Se você leu na internet a sigla OKR deve estar curioso para saber o significado.

E se você nunca viu esta sigla, mas se eu te contar que ela transformou uma empresa de garagem em uma gigante mundial, certamente você vai querer saber o significado desta sigla.

Pois bem, estamos falando do Google.

É uma metodologia de gestão usada pelo Google, que saiu de 40 pessoas para mais de 120 mil colaboradores.

Mas, se deu certo nos EUA, será que pode dar certo no Brasil?

Bem, e se eu te contar que o banco queridinho dos brasileiros usa o método OKR?

O Nubank não só usa esta ferramenta como destacada várias vezes eu seu portal.

E aí, ficou curioso? Quer saber o que é este OKR que, literalmente, pode fazer milagres?

Então vem com a gente neste post que a gente vai te explicar o que esta sigla carrega de tão mágico que ajudou empresas pequenas se tornarem gigantes.

Saiba o que é OKR e como usá-lo na sua empresa

Em que consiste exatamente o emprego do termo OKR?

Esta metodologia foi criada por Andrew Grove para traçar os objetivos de um negócio e acompanhá-lo ao longo do tempo.

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Andrew foi ex-CEO da Intel, outra gigante norte-americana.

O “Objetictive and Key Results”, objetivos e resultados-chaves são usados, a partir do sucesso do Google, por grande parte das startups.

Aí está o primeiro passo, diferenciar o que é um objetivo e o que é um resultado.

Por exemplo, se você quer viajar para a praia, este é seu objetivo, não é seu resultado.

O resultado no fim da viagem é que você chegará à praia, mas este é seu objetivo.

Os resultados-chaves deste objetivo (ir a praia) passarão por metas detalhadas e planejamento, sobre hora de sair, de chegar, combustível, alimentação e outros.

O Google, ainda hoje, se utiliza desse modelo de gestão para fazer com que seus colaboradores saibam selecionar sempre os principais objetivos.

Isso tudo dentro dos parâmetros que a empresa pretende atingir num determinado período de tempo.

Saiba quais foram as primeiras estratégias desse modelo

Como são definidos os principais parâmetros desse modelo de gestão?

Inicialmente é fundamental prospectar para todos os funcionários que adaptações e mudanças são fatores que determinam o caminho do sucesso para um negócio.

Adotar uma cultura de progresso e sempre buscando a evolução através de melhorias e atualizações são pilares básicos para suplantar o tempo.

A metodologia OKR se aplica satisfatoriamente nesses aspectos.

Aplicar o OKR na definição de metas e objetivos e poder implementá-los, através de uma equipe engajada, vai garantir o sucesso de forma mais rápida e ágil.

Fatores como esse reduzem o tempo de conquista do objetivo, fazendo com que se concretizem as metas e objetivos em um menor espaço de tempo.

E isso, convenhamos, no mundo dos negócios é importante, afinal, chegar antes é sempre fundamental.

Saiba o que significa cada letra do método OKR

De forma literal, quais seriam os significados de cada letra, de cada termo?

O significado da letra “o” é literalmente “objective”, do inglês, que representa primordialmente o destino a ser alcançado.

É o número desejado.

Seja a cifra de lucro, seja a quantidade de produtividade ou qual for o objetivo da sua empresa.

A metodologia define quais objetivos realmente devem ser focados naquele momento da empresa.

Diante de determinada situação para trilhar o caminho correto, sempre envolvendo todos.

Entenda o que significam as letras K e R

E as letras K e R, o que representam?

Literalmente, do inglês traduzido, “key result” significa: os resultados chaves.

É a determinação de tarefas que necessitam ser efetuadas para alcançar o objetivo final, caracteristicamente definido pela letra “o”.

Conheça um exemplo prático deste modelo de gestão

Já sei, você deve estar se perguntando quais seriam alguns exemplos práticos desse modelo de gestão empresarial?

Cabe a cada gestor definir o objetivo principal a ser alcançado para, em seguida, definir as tarefas de forma engajada com a colaboração de todos.

Exemplificando:

Partindo da premissa que o “objetivo principal” seja aumentar as vendas, o que pode ser feito?

KR1: aumentar o número de leads semanalmente;

KR2: trazer 1 mil novos compradores por mgm;

KR3: chegar a 50 cidades de 40 mil habitantes.

É evidente que ao final do ciclo, o sucesso poderá ou não ser obtido por seus KRs.

Mas, claro, mesmo assim, é importante adequar, revisar e prospectar novos objetivos para obter o máximo de vantagens na aplicação dos KRs.

Entenda qual é a vantagem da aplicação do OKR?

A principal vantagem é, sem dúvida, o alinhamento da estratégia.

Ter uma direção, um norte, pois isso agiliza a prática.

Se o objetivo for plausível e de fácil compreensão por todos, utilizando metodologias sistêmicas, o objetivo pode ser obtido de forma mais rápida e ágil.

É sempre fundamental, para obter sucesso, definir metas claras, fáceis de serem executadas, com constantes adequações e revisões em percurso temporais reduzidos.

Veja se você pode ou não aplicar este método na sua empresa

Como saber se posso aplicar na minha empresa essa ferramenta de gestão?

Sim. e não.

A missão da empresa pode responder essa questão.

O que está escrito na sua missão, está claro? Os objetivos definidos são alcançáveis?

Então, sim.

Priorize, inicialmente, um número mínimo de objetivos para ir adequando a ferramenta de gestão a todo o seu negócio.

Determine os segmentos de seu negócio  em que aplicará a metodologia da OKR e inicie com processos micros para transformá-los em macro dentro de seu ramo de negócio.

Mas, antes de finalizar, algo importante.

É fundamental ter uma equipe engajada, treinada e preparada.

Sem isso não é possível conquistar o sucesso da implementação dessa ferramenta de gestão empresarial.

Se você não tiver, a culpa não será do OKR.