em alguns casos é possível conseguir entre 50% e 100% de cashback, mas geralmente isso ocorre quando a empresa está em busca de novos clientes.

Entretanto, as porcentagens mais comuns ficam entre 0,5% e 10%. A princípio, esse valor pode até parecer pequeno, mas se, por exemplo, você fizer uma compra de R$ 1.000 com cashback de 10%, será possível ter R$ 100 de volta. Dessa forma, o cashback pode ser uma boa forma de economizar um dinheiro em suas compras.

Além disso, o cashback também serve para as empresas estimularem as vendas e fidelizarem os seus clientes. Sendo assim, ele é um programa que beneficia tanto o consumidor quanto a loja.

A seguir, o Alto Tietê Web irá explicar como o cashback funciona na prática.

Como o cashback funciona na prática?

Na prática, o funcionamento do cashback é tão simples quanto o seu conceito. Você deve se inscrever em um programa de cashback oferecido por uma empresa ou adquirir um cartão de crédito que tenha essa função entre seus benefícios.

Alguns programas de cashback possuem parceria com algumas lojas específicas, e só devolvem parte do dinheiro se a compra for realizada em uma dessas lojas.

Sendo assim, é interessante levar isso em conta ao se cadastrar em um programa ou adquirir um cartão de crédito.

Ao terminar o cadastro em um desses programas, é só você acessar uma loja virtual (ou física, dependendo do caso) que tenha uma parceria com o programa que você é cadastrado.

Em seguida, é só realizar a compra normalmente. Durante o processo, a loja irá avisar ao programa de cashback sobre a transação realizada, e em seguida, quando o processo for concluído, você recebe parte do dinheiro de volta.

O dinheiro devolvido pode ser enviado diretamente para a sua conta bancária ou para a conta digital do programa de cashback. Isso pode varia de programa para programa.

Por fim, o funcionamento de um programa de cashback pode variar de empresa para empresa ou de cartão para cartão. Sendo assim, é importante ler todos os termos e regras do programa, para evitar qualquer tipo de transtorno.

O cashback exige algum tipo de cuidado?

O programa em si é seguro, e não traz nenhum tipo de complicação a quem é inscrito em um deles. Entretanto, é necessário ler os termos com atenção e saber quem é a empresa que está oferecendo o serviço.

Nos termos dos serviços, você vai encontrar todas as informações sobre as regras do programa. Sendo assim, é importante que você leia o contrato para saber quais são as lojas parceiras, qual a ofrma de reembolso, qual o valor mínimo para resgate, a porcentagem de valor resgatado e se há ou não um prazo de validade para resgatar o seu dinheiro.

Além disso, você também precisa saber se a empresa é confiável ou não. Portanto, é importante observar o que os clientes da empresa falam sobre ela, e também verificar sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui.

Se você concordar com as regras e a empresa for confiável, então vale a pena adquirir um cartão de crédito com cashback.

Mas um cartão de crédito com cashback realmente pode trazer vantagens para mim?

Apesar de ter chegado no Brasil em 2007, o cashback ainda é uma novidade para algumas pessoas. Sendo assim, é comum que as pessoas fiquem desconfiadas.

Entretanto, o cashback, como você viu ao longo do artigo, é um programa confiável, e que funciona de maneira bem simples.

Os cartões que oferecem esse tipo de programa podem sim trazer excelentes vantagens para você. Afinal de contas, você receberá uma parte de tudo aquilo que você gastou de volta.

A porcentagem do valor reembolsado pode sim variar de cartão para cartão, mas, de qualquer forma, você ainda vai conseguir recuperar parte do valor gasto. Dessa forma, ele é uma excelente maneira de economizar e aproveitar parte do seu dinheiro para gastar como quiser.

Portanto, se você quer um cartão que tem esse programa, então vá em frente. O cashback só tem benefícios a te oferecer!