O que é Score?

Como o comércio e o mercado financeiro o utilizam para analisar o risco de contratar com você!

Atualizado em outubro 5, 2021 | Autor: Michelle
O que é Score?

Todos os dias milhões de informações sobre o consumo são trocadas entre o comércio, empresas, bancos e instituições financeiras. O fluxo é grande, mas as informações se restringem basicamente entre duas vertentes: a negativação e o score.

O que é negativação?

A negativação, como é conhecida, revela que o consumidor tem maus hábitos de pagamento, denegrindo sua imagem perante as concessões de crédito, seja em lojas ou no mercado financeiro.

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O que é score?

Já o score, que na língua inglesa quer dizer pontuação, aqui é tido como informação positiva dos hábitos dos consumidores que pagam suas contas em dia e honram os compromissos de crédito assumidos no mercado.

De onde surgiu esse tal de score?

Dificilmente uma pessoa economicamente ativa nos dias de hoje não necessita de aprovação de crédito ou é submetido à análise de cadastro no comércio. Isso se deve ao uso cada vez mais comum dos cartões de crédito, crediários em lojas, consórcios e financiamentos, que permitem um consumo imediato enquanto o pagamento se estende em longo prazo.

Apesar de hoje em dia as compras a crédito estarem mais difundidas, isso não é novidade. Provavelmente seus avós tinham as chamadas “conta aberta” em padarias, farmácias e mercearias, onde o dono do estabelecimento anotava a compra feita por eles durante o mês e recebia o valor, em uma única vez logo nos primeiros dias do mês seguinte. O dono do estabelecimento já sabia que seus avós eram bons pagadores e, assim, continuava vendendo para eles, sem grandes preocupações.

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Conhecendo o cliente nos dias de hoje

Ocorre que a população cresceu, o comércio evoluiu e essas práticas tiveram que ser adaptadas ao fato de que a relação entre o comerciante e o consumidor não é mais tão pessoal e a confiança na venda a crédito precisava de outras garantias que não fosse apenas o simples dato de “conhecer o cliente”.

Deste modo, as informações de consumo passaram a ser alimentadas por empresas como a Serasa, Boa Vista, SCPC e outras, deixando esses cadastros disponíveis para consulta de quem pratica a venda a crédito, tendo assim uma forma de conhecer o cliente com o qual está negociando uma venda.

Se o consumidor regularmente cumpre suas obrigações comerciais, pagando as parcelas ou faturas assumidas dentro dos prazos contratados, esses dados também são disponibilizados para o comércio como uma comunicação positiva desse consumidor. Essa classificação é o score.

Por que aumentar meu score é importante?

O score já é analisado em simples cadastros realizados no comércio, e o consumidor muitas vezes nem se dá conta disso. Você pode ser surpreendido ao dar seu CPF em uma loja para ver as condições de parcelamento e o atendente lhe informar que você tem um crédito pré-aprovado para utilizar no cartão de crédito da loja. Isso se deve à pesquisa imediata que revela ao atendente da loja o seu score.

Assim, várias oportunidades de negociação de compra podem ser acessíveis para você a partir da análise de seu score e, deste modo, você pode escolher a que melhor lhe convir.

Também em contratos de longo prazo, como aluguel de imóveis, o seu score pode determinar a margem de descontos que a empresa imobiliária pode lhe conceder ou mesmo um posicionamento favorável intermediado pela imobiliária ao dono do imóvel que você pretende locar. Financiamentos de imóveis ou de outros bens de consumo, como maquinário e veículos, também utilizam da boa pontuação de score para aprovação de seu contrato, tornando você um consumidor atrativo aos fornecedores de serviços e vendedores de produto do mercado, que passam a lhe oferecer melhores condições de negociação apostando no seu bom comportamento como consumidor no mercado.