O que fazer para ter um empréstimo aprovado?

Atualizado em outubro 8, 2020 | Autor: Michelle
O que fazer para ter um empréstimo aprovado?

Existe todo um processo por trás da concessão de um empréstimo. Os bancos precisam analisar diversas informações, a fim de saber se o solicitante é ou não uma pessoa confiável, que tem as contas em dia, e que não traz risco de inadimplência.

A renda, score de crédito e alguns documentos são exemplos dos dados solicitados pelos bancos ao fazer a análise de crédito.

Anúncios


Os bancos e as demais instituições que oferecem crédito estão cada vez mais criteriosos em suas análises, já que, devido à crise econômica, o risco de calote aumentou consideravelmente. Dessa forma, é preciso tomar algumas precauções para ter o empréstimo aprovado.

Você quer pedir um empréstimo, mas não sabe o que fazer para ter o crédito aprovado? Então leia o post a seguir. Com as nossas dicas, você conseguirá ter o seu crédito aprovado facilmente.

Fique em dia com as suas finanças

A análise de créditos é um dos pré-requisitos para a obtenção de um empréstimo. Pessoas que possuem uma vida financeira desorganizada e com dívidas, dificilmente conseguirão ter a solicitação aprovada.

Portanto, é preciso ter as finanças pessoais organizadas e muito bem planejada. Além disso, é necessário pagar todas as suas dívidas. Ou seja, é preciso ficar em dia com as suas finanças.

Basicamente, criar um orçamento é o suficiente para você começar a se organizar. Para isso, você vai precisar de uma planilha, onde serão registrados todos as suas receitas e os seus gastos. É pra registrar tudo mesmo, desde aquele cafezinho na padaria até os gastos mais caros.

Manter um orçamento sempre atualizado permite que você saiba para onde o seu dinheiro está indo. Dessa forma, você identifica os gastos a serem cortados, para que seja mais fácil pagar as parcelas.

Se você tem alguma dívida em aberto, seja um fatura do cartão ou um boleto atrasado, faça o possível para pagá-la.

Aumente a sua pontuação no score

O score de crédito é um sistema de pontuação criado pelos órgãos de proteção de crédito (birôs), para medir a reputação financeira dos consumidores. O critério para medição é o histórico do consumidor.

A pontuação vai de 0 a 1000. Consumidores que estão com as finanças em dia, sem dívidas ou contas em aberto, possuem uma pontuação mais alta. Já os consumidores endividados, ou que já tiveram dívidas, possuem um score mais baixo.

Os bancos e instituições financeiras consultam o score com o objetivo de saber se a pessoa é ou não confiável para conceder o empréstimo, isto é, se há risco de calote. Sendo assim, é importante manter as contas em dia para ter o score sempre alto.

Fazer coisas simples como atualizar os seus dados cadastrais no site do Serasa, e ter contas registradas com o seu nome podem aumentar a sua pontuação. Além disso, você também ganha pontos ao pagar todas as suas dívidas e ao limpar o seu nome.

Ao ficar em dia com as suas finanças, conforme falamos no tópico anterior, pode te ajudar a ficar com uma pontuação alta. Portanto, cuide bem da sua vida financeira!

Mantenha um bom relacionamento com o seu banco

Ter uma boa relação com o seu banco pode te ajudar bastante a conseguir o empréstimo. Para isso, pague todos os seus débitos com o banco, e certifique-se de não ter nenhuma dívida em aberto com eles.

Ao fazer isso, além de ter mais chances para conseguir um empréstimo, você também pode conseguir taxas de juros mais baixas!

Portanto, cuide da sua relação com o banco, e tenha uma boa conversa com o seu gerente para ter o seu pedido de crédito aprovado.

Cuidado na hora de declarar a sua renda

Os bancos e financeiras precisam analisar sua renda, para saberem se você possui condições para pagar todas as parcelas do empréstimo.

Portanto, você deve tomar cuidado na hora de declarar. Tenha em mente que você precisa comprovar todas as suas fontes de renda. Sendo assim, transparência é tudo!

Se você não fazer a declaração de forma transparente, os bancos descobrirão e suas chances de conseguir o crédito desaparecerão.

Informe seus dados corretamente e disponibilize todos os documentos

Preste atenção a todas informações solicitadas durante a solicitação do empréstimo.

Você deve preencher o formulário com muita atenção, para evitar informações incompletas ou incorretas. Isso garante que você não tenha nenhum problema e aumente a chance de aprovação.

Alguns dos seus documentos são solicitados pelos banco na hora da solicitação, para que seja feita uma análise sobre o solicitante.

Certifique de entregar todos os documentos conforme o solicitado, sem esquecer nenhum deles. Assim, você evita de ter o crédito reprovado.

A seguir, veja uma lista com alguns dos documentos que são sempre solicitados pelos bancos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de renda (contracheque ou holerite);
  • Comprovante de residência (uma conta com o seu nome pode ser utilizada)

Fique atento aos itens da lista, assim você não corre o risco de esquecer nenhum deles.