Aprenda o que é fluxo de caixa e por que é importante para a sua empresa

Entenda como funciona essa ferramenta de controle para saber como andam as receitas e despesas, atuais e futuras, da sua empresa

Atualizado em abril 28, 2022 | Autor: Michelle
Aprenda o que é fluxo de caixa e por que é importante para a sua empresa

Antes de abrir uma empresa, você precisa saber que, mais importante do que a velocidade de crescimento, é a direção a seguir. Você precisa estar no caminho certo, ter um bom produto, um bom serviço para satisfazer os clientes, isso vem em primeiro lugar.
Mas, também existem outros fatores determinantes para o crescimento e sucesso da sua empresa. O empreendedor ou gestor tem que ter bem claro o seu plano de negócios. Um dos fatores que fazem toda a diferença para um próspero negócio, é o controle das despesas. 
Neste post, você irá entender alguns princípios básicos sobre Fluxo de Caixa para que você possa dar o primeiro passo para um melhor controle da sua empresa. Olha o que você irá aprender hoje: 

  • O que é Fluxo de Caixa
  • Por que é importante
  • Por onde começar
  • Modelo prático de fluxo de caixa

Vamos lá!

Anúncios


O que é um Fluxo de Caixa?

É uma ferramenta de controle que tem por objetivo monitorar as movimentações diárias (de entrada e saída) que afetam o saldo da empresa, além de auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. 
Esse método consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro na empresa (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês, etc.
Dessa forma, o relatório consegue fazer projeções para que o gestor sempre tenha capital disponível para cumprir as obrigações da empresa dentro prazo, sem passar por emergências.
Para você ter um melhor gerenciamento do fluxo de caixa, é importante observar até mesmo os mínimos detalhes das movimentações de dinheiro, sem exceção. Isso inclui qualquer gasto, até mesmo com papel ou água, por exemplo. 
E, para não esquecer de nenhum detalhe, é importante anotar tudo no papel e passar atentamente para a planilha!

Por que é importante ter um fluxo de caixa?

O primeiro passo para você ter um fluxo de caixa é entender a importância dessa ferramenta para o seu negócio. 
É com o auxílio desse relatório que você pode prever algumas situações financeiras e planejar, de forma organizada, como resolver problemas, reduzir despesas, desencalhar estoques, realizar investimentos, etc., e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras sejam minimizadas ou evitadas.
Nós trouxemos alguns exemplos práticos de outras vantagens que você pode ter a partir da realização do fluxo de caixa da sua empresa! 

  • Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos.
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos
  • Conhecer previamente (planejamento estratégico) os grandes números do negócio e sua real importância no período considerado.
  • Observar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado.
  • Saber qual é o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa.
  • Analisar o momento mais favorável para realizar promoções de vendas visando melhorar o caixa do negócio. 

Por onde começar a ter um fluxo de caixa?

Essa ferramenta que você deseja implementar na sua empresa irá te ajudar a ter consciência de tudo o que acontece na sua empresa financeiramente. Um fluxo de caixa eficiente deve abranger, além da entrada e saída da verba, o plano de negócios da sua empresa e também o orçamento disponível, como empréstimos ou investimentos. 
Dessa forma, você poderá traçar planos futuros e momentâneos para solucionar quaisquer conflitos financeiros que possam surgir. 
Além disso, você deverá:

  1. Criar o hábito de registrar todo e qualquer movimento financeiro ocorrido e a ocorrer em sua empresa em determinada data. 
  2. Na primeira hora de seu dia de trabalho, verifique, analise e registre saldo em dinheiro no caixa bem como saldos bancários. 
  3. Todos os valores lançados no Fluxo de Caixa devem ser realistas. Para isso é necessário manter as entradas e saídas sempre atualizadas. 
  4. Ao lançar saídas, lembre-se que as despesas com energia elétrica, água e esgoto, impostos municipais, estaduais e federais, assim como aluguéis, salários, prestação de serviços continuados por terceiros, têm data certa para ser pagas. Caso contrário haverá incidência de multas e juros de mora. 
  5. Quando o Fluxo de Caixa se torna negativo por longo período consecutivo, indica que seu capital de giro está comprometido! Neste caso é bom pensar em promover vendas à vista com descontos, dando ênfase aos produtos mais parados em seu estoque. 

Confira informações completas sobre Fluxo de Caixa, modelos para fazer o seu e comece a gerenciar o financeiro da sua empresa clicando aqui.