O que é ROAS? Entenda o conceito e a aplicação do cálculo na prática!

Atualizado em dezembro 6, 2022 | Autor: Michelle
O que é ROAS? Entenda o conceito e a aplicação do cálculo na prática!

O ROAS é uma forma de avaliar os aspectos do Marketing Digital.
Ele é uma ferramenta útil para medir os lucros obtidos por meio de anúncios feitos em mídia paga online.
Esta métrica é fundamental para você que investe nesse tipo de campanha de marketing.
Em geral, ROAS quer dizer, em tradução livre, os custos de publicidade.
Ou seja, através do ROAS você vai entender onde vale e onde não vale investir seu dinheiro quando o assunto é marketing na internet.
Em outras palavras, pelo ROAS, você entenderá que só vale a pena pagar se o anúncio trouxer clientes para sua oferta e, como resultado, gerar vendas.
Desta forma, se você anuncia na internet você precisa entender como funciona, por exemplo, o ROAS.
Então, se você quer entender como o ROAS funciona e se você quer entender o que é essa métrica e como calculá-la, confira este post com a gente.

Entenda o que é ROAS

ROAS é uma sigla que vem do inglês e significa Return on Advertising Spend.
Em tradução livre para o português, quer dizer Retorno do Investimento em Publicidade.
Esta é, então, uma das métricas mais importantes quando falamos de anúncios online.
E porque o ROAS é tão importante?
Pelo simples motivo de que mostra de forma clara que, se você investir uma quantia de dinheiro em marketing, o quanto ela gerará de retorno.
Isso deve ser levado em conta em todos os canais de marketing que você usa, seja ele o seu blog, redes sociais, e-mail, mídias pagas, ou qualquer outro.
Desta forma, quando você avaliar o ROAS, você vai perceber quais destes canais vale a pena investir e quais não estão dando retorno.

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Veja qual é o papel do ROAS dentro do Marketing Digital

O ROAS te ajuda a definir aos custos e lucros de publicidade online.
De certa forma, pela visibilidade e pelos cliques que os seus anúncios geram, pelos resultados gerados para o faturamento da empresa, você poderá avaliar se o investimento está sendo bem feito ou não.
Pelo ROAS você pode avaliar a publicidade online da sua empresa ou se você for um dos profissionais de marketing, você pode acompanhar suas campanhas de mídias pagas e se certificar se estão trazendo lucro ou não.
Ou seja, se você faz anúncios no Facebook Ads, Google Adwords ou Instagram Ads, você precisa entender como o ROAS funciona.
E, para isso, você precisa acompanhar as conversões em todas essas formas de anunciar.

Veja como fazer ROAS através do Facebook Ads

No Facebook Ads, por exemplo, o ROAS pode ser atribuído aos anúncios individuais feitos.
Ter esses números é importante para avaliar o desempenho e também para montar campanhas futuras, levando em consideração os números do ROAS dos meses anteriores para aprimorar os próximos.
Se o desempenho de anúncios individuais não for satisfatório, você pode alterar a campanha de forma que o ROAS possa ser melhorado de várias formas.
Ao analisar e comparar o sucesso dos anúncios, o uso do orçamento pode ser otimizado e os lucros aumentados.

Veja qual é a diferença entre ROAS e ROI

Para você não se confundir, antes de finalizar o post, vamos trazer a diferença entre ROAS e ROI, que você também já deve ter ouvido falar.

O ROI (sigla de Return Over Investment), ou seja, Retorno Sobre Investimento.
Ele é mais estratégico, enquanto o ROAS é tático, mais técnico.
Mais uma diferenciação dos dois: o ROI é usado para medir o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo deles.
Ou seja, é uma métrica voltada a medir como a contribuição dos anúncios para os resultados finais da empresa.
Já o ROAS mede a receita bruta do seu investimento.
Embora o uso de ambas as métricas em conjunto seja útil, o mais indicado é usar um modelo com foco no ROAS com relação à mídia online paga.