buscando cartão
site seguro

O que é educação financeira?

Saiba como a educação financeira pode trazer benefícios a sua vida

Atualizado em outubro 25, 2020 | Autor: Michelle
O que é educação financeira?

Você já deve ter ouvido o termo “educação financeira” em diversos lugares, inclusive aqui no blog, mas afinal, qual o significado desse termo?

Para começo de conversa, a educação financeira reúne diversos conhecimento e técnicas para ajudar você a lidar bem com o seu dinheiro.

Anúncios


Ela pode de trazer muitos benefícios, como te livrar das dívidas e a aproveitar melhor o seu dinheiro.

No post de hoje, você vai conhecer tudo sobre a educação financeira e vai saber como ela pode te ajudar a controlar suas finanças.

O que é educação financeira?

De modo geral, a educação financeira é um conjunto de conhecimentos e práticas que ajudam as pessoas a terem uma boa relação com as finanças pessoais.

Anúncios


Desse modo, ela ensina as pessoas a organizarem as finanças e a diminuir as despesas, além de mostrar quais são os melhores meios de cuidar do dinheiro.

O escopo de conhecimentos e ações da educação financeira abrangem tanto a vida pessoal, quanto na vida empresarial.

Por que ela é tão importante?

Ao aplicar a educação financeira em sua vida, você passa a acompanhar a movimentação do seu dinheiro mais de perto, possibilitando um melhor planejamento do mesmo.

Com os seus conceitos, você aprende novos conceitos e habilidades que possibilitam que você tome as melhores decisões financeiras, priorizando sempre a economia.

Dessa forma, você pode evitar os problemas decorrentes da indisciplina financeira, como as dívidas e o excesso de gastos supérfluos.

Além disso, a educação financeira pode trazer outros benefícios para a suas finanças pessoais e familiar. A seguir, falaremos quais são esses benefícios.

Quais benefícios ela pode trazer?

Além de manter as suas finanças sob controle, a educação pode trazer outros benefícios para a sua vida. Portanto, é uma boa saber quais são esses benefícios. Veja quais são:

Ficar livre de dívidas

Com a educação financeira, você aprende a controlar os seus gastos e impulsos. Dessa forma, ela te ajuda a evitar as compras impulsivas, fazendo com que você não fique suscetível às promoções e ofertas.

Além disso, as técnicas de organização financeira fazem com que você acompanhe melhor a movimentação do dinheiro, e gaste apenas o necessário.

Sendo assim, a educação financeira permite que você fique longe das dívidas, e te ajuda a buscar meios para pagar as suas dívidas já existentes.

Ficar menos suscetível aos imprevistos

A educação financeira não faz com que você fique livre dos imprevistos, mas te ajuda a lida melhor com os gastos inesperados.

Com um orçamento bem planejado, e uma reserva de emergência bem estruturada, as suas finanças serão menos afetadas pelas despesas relacionadas aos imprevistos do dia a dia.

Aproveitar melhor o seu dinheiro

Com a educação financeira, você aprende a gastar o seu dinheiro do jeito certo, o que traz novas possibilidades financeiras.

A organização financeira traz novas escolhas, sendo possível usar seu dinheiro para viajar, comprar um carro ou imóvel, fazer reformas em sua casa, entre outras possibilidades.

Ter um padrão de vida confortável

A educação financeira, quando aplicada, permite que você tenha uma padrão de vida confortável, mesmo sem ter uma renda alta.

O conforto é o fruto de um orçamento bem planejado, pois ele permite que as suas contas sejam pagas em dia, evitando os gastos desnecessários.

Dessa forma, você consegue economizar parte do seu dinheiro, que pode ser usado para melhorar o seu padrão.

Fazer os melhores investimentos

Além de aprender a economizar e controlar os gastos, a educação financeira te ensina a escolher os melhores investimentos.

Sendo assim, ela te guia pelo vasto mundo dos investimentos, mostrando a você as melhores aplicações para o seu perfil de investidor.

Entretanto, ainda é necessário estudar as aplicações com muita atenção. Cada uma delas funciona de forma diferente, tendo seus próprios riscos e vantagens.

Ficar menos estressado

Ficar pensando se o dinheiro do mês será suficiente para custear todas as despesas traz muito estresse a qualquer um.

Ao aplicar a educação financeira, você sabe exatamente o quanto ganha e o quanto pode gastar.

Sendo assim, ela pode te deixar mais tranquilo, pois você saberá que todas as suas contas serão pagas e você não vai precisar deixar de fazer as coisas que gosta para ter dinheiro para pagar as contas.

Como começar a me educar financeiramente?

Percebeu que a educação financeira pode trazer muitos benefícios a você e as suas finanças pessoais?

Aqui no nosso blog, você pode encontrar diversos posts sobre o assunto! Basta clicar na aba finanças para ver vários artigos sobre educação financeira.

Você também pode buscar livros sobre o tema. Existem muitas obras escritas por diversos especialistas em educação financeira.

Além disso, tem também YouTube, onde você consegue encontrar diversos canais sobre o assunto.

Ainda existe a possibilidade fazer cursos de educação financeira. É possível encontrar diversas plataformas que oferecem cursos em diversas plataformas, com diferentes valores.

Por fim, independente do formato escolhido, é importante que você invista em educação financeira, para que dividas e outros problemas financeiros não façam parte da sua vida.